O NORTE FEZ BONITO – Prefeituras de Niquelândia e de Uruaçu unidas no combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes
As primeiras damas Claudia Moreira e Márcia Pedrosa encabeçaram, em seus respectivos municípios, ações importantes para dar visibilidade para tão delicado assunto, que vitimiza crianças não apenas nas duas cidades da região, mas no Brasil como um todo

As prefeituras de Niquelândia e de Uruaçu celebraram, na manhã dessa sexta-feira (16), o Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes, cujo tema da campanha é “Faça Bonito”, comemorado oficialmente no dia 18 de maio em todo o país.
O “Maio Laranja”, como se sabe, oferece visibilidade a esse grave assunto que vitimiza milhares de crianças no território nacional. Símbolo da campanha, a flor representa a delicadeza da infância e a necessidade de cuidados constantes com as crianças e adolescentes.

Em Niquelândia, o evento foi iniciado na Praça Silva Júnior, finalizando com a caminhada pela Avenida Brasil, com a presença do prefeito Eduardo Moreira (Novo) e a primeira-dama Cláudia Moreira, atual secretária municipal de Assistência Social.
Além deles, também marcaram presença no ato público a vereadora e presidente da Câmara Municipal de Niquelândia, Andreia Diniz, demais vereadores, professores, coordenadores, alunos das escolas municipais, bem como representantes do Conselho Tutelar e das polícias Civil e Militar.

O casal ressaltou a grande importância desse evento, lembrando que em 1973, em Vitória/ES, uma menina de apenas oito anos foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta da capital capixaba.
A vítima foi a pequena Araceli Cabrera Sánchez, que teve o rosto desfigurado por ácido, inclusive. O corpo só foi achado seis dias depois e o caso, ocorrido há 52 anos, nunca foi solucionado.

“Por conta disso, é necessário conscientizar as crianças e adolescentes para que denunciem esses abusadores evitando assim a ocorrência desses tipos crime no nosso município e em todo o Brasil”, afirmou o chefe do Executivo.
Por outro lado, a primeira-dama de Niquelândia afirmou que o dever de proteger esse público não é só da pasta da Assistência Social e do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), mas uma obrigação de cada cidadão niquelandense.

A banda do CPMEG Paulo Francisco da Silva executou o hino nacional e também participou da caminhada, juntamente com a direção e educadores do colégio
Iniciada em 2000, a mobilização nacional sobre o assunto completou 25 anos na luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro. O objetivo da data é sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da defesa de tão importante causa.

“Precisamos garantir a todas as crianças e adolescentes o direito ao seu desenvolvimento de forma segura, protegida e livre do abuso e da exploração sexual. Nesse sentido, é de tamanha importância que os pais ensinem seus filhos e filhas que não se deve aceitar nenhum toque no seu corpo, vindo de alguma pessoa estranha; ou mesmo de entes familiares mais próximos, pois infelizmente o abuso sexual cresce a cada dia no país”, afirmou a coordenadora do Creas de Niquelândia, Marlene Alves Fernandes dos Santos.

Primeira-dama de Uruaçu alerta para número alarmante de denúncias sobre abusos contra crianças no Disque 100
A exemplo de Niquelândia, a vizinha Uruaçu também se uniu em um grande ato de conscientização e mobilização social em torno da campanha nacional de proteção às crianças e adolescentes contra abuso sexual.

Na cidade localizada às margens da BR-153, hoje administrada pelo prefeito Azarias Machado Neto (Machadinho, do MDB) a caminhada se deu em direção à Praça Castro Alves, reunindo estudantes, servidores públicos, instituições e membros da comunidade em uma só voz contra a violência infantil.

