5º Festival Josephina’s termina fortalecido após amplo diálogo com ações conjuntas entre ACIN e atual gestão da Prefeitura de Niquelândia

Encerrado por volta da 1h30 da madrugada do domingo/7 com o show de pop-rock da Banda Crazy, de Brasília, o 5º Josephina’s – Comida de Tradição/Festival Gastronômico do Vale da Serra da Mesa – provou que a “política da boa vizinhança” construída neste ano entre a Associação Comercial e Industrial de Niquelândia (ACIN) a Prefeitura de Niquelândia foi fundamental para o inquestionável sucesso do evento.
Realizado nos dias 4, 5 e 6 de setembro, o 5º Josephina’s movimentou o empresariado do ramo alimentício e a rede hoteleira dada a presença dos turistas mas também constituiu-se numa festa de ambiente familiar bastante agradável para o público local no Centro Histórico de Niquelândia, ao redor da Praça da Igreja Matriz de São José.

No final da noite do sábado/6, o Portal Excelência Notícias conversou com os principais atores do 5º Josephina’s/Comida de Tradição que, em maior ou menor grau, participaram ativamente de todas as etapas preparatórias ao evento, para um balanço do que foi possível fazer esse ano e do que ainda é preciso ser feito às próximas edições do Festival Gastronômico de Niquelândia.

Para Ronaldo, o apoio do prefeito Eduardo Moreira (Novo) e do deputado estadual Lineu Olímpio de Souza (MDB) foi fundamental ao destravamento de questões de ordem política e burocrática, principalmente na liberação à última hora dos recursos da Lei Goyazes de Incentivo à Cultura, por meio do Governo de Goiás, através da Equatorial Energia (na forma de renúncia fiscal de tributos que deveriam ser cobrados pela concessionária). Além disso, o evento contou também com o apoio de parceiros importantes como o Sebrae e a Anglo American, dentre outros respaldos da iniciativa privada.

Ronaldo também disse perceber que, no tocante aos expositores gastronômicos, houve uma preocupação no aprimoramento nos pratos e cardápios. O número de expositores também aumentou: no ano passado foram 14 enquanto neste ano subiu para 19, sendo que cada um pôde oferecer até quatro pratos diferentes para o público.

“Os chefs estão compartilhando conhecimento, as pessoas se interessam em aprender e expor seus produtos. Isso reflete na melhoria dos pratos e na qualidade do serviço, beneficiando toda a cidade. Para o próximo ano, ainda precisamos sentar com a mesa diretora da ACIN para definir estratégias e métodos para os próximos eventos”, comentou.

Sem colocar-se como candidato à um eventual terceiro mandato como presidente da ACIN (a entidade terá eleições à nova diretoria em abril de 2026), ele disse que seu sucessor ou sucessora terá a missão de dar continuidade ao Josephina’s, mas afirmou que o caminho para que o festival do próximo ano seja ainda melhor já está sendo preparado.
“A Prefeitura de Niquelândia já sinalizou que tentará reestruturar a praça e nivelar o calçamento de pedras das ruas ao redor da Igreja Matriz, para organizar melhor a circulação das pessoas e a distribuição das mesas, sem perder a característica cultural do espaço”, comentou Ronaldo.

“A partir de agora, acredito que é o momento de dar um passo a mais, de inovar, porque o festival já foi assimilado pela sociedade de Niquelândia e pelos parceiros expositores. Observamos a presença de muitas empresas, inclusive novas, que vieram participar; e ainda existem outras que poderão se engajar nas próximas edições, atraídas pelos resultados mostrados”, comentou Sonea.

“A gastronomia proporciona a oportunidade de evoluir preservando tradições e, ao mesmo tempo, trazendo inovação. Para isso, contamos com o apoio dos profissionais especializados, os chefs de cozinha, que estão presentes e têm papel fundamental para ampliar a inovação dos expositores na oferta gastronômica do festival, reconhecendo o valor do projeto e contribuindo para sua continuidade”, disse ela.

“Buscamos sempre trazer novidades para o festival, utilizando ingredientes regionais, do Cerrado, e valorizando a cozinha tradicional e ancestral do Brasil. Após cinco anos, o festival alcançou um patamar muito positivo. Ele já traz muitas novidades, exclusividades e consolidou-se como um evento relevante. Embora ainda haja espaço para evolução, a trajetória do festival mostra crescimento constante e aprimoramento significativo”, detalhou Gilmar.

