Corpo do ex-prefeito Orlando Naziozeno, vítima de infarto em Crixás aos 65 anos, é cremado em Goiânia
Naziozeno, que era médico, passou mal às 9 horas da sexta-feira/13 quando atendia pacientes no hospital particular de sua propriedade: velório ocorreu até as 4 da madrugada deste sábado/14 na Paróquia Nossa Senhora da Conceição
Os 18 mil moradores de Crixás, no Vale do São Patrício, estão de luto desde às 11 horas da manhã desta sexta-feira (13): Orlando Silva Naziozeno, do MDB – médico que administrou a cidade por quatro mandatos – morreu vítima de um infarto fulminante quando atendia pacientes internados no hospital particular de sua propriedade.
O corpo foi velado no Salão Paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Conceição e, por volta das 4 horas da madrugada deste sábado (14), foi trasladado para Goiânia para ser cremado, conforme desejo manifestado em vida pelo ex-prefeito de Crixás
Por telefone, a reportagem do Excelência Notícias conversou rapidamente com Gabriel Paes Landim, que foi chefe de Gabinete da Prefeitura de Crixás quando Naziozeno administrou a cidade pela última vez, até dezembro de 2016.Segundo o aliado político do ex-prefeito, que havia completado 65 anos recentemente, ele começou a sentir-se mal por volta das 9 horas, sendo prontamente socorrido por outros médicos e funcionários que davam expediente no Hospital de Clínicas Naziozeno.
Reanimado com massagens cardíacas, o ex-prefeito foi levado às pressas de ambulância para Itapaci, de onde seria transportado para Ceres numa Unidade de Suporte Avançado (USA) do Serviço Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192). Porém, Orlando Naziozeno não resistiu às complicações cardíacas e morreu na chegada em Itapaci.
QUADRO ERA GRAVÍSSIMO – “Ele saiu daqui de Crixás praticamente morto já, infelizmente. Nossa cidade está em choque, porque ele estava bem de saúde e tinha voltado a morar com a família aqui, recentemente. Apesar da rivalidade política aqui ser muito forte – fato esse que todos nós sabemos – ele era, além de político, um ser humano de excelência e também considerado o melhor médico que já passou por Crixás”, comentou Gabriel, emocionado. HISTÓRIA – Baiano de Rui Barbosa, Orlando Naziozeno construiu invejável trajetória política em Goiás, dada sua histórica proximidade com o ex-governador, ex-senador e atual prefeito de Goiânia, Íris Rezende (PMDB), a quem apoiou nas eleições para o Governo de Goiás no pleito de 2014.Ele era casado com a ex-primeira-dama Maria Nunes Naziozeno. Da união, nasceram quatro filhos sendo três moças e um rapaz. Uma delas, Priscilla Naziozeno, foi secretária de Saúde na última gestão do pai, em 2016.
Carinhosamente chamado de “Doutor Orlando” por seus fiéis seguidores – Naziozeno fora eleito prefeito de Crixás para o segundo mandato e reeleito para o terceiro mandato em dois pleitos seguidos (1997-2000/2001-2004), quatro anos após cumprir seu primeiro mandato (1989-1992).
CAIADO LAMENTA MORTE – “Envio minhas condolências aos familiares e amigos do ex-prefeito de Crixás Orlando Naziozeno. Médico, liderança respeitada, merece nosso carinho e respeito por sua trajetória. Que Deus conforte os corações de seus entes queridos”, afirmou o governador Ronaldo Caiado (DEM) em sua conta no Twitter, por volta das 13 horas de hoje.
Como era sua principal característica – “resolver tudo de última hora”, – como Gabriel Landim resgatou na tarde de hoje, horas após o passamento de Naziozeno – o ex-prefeito crixaense desconversava sobre a provável disputa do inédito quinto mandato há três anos em 2016, o que deveria ocorrer agora novamente em 2020. Infelizmente, não deu tempo.Em 2016, no entanto, disputou e perdeu o pleito para Plínio Paiva (PR), que foi seu vice-prefeito entre 2013 e 2016. Naquele ano, entrevistado por Euclides Oliveira – à época repórter do Jornal Diário do Norte e hoje proprietário do Portal Excelência Notícias – Orlando Naziozeno resgatou os importantes períodos políticos de sua trajetória como prefeito da cidade. As frases emblemáticas de um político nato – visionário e acima da média dos prefeitos do Norte e do Vale do São Patrício – agora estão eternizadas para sempre.