Equatorial Goiás faz alerta sobre possíveis golpes nos pagamentos das contas de energia
Distribuidora alerta sobre técnicas utilizadas por golpistas e reforça orientações para evitar prejuízo
A Equatorial Goiás reforça o alerta de que criminosos podem estar usando o nome da concessionária para aplicar golpes, orientando mais de 3,5 milhões de clientes no estado.
Faturas com informações falsas estão sendo usadas pelos bandidos, que enviam as “informações” principalmente por e-mail.
Dessa forma, tentam enganar os clientes cobrando por valores que não existem e não tem qualquer relação com o que foi consumido naquela residência.
De acordo com o executivo de Leitura e Faturamento da Equatorial Goiás, Marcos Aurélio Silva, é importante que os clientes sigam algumas orientações básicas e reforcem os cuidados antes de efetuar qualquer pagamento.
“Se a pessoa suspeitar que é golpe ou desconfiar de algum endereço de e-mail suspeito, deve sempre procurar ajuda nos canais oficiais da concessionária”, explica o executivo.
DICAS PARA EVITAR CAIR EM GOLPES:
– No momento do pagamento, confira se o destinatário ou recebedor do pagamento é a Equatorial Goiás Distribuidora de Energia S.A.
– Fique atento para confirmar que o nome da Equatorial não apareça como pagador (quem deveria pagar o boleto). O pagador é o nome do próprio cliente ou empresa titular da conta de energia. Em alguns casos os golpistas indicam a Equatorial como pagador para tentar enganar os clientes no momento do pagamento.
Não utilize e-mails públicos (disponíveis em páginas oficiais da empresa ou consulta na internet) para receber suas faturas de energia;
Evite clicar em links suspeitos. Isso vale também para links que são enviados por e-mail, mídias sociais ou mensagens instantâneas. Verifique sempre a origem dos links e se eles são legítimos antes de clicar.
Preste atenção às informações detalhadas na conta e se elas são mesmo do local onde mora. Cuide principalmente do número da unidade consumidora e do medidor se são os mesmos descritos na conta anterior.
Se receber contato oferecendo desconto ou indicativo de que a conta anterior possui erro, desconfie e confirme os dados da fatura devida diretamente através do site equatorialenergia.com.br, WhatsApp (62) 3243 2020 e ainda pelo aplicativo da Equatorial Goiás. Se preferir você pode entrar em contato com nosso call center0800 062 0196 para esclarecer dúvidas.
CAÍ NO GOLPE: E AGORA? – O executivo reforça que se você foi vítima de uma fraude, é preciso registrar o pedido de devolução diretamente na instituição bancária onde foi feito o pagamento, que vai tentar o bloqueio de recursos na conta que recebeu o pagamento para providenciar a devolução.
Essa tarefa leva muito tempo e nem sempre o bloqueio é possível, então o melhor é sempre prevenir.
É importante também registrar boletim de ocorrência com as informações mais detalhadas possíveis, entre elas, dados do boleto e meios de recebimento ou contato recebido.
Esses detalhes vão ajudar na investigação policial, com a devida punição dos criminosos. [Informações da Assessoria de Imprensa da Equatorial Goiás, em Goiânia]