Quanto às dificuldades, Gilmar Borges observa que alguns expositores são bastante receptivos às mudanças e aceitam bem suas orientações, enquanto outros, especialmente aqueles que estão iniciando na área gastronômica, necessitam de instruções mais detalhadas sobre segurança alimentar e boas práticas de manipulação de ingredientes durante a fabricação dos produtos.
Nesses casos, ele realiza todo o acompanhamento, explica os procedimentos e orienta de forma prática, para que, ao participarem do festival, consigam apresentar pratos de qualidade, atingir suas metas de venda e obter o sucesso comercial esperado.

A empresária e diretora da Associação Comercial e Industrial de Niquelândia (ACIN), Gisele Vanúncio da Silva Borges – que também participou como expositora do 5º Josephina’s pelo Tilapas Gastronomia & Chopp e pelo Los Burguer – destacou a sensação de dever cumprido ao final do festival.

Segundo a empresária, tanto ela quanto os demais expositores tiveram vendas satisfatórias, e o evento se destacou pelo ambiente agradável e familiar, com a presença de famílias, crianças e pessoas mais idosas.
“A festa estava linda; e proporcionou um espaço em que todos puderam se sentir acolhidos e aproveitar a gastronomia. Hoje, temos um evento que se consolidou e foi abraçado pela cidade, fortalecendo os expositores, que puderam mostrar seus produtos tanto para visitantes quanto para a população local”, explicou.

Ela reforçou que a expectativa é continuar avançando e superar os resultados em futuras edições, tornando o festival cada vez mais relevante e atrativo para todos os envolvidos com a proposta.
“Não colocamos nenhum dinheiro do município no Festival Gastronômico, mas demos todo o apoio político necessário para a ACIN”, afirma prefeito de Niquelândia
O prefeito de Niquelândia, Eduardo Moreira (Novo), avaliou positivamente a realização do 5º Festival Gastronômico da cidade, destacando a parceria entre o Poder Executivo, o Poder Legislativo e a Associação Comercial e Industrial de Niquelândia (ACIN), em rápida conversa com o Excelência Notícias por volta das 22h30 da noite do sábado/6, quando do encerramento do evento.
Segundo o prefeito, apesar de a Prefeitura de Niquelândia não ter contribuído financeiramente para o evento neste primeiro ano de gestão, foi possível viabilizar recursos e destravar verbas por meio de articulação política com o deputado estadual Lineu Olímpio (MDB) e com o deputado federal José Nelto (UB).
“Faltando poucos dias para a realização do festival, a liberação da verba (da Lei Goyazes, via Equatorial Energia) ainda não havia sido confirmada; e a união de esforços, incluindo deslocamentos com a ACIN até Goiânia, foi essencial para a montagem de toda a estrutura necessária ao 5º Josephina’s’, disse o chefe do Executivo.

O resultado, segundo o prefeito de Niquelândia, foi um evento bem-sucedido, com público expressivo, ambiente saudável e familiar, e a rede hoteleira da cidade praticamente lotada.
“O festival movimentou o comércio local e permitiu que os turistas conhecessem o evento, criando expectativa de aumento do público nas próximas edições”, avaliou.
Eduardo Moreira destacou ainda a satisfação da ACIN com a integração e o apoio político do Poder Executivo, algo que, segundo ele, não havia ocorrido de forma satisfatória nas quatro primeiras edições do evento.
O prefeito também ressaltou que, com a possível saída do município do estado de calamidade financeira, a Prefeitura de Niquelândia poderá contribuir financeiramente e politicamente para tornar o festival ainda maior.
Eduardo lembrou que enquanto empresário, desde a primeira edição, ele tem ajudado financeiramente a ACIN, disponibilizando estrutura de internet da sua empresa Niqturbo Telecom; auxiliando na divulgação; e apoiando o Festival Josephina’s de forma prática nos anos de 2019, 2022, 2023 e 2024.
REALIZAÇÃO DO EVENTO: ACIN – Associação Comercial e Industrial de Niquelândia. APOIADORES: Prefeitura Municipal de Niquelândia, Câmara Municipal de Niquelândia, A.A.C. Niquelândia, SEBRAE, Sindicato Rural Niquelândia e Anglo American. PATROCINADORES: FACIEG, SESI, SENAI, Metalúrgica Vale do Níquel, SICOOB, Niqturbo Telecom e Shopfer/Shopping do Trabalhador.

GALERIA DE FOTOS
[SHOWS DO 5º FESTIVAL JOSEPHINA’S – SEXTA-FEIRA/05) e SÁBADO/06]






