Prefeito promete reativar monitoramento por câmeras durante posse do Conselho de Segurança em Niquelândia
Amail Rocha da Mota segue à frente do 2º Conseg e defendeu criação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal/GGIM: Eduardo Moreira, chefe do Executivo, pretende instalar câmeras com inteligência artificial capazes de fornecer informações em tempo real às forças de Segurança Pública da cidade
Gerente de Articulação e Ações Integradas de Prevenção à Violência da Secretaria Estadual de Segurança Pública de Goiás (SSP-GO), Luciano Levy Leite Santos esteve em Niquelândia na manhã desta quinta-feira/6 para dar posse à nova formação do 2º Conselho Comunitário de Segurança e Defesa Social (Conseg) da cidade do Norte do Estado.
O evento realizado no auditório da Associação Comercial e Industrial de Niquelândia (ACIN) contou com a presença do prefeito Eduardo Moreira (Novo); da vereadora e presidente da Câmara Municipal de Niquelândia, Andréia Diniz (PL); além de outras autoridades políticas e também de diversos segmentos da sociedade.

Igualmente presente no evento em Niquelândia, o subcomandante do 18º Comando Regional da Polícia Militar (18º CRPM) sediado em Uruaçu, tenente-coronel Sandro Rezende, representou o governador Ronaldo Caiado (UB) na cerimônia.

O reconhecimento estadual e formal dos Consegs na capital e no interior do Estado é uma atribuição da SSP-GO. As exigências regulamentares para seu funcionamento são regidas por atos administrativos (portarias e decretos) da pasta hoje sob comando do secretário Renato Brum.

ELO ENTRE A SOCIEDADE E AS POLÍCIAS – “Os membros dos Consegs possuem legitimidade para representar a sociedade, bem como levar as informações aos cidadãos de bem, de maneira que esses conselheiros estarão fazendo esse trabalho em prol da Segurança Pública, mas também para mostrar que temos uma polícia atuante, com índices de criminalidade sendo reduzidos no Estado dia após dia. Os membros do Conseg também podem, de maneira muito eficaz, realizar reuniões localizadas em determinados bairros do município, para que os moradores possam passar informações mais aprofundadas sobre algum problema, de maneira mais assertiva. O Conseg pode filtrar isso e passar às polícias para que possamos tomar as providências legais”, explicou o subcomandante do 18º CRPM.



O ex-secretário de Educação de Niquelândia e atual diretor do Colégio Estadual Professor Joaquim Francisco Santiago (Jardim Ipanema) Wesley Campos atuará como secretário do 2º Conseg.

Ex-vice-presidente da Associação Comercial e Industrial de Niquelândia (Acin), o secretário municipal de Indústria e Comércio, Luciano Alves de Lima será o tesoureiro do 2º Conseg, em seu primeiro mandato.
Também foram empossados, como conselheiros fiscais do 2º Conseg, o jornalista e empresário Euclides Oliveira (1º conselheiro, em primeiro mandato), proprietário deste Portal Excelência Notícias.

Ele esteve ausente do evento em função de outros compromissos. Por fim, o advogado Alan Mesquita (3º conselheiro) também segue atuando no 2º Conseg de Niquelândia.


SISTEMA DE CÂMERAS DE MONITORAMENTO – O prefeito de Niquelândia, Eduardo Moreira, lembrou que o presidente do Conseg, Amail Mota, possui vasta experiência nesse tipo de trabalho, já que presidiu com grande êxito o Conselho da Comunidade de Niquelândia (CCN), ocasião em que Amail também pôde contribuir com as forças de Segurança do município, inclusive com o presídio local, durante muitos anos.
Sobre esse assunto, a intenção do chefe do Executivo é promover o restabelecimento do sistema de monitoramento por câmeras instaladas em vários pontos da cidade, implantado na gestão anterior.
Todavia, o prefeito comentou que tal aparato deixou de funcionar por problemas técnicos; e também em função de um acidente de trânsito que derrubou o poste que sustentava uma câmera na antiga rotatória da Rua Sete de Setembro com a Avenida Brasil, sem que um novo equipamento fosse instalado no local.
“Nossa intenção é adquirir novas câmeras – mais modernas, dotadas com inteligência artificial – que captam as placas dos veículos, com leitura de forma automática nos bancos de dados das polícias Militar e Civil, podendo assim identificar se um carro foi roubado ou furtado, por exemplo, o que irá auxiliar bastante na Segurança Pública do nosso município. São as mesmas câmeras que, no Carnaval de Salvador, identificaram criminosos por meio de reconhecimento facial. Iremos atrás de recursos com nossos deputados Lineu (Olímpio, estadual) e José Nelto (federal) para que isso possa acontecer aqui no município”, explicou o prefeito de Niquelândia.




