4º Josephina’s reúne comidas de tradição e repertório artístico variado em festival gastronômico da ACIN em Niquelândia
Evento que reuniu expositores de gastronomia raiz e música de qualidade nos dias 5, 6 e 7 na Praça da Igreja Matriz de São José foi considerado um sucesso pelo presidente da entidade classista, Ronaldo Fernandes da Silva: desafios ampliados para 2025
Encerrado com grande sucesso no início da madrugada do último domingo/8, o “Josephina’s Comida de Tradição – 4º Festival Gastronômico do Vale da Serra da Mesa” mesclou o cardápio saboroso dos 33 expositores com atrações artísticas e culturais, na estrutura montada na Praça da Igreja da Matriz de São José na quinta/5, na sexta/6 e no sábado/7.
Mais uma vez, a Associação Comercial e Industrial de Niquelândia (ACIN), presidida pela segunda vez não-consecutiva pelo empresário Ronaldo Fernandes da Silva, mostrou-se capaz de realizar um evento bastante diversificado que atraiu famílias inteiras, agradando todas as faixas etárias com variada oferta de pratos doces e salgados.
Como se sabe, Ronaldo presidiu a ACIN pela primeira vez em 2019 (antes da pandemia, quando o evento teve sua 1ª edição) como um teste de aceitação do público, que se mostrou bastante receptivo à ideia e pediu o prosseguimento do projeto nos anos seguintes.Depois das interrupções em 2020 e 2021, por conta da Covid-19, o evento foi retomado em 2022 (2º edição) e em 2023 (3ª edição) no mandato da então presidente Fernanda Rodrigues Melo, chegando ao evento de 2024 (4ª edição) sob os cuidados da diretoria novamente encabeçada por Ronaldo.
Segundo ele, os objetivos esperados pela ACIN com o festival gastronômico estão sendo atingidos gradativamente atingidos, ano após ano, com o aquecimento da economia local nas semanas que antecedem o evento e nos três dias de sua realização propriamente dita.“Como em todas as coisas, o mais difícil foi dar o primeiro passo (em 2019), onde encontramos muitas dificuldades e eu até mesmo adoeci, com os acontecimentos de bastidores e com a luta que travamos para que o evento acontecesse, naquele ano. Porém, depois que o Josephina’s começou a andar, as coisas aconteceram mais naturalmente. Através do trabalho bem feito pela Fernanda (em 2022 e em 2023) é que foi possível realizarmos esse 4º festival, por causa da credibilidade que foi conquistada ao longo dos anos para esse nosso evento”, detalhou Ronaldo, em entrevista ao Portal Excelência Notícias às 23h30 do feriado nacional do sábado/7.
Ainda de acordo com o presidente da ACIN, seu contato bem próximo com o público no decorrer do 4º Josephina’s possibilitou-lhe várias ideias e sugestões para a 5ª edição do festival, a realizar-se em 2025, novamente através de um grande planejamento.Para Ronaldo, caso Niquelândia realmente esteja pensando investir no Turismo como forma de diversificar a economia da cidade, todos os segmentos da sociedade – inclusive o Poder Público, nas esferas municipal e estadual – precisam estar alinhados com o projeto do Festival Gastronômico.
Segundo ele, o Josephina’s se tornará um evento ‘monstro’ em termos de resultados positivos no exato momento em que todos os potenciais parceiros se mostrem realmente interessados em apoiar a iniciativa da ACIN de uma forma em que a busca por patrocinadores não seja tão árdua, a cada edição.“Nós (os empresários) esperamos que, com a nossa força, com a nossa união, possamos fazer esse movimento não apenas para os três dias deste evento – ou quatro dias, como muitas pessoas estão querendo – mas sim fomentar ainda mais esse evento para que se torne economicamente sustentável e consolidado o tempo todo, para o ano todo”, comentou o presidente da ACIN.
