Uruaçu

Câmara Municipal de Uruaçu aprova projeto de Machadinho à valorização salarial de servidores municipais

Agentes comunitários e professores vão receber os respectivos pisos salariais nacionais de suas respectivas categorias: demais carreiras do funcionalismo público, bem como os agentes políticos, ganharam reposição das perdas salariais do ano passado, com base no INPC

Em uma sessão realizada na tarde desta quinta-feira (16), a Câmara Municipal de Uruaçu aprovou três projetos de autoria do prefeito Azarias Machado Neto/Machadinho (MDB) que trazem avanços importantes para diversas categorias do funcionalismo público da cidade do Norte do Estado.

As medidas reforçam o compromisso da nova gestãao com a valorização dos servidores e o cumprimento de legislações nacionais.

PISO NACIONAL PARA AGENTES COMUNITÁRIOS – Os Agentes Comunitários de Saúde e os Agentes Comunitários de Endemias passam a receber o piso salarial nacional de R$ 3.036, conforme determina a legislação federal.

Além disso, a medida assegura o pagamento dos valores retroativos a janeiro de 2025, reconhecendo o trabalho essencial desempenhado por esses profissionais.

REAJUSTE PARA PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL TAMBÉM GARANTE PISO NACIONAL – Os professores da rede municipal de ensino foram contemplados com um reajuste de 6,27% no salário base, garantindo a adequação ao piso nacional do magistério.

Essa ação reafirma o compromisso da nova gestão uruaçuense com a valorização da educação e de seus profissionais.

REVISÃO GERAL ANUAL – Todos os servidores municipais, incluindo agentes políticos, terão seus vencimentos reajustados em 4,77%, percentual correspondente ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de 2024.

Assim como nas demais medidas, o reajuste tem efeito retroativo ao início do ano, assegurando a atualização salarial.

Essas iniciativas fortalecem a relação entre o Poder Executivo e os servidores, promovendo o reconhecimento das categorias e garantindo mais dignidade e justiça salarial.

Machadinho assumiu o comando da Prefeitura de Uruaçu no último dia 1º de janeiro, após ter sido vencedor das eleições municipais de 2024.

Ele alcançou a vitória em sua terceira disputa seguida pelo cargo após ter concorrido à chefia do Poder Executivo nos pleitos de 2020 e de 2016, vencidos por pequena diferença de votos em favor do agora ex-prefeito Valmir Pedro (PSDB).

[Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Uruaçu, sob adaptações editoriais do Portal Excelência Notícias/Niquelândia]

Veja também

Botão Voltar ao topo