Salários em dia e iluminação natalina tiram prefeitura da escuridão administrativa em 2018
Taxa de Iluminação Pública cobrada nas contas da Enel garantem investimento de R$ 100 mil na decoração natalina das principais praças, monumentos e avenidas da cidade com lâmpadas em led, após regularização da folha de pagamento do servidor público, por determinação do prefeito Fernando Carneiro (PSD)
Hoje, a reportagem é diferente, fora do padrão tradicional que costumamos publicar, com o objetivo de lhe fazer pensar e tocar o coração de todos os moradores de Niquelândia, através do Portal Excelência Notícias.
Já ouviu falar de trevas? No dicionário, trevas é definido como um lugar de densa escuridão onde não se sabe onde começa e nem onde termina.
Seja por falta de recursos públicos ou mesmo por incapacidade dos antigos gestores da cidade do Norte do Estado, a escuridão administrativa retirou – da população inteira, por quase uma década – o direito de apreciar o colorido das luzes que anunciam a chegada do Menino Jesus, sempre no dia 24, na véspera do Natal.Aos munícipes, portanto, restava somente a iluminação pública comum – normalmente sem graça – que é vista por todos nós o ano inteiro.
Mas 2018 está acabando mais feliz, porque o iluminado prefeito Fernando Carneiro (PSD) colocou a folha de pagamento em dia (dos seis meses de seu mandato) do funcionalismo público.E, de quebra, ainda conseguiu investir R$ 100 mil na decoração de Natal, nas principais ruas e avenidas da cidade, tirando Niquelândia das trevas.
O material foi comprado em Goiânia, no mês de setembro, de uma empresa especializada em decoração natalina, mediante licitação.Luz colorida depende de energia, não apenas daquela que pagamos na conta da Enel Distribuição. Aliás, a legislação em vigor diz que a Taxa de Iluminação Pública cobrada justamente nessas contas pode ser aplicada não apenas nas lâmpadas comuns.
Esse dinheiro não só pode, como deve ser aplicado, no colorido das lâmpadas que avivam nosso sentimento cristão, segundo o chefe do Executivo.Mas luz colorida também depende da disposição em fazer, em querer o melhor para Niquelândia.
Energia essa que a elétrica primeira-dama Juliana Alves Campos tem de sobra, com um coração alegre, à frente da Secretaria Municipal de Assistência Social de Niquelândia.Porém, decoração não depende apenas de energia, mas também de engenharia, planejamento, gestão.
Foi onde entrou também o trabalho do secretário municipal de Urbanismo, Wendell Vitor de Morais (que é arquiteto e urbanista) na execução do serviço com sua equipe de funcionários, implantando as decorações natalinas nos principais pontos da cidade.Segundo ele, deu-se preferência à iluminação de Natal com lâmpadas em led no sentido de economizar energia; e também porque já existe uma forte tendência, entre as indústrias que fornecem/fabricam esse tipo de material, do predomínio das lâmpadas em led num futuro não muito distante.
ROTATÓRIA DO POSTO CANOEIRO – Foram instalados 10 refletores coloridos junto à imagem do santo-padroeiro de Niquelândia, São José; e dois pinheiros com 10 metros de altura cada um, com mangueiras de led.