“Existem CMEIs em que o teto está desabando”, afirma secretária de Educação sobre adiamento do início do ano letivo nas escolas municipais de Uruaçu
Eunice Faria concedeu entrevista para duas rádios da cidade nesta segunda-feira/20 para explicar decisão da pasta sob seu comando em adiar começo das aulas para o próximo dia 3 de fevereiro após prefeito Machadinho pedir vistoria nos prédios dos CMEIs e escolas municipais
A secretária de Educação de Uruaçu, Eunice Aparecida de Faria, esteve em duas emissoras de rádio da cidade do Norte do Estado entre o final da manhã e o começo da tarde desta segunda-feira (20) para falar sobre o adiantamento do início das aulas na rede municipal de ensino – que deveriam estar começando hoje – para o próximo dia 3 de fevereiro.
Neste período, por determinação do prefeito Azarias Machado Neto, o Machadinho (MDB), as unidades escolares passarão por reparos para garantir maior segurança para alunos e profissionais da educação.
Eunice revelou que uma equipe trabalha para ajustar a reposição das aulas e, dessa forma, garantir o período regulamentar das férias de julho e a data prevista para o encerramento do ano letivo.
Ainda na sexta-feira/17, a pasta havia comunicado à comunidade escolar que o início das aulas na rede municipal seria, de fato, postergado, dada as condições adversas para tal fim, como estradas intransitáveis na zona rural, além de problemas de conservação nos prédios escolares, infiltrações e diversas avarias que tornam o ambiente escolar arriscado para o corpo docente e discente das unidades.
Nessa lista, segundo a Secretaria de Educação, estão os CMEIs Generosa Fernandes de Carvalho (Vila Primavera I); Norbertina Cardoso dos Santos/Tia Bertina (Jardim Imperial); Geraldina Teodora Tereza (Jardim dos Ipês); e Talita Fernandes Guimarães (Setor Aeroporto).
Também necessitam de reparos, segundo a prefeitura, as escolas municipais Enéas Fernandes de Carvalho (Setor Vale do Sol); Feliciano Custódio de Freitas (Vila Santana); Vilanir de Alencar Camapum (Parque Paraíso); e João de Jesus Antunes (Vila Vasconcelos).
“Essa decisão que tomamos visa garantir a integridade de todos pois, realmente, estamos passando por uma situação muito delicada. Existem CMEIs em que o teto e as luminárias está desabando, por exemplo. O engenheiro da prefeitura esteve nesses locais para uma vistoria e achou por bem que suspendêssemos o início das aulas. Estamos, por isso, esclarecendo para toda a população porque não estamos cumprindo o calendário, que previa o início das aulas justamente para hoje”, afirmou a secretária de Educação de Uruaçu.
Por ocasião da entrevista aos dois meios de comunicação uruaçuenses, Eunice estave acompanhada pelo coordenador do CMEI Tia Bertina, Douglas Silva; e pela diretora da Escola Municipal Enéas Fernandes de Carvalho, Caroline Lima de Lana. [Com informações da Assessoria de Comunicação/ASCOM da Prefeitura de Uruaçu]