Niquelândia

Prefeitura de Niquelândia convida população para colaborar na elaboração da LDO 2026

LDO é o instrumento legal que orienta a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA), estabelecendo as metas e prioridades do orçamento municipal para o ano seguinte nas áreas de saúde, educação, esportes, infraestrutura e outros setores essenciais da administração pública

A Prefeitura de Niquelândia, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, está convidando a população a participar ativamente da construção da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o ano de 2026.

A titular da pasta, Ábia de Araújo Moreira, destaca a importância da participação popular na definição das prioridades do município.

A LDO é o instrumento legal que orienta a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA), estabelecendo as metas e prioridades do orçamento municipal para o ano seguinte.

Ela define os gastos nas áreas de saúde, educação, esportes, infraestrutura e outros setores essenciais. A LDO precisa ser apreciada pelos vereadores da cidade até o dia 30 de junho. Caso isso não ocorra, a Câmara Municipal de Niquelândia não poderá entrar em recesso.

OBRAS E PRIORIDADES DA GESTÃO – Entre os principais projetos contemplados na LDO 2026 estão obras previstas no planejamento da gestão, como a restauração de pontes, construção de novas creches e implantação de novas Unidades Básicas de Saúde (UBS), além da construção de uma sede própria para o Centro de Atenção Psicossocial (CAPs).

Também está previsto o investimento em pavimentação e recapeamento asfáltico, especialmente nos bairros que ainda não possuem o benefício (como Evereste, Parque Santo Antonio e Residencial Sol Nascente) e também onde o serviço está incompleto (caso do Residencial Colina Park).

Grande parte dessas ações será viabilizada por meio de convênios com os governos federal e estadual, com destaque para o apoio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

A secretária ressalta que a prioridade da atual gestão está centrada na Saúde, seguida pela Educação e pela infraestrutura urbana. “Sabemos que sem infraestrutura de qualidade não conseguimos fornecer um bom serviço”, afirmou Ábia Moreira.

RESPONSABILIDADE FISCAL E DESAFIOS HERDADOS –Este é o primeiro mandato do prefeito Eduardo Moreira (Novo) que, no primeiro ano de gestão, está executando o orçamento de 2025, com base na LDO elaborada no ano passado pela administração anterior.

Segundo a secretária, o município enfrenta grandes desafios financeiros, com um endividamento histórico herdado, o que exige criatividade para manter os serviços básicos em funcionamento e cumprir com os pagamentos de dívidas.

Ainda assim, a atual administração reforça seu compromisso com a Lei de Responsabilidade fiscal, garantindo que todos os gastos sejam planejados de acordo com o que preconiza a legislação.

PARTICIPAÇÃO POPULAR E INOVAÇÃO – Uma das novidades que será incluída na LDO é o projeto do “Vale Feira”, um benefício municipal que visa incentivar os produtores rurais e feirantes locais.

Por meio dele, os produtores receberão um cartão que poderá ser utilizado nas feiras livres da cidade, movimentando a economia local e melhorando a qualidade de vida da população.

A secretária reforça que a expectativa para o projeto da LDO 2026 é positiva, e que a participação popular é essencial para construir um Plano Plurianual (PPA) verdadeiramente participativo.  “Contamos com o povo para juntos atendermos às reais demandas do município”, concluiu.

COMO PARTICIPAR – Os cidadãos podem acessar o portal da Prefeitura de Niquelândia pelo site: 🔗 www.niquelandia.go.gov.br. Na página inicial, basta clicar no ícone “Queremos sua opinião” e enviar suas sugestões.

Veja também

Botão Voltar ao topo