Para este ano, o 4º Festival Gastronômico Josephina’s – Comida de Tradição recebeu respaldo do Serviço Brasileiro de Assistência à Micro e Pequena Empresa (Sebrae), do Serviço Social do Comércio (Sesc), do SICOOB, da mineradora Anglo American, e de apoiadores locais.Tais apoios garantiram assim uma vasta experiência degustativa de cores e sabores em pratos elaborados sob supervisão do premiadíssimo chef de cozinha Gilmar Borges, Embaixador da Gastronomia Brasileira pelo Estado de Goiás e pela região Centro Oeste. Segundo ele, o Josephina’s atualmente é um Festival Gastronômico que está alcançando repercussão em todo o Estado de Goiás.
“Estive aqui em maio de 2019, quando esse projeto ainda era embrionário. E agora, tive a honra de ver essa 4ª edição, com essa dimensão. Dentro desse contexto, tudo isso aconteceu porque partiu, evidentemente, dos profissionais de gastronomia aqui de Niquelândia com o direcionamento da ACIN, da sua diretoria, seus associados, empresas parceiras e seus colaboradores, de uma maneira geral, bem como da própria comunidade do município, que prestigiou um evento dessa envergadura, feito com muitas propostas e muitos propósitos”, afirmou o chef de cozinha. De acordo com presidente da Federação das Associações Comerciais e Industriais do Estado de Goiás (Facieg), Márcio Luís da Silva, a entidade estadual sob seu comando sempre prestigia iniciativas como a realizada pela ACIN em Niquelândia, de tal forma que ele não poderia deixar de retornar ao munícipio – onde é figura assídua – para parabenizar Ronaldo e toda a diretoria da associação comercial por mais um Festival Gastronômico.“A ACIN faz um trabalho muito bonito aqui em Niquelândia e merece todo o nosso reconhecimento. Mas, sem dúvida, se não tivéssemos a mão estendida a nós pelo Sebrae – o maior e mais importante parceiro da Facieg e de todas as associações comerciais – certamente não conseguiríamos realizar um evento tão organizado e grandioso como esse. Vocês, de Niquelândia, precisam ter um orgulho ‘danado’ desse festival, com esse tanto de gente que veio de outras cidades para entender como foi feito tudo isso”, afirmou o presidente da Facieg.
Segundo o deputado estadual Coronel Adailton – presidente da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa de Goiás, que também marcou presença no evento, na última semana – o seu desejo como parlamentar em segundo mandato é continuar trabalhando para fortalecer a Cultura e o Turismo em todo o Estado.Recentemente, ele destinou R$ 50 mil na forma de emenda parlamentar ao orçamento estadual para a compra de novas vestimentas para a Congada de Santa Efigênia, que se apresentou de forma impecável na abertura deste 4º Josephina’s – Comida de Tradição. O deputado garantiu, ao presidente da Acin, que seguirá dando o apoio que for necessário ao festival gastronômico.
Autora do livro “Comida de Tradição/Identidade Gastronômica do Município de Niquelândia”, idealizado em 2016 e lançado no último mês de julho, a jornalista e consultora gastronômica Sonea Stival é figura presente na cidade do Norte do Estado desde a 1ª edição do festival, há cinco anos.“As Josephina’s, hoje, são a nossa grande marca”, afirmou ela. O nome do festival e do livro, como se sabe, remete aos antepassados – josephinas e josephinos – nascidos na antiga São José do Tocantins, que era a denominação de Niquelândia antes de 1943.
A gerente regional do Sebrae Goianésia/Porangatu, Rubya Karla Araújo; e o presidente da Associação Comercial e Industrial de Uruaçu (ACIAU), Osvando Teixeira, também estiveram em Niquelândia por ocasião da abertura do festival gastronômico realizado pela ACIN, na quinta-feira/5.Neste ano, de forma inédita, a entidade classista do comércio niquelandense lançou oficialmente a mascote do evento – a Maria Josephin’a – devidamente caracterizada como uma cozinheira de mão cheia no preparo de pratos que seguem ultrapassando várias gerações de famílias da cidade.