Onofre Paulista lidera pesquisa do Instituto Goyazes na disputa pela Prefeitura de Colinas do Sul
Um total de 350 eleitores de quatro bairros da área urbana da cidade e do Distrito de Vila Borba foram consultados no dia 19 de agosto sobre suas intenções de voto à chefia do Poder Executivo colinense, a partir de janeiro de 2025: pecuarista disputa um cargo público pela primeira vez na cidade da região da Chapada dos Veadeiros
Candidato a prefeito pela “Coligação Somos Todos por Colinas”, o pecuarista Onofre Aparecido Paulista (Republicanos), de 58 anos, aparece em 1º lugar com ligeira vantagem nas intenções de votos para a Prefeitura de Colinas do Sul se as eleições fossem nesta sexta-feira, dia 23 de agosto, de acordo com levantamento estatístico realizado pelo Instituto de Pesquisas Goyazes Ltda, sediado em Goiânia.
Como se sabe, será a primeira vez que Onofre disputa cargos públicos no município, compondo chapa com seu candidato a vice-prefeito José Moreira das Dores Filho, o popular Zito (MDB). Ex-secretário municipal de Educação, Zito completará 52 anos na próxima semana.
Além do Republicanos e do MDB, a coligação encabeçada por Onofre e Zito é formada pelo PSD e pela Federação Brasil da Esperança (formada pelos partidos PT, PC do B e PV).
PESQUISA ESTIMULADA – De acordo com as estatísticas oficiais de 2024 do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Goiás, Colinas do Sul possui 3.668 eleitores aptos à votar na cidade da região da Chapada dos Veadeiros no próximo dia 6 de outubro.
Na pesquisa estimulada – com a apresentação, ao eleitor, das três opções de nomes que concorrerem oficialmente ao pleito desde a última sexta-feira/16 – Onofre lidera com 47,4% da preferência do eleitorado da cidade estrategicamente localizada entre Minaçu, Niquelândia e Alto Paraíso de Goiás.
De acordo com o levantamento do Instituto Goyazes, quem aparece em 2º lugar com 40,3% das intenções de voto em Colinas do Sul é o ex-prefeito Iran do Lago Ferreira (PL), de 47 anos, que administrou a cidade por dois mandatos entre 2009 e 2016.
Oito anos após deixar a prefeitura, o candidato da “Coligação Colinas para o Povo” disputa um eventual terceiro mandato compondo chapa com Ricardo Ferreira (PRD), de 44 anos, como postulante a vice-prefeito.
Além do PL e do PRD, a coligação encabeçada por Iran e Ricardo é formada pelos partidos Solidariedade e Progressistas.
Apesar da notória polarização entre os dois candidatos mais bem colocados nessa pesquisa para a Prefeitura de Colinas do Sul, uma chapa 100% feminina entrou na disputa eleitoral da cidade deste ano.
A professora Dianiley da Silva Pinto (Agir), de 51 anos, lançou-se candidata a prefeita pela “Coligação Nova Visão, Novas Oportunidades”, formada pelos partidos Agir e Novo.
Nascida em Cavalcante, a representante da comunidade quilombola aparece em 3º lugar na pesquisa do Instituto Goyazes, com 6% das intenções de votos.
Professora Dianiley concorre ao Poder Executivo colinense tendo a dona de casa Oronicy Maria da Silva Pires, também do Agir, como candidata a vice-prefeita do pacato município. Oronicy fará 60 anos no próximo dia 30 de agosto.
O rol de descontentes com a política local representaria 2,6% do total do eleitorado, dada a disposição de não votar em nenhum dos três candidatos nas próximas eleições em Colinas.
Porém, os eleitores que declararam não saber em quem irão votar representam 3,7% do levantamento estimulado.
PESQUISA ESPONTÂNEA – A pesquisa espontânea é aquela feita sem a apresentação, ao eleitor, dos nomes que efetivamente irão concorrer ao pleito em Colinas do SulPor esse critério, a vantagem do candidato a prefeito Onofre Paulista se mantém: 38,9% declararam que irão votar no pecuarista nas eleições de outubro.
Na sequência da pesquisa, quem aparece novamente em 2º lugar é Iran do Lago, com 31,7% das intenções. Professora Dianiley foi citada por 4,6% dos entrevistados, também em 3º.
Ou seja, os três nomes ocupam a mesma posição na preferência do eleitor tanto no ranking espontâneo como no estimulado.
Todavia, uma boa fatia do eleitorado colinense declarou que ainda “não sabe” se irá votar em Onofre, Iran ou Dianiley: 15,7% do total pesquisado ainda se mostra indeciso sobre a escolha que farão.
Os que declaram que não pretendem em “nenhum” dos três concorrentes ao cargo representam 9,1% da amostra pesquisada pelo Instituto Goyazes.
REJEIÇÃO – O Instituto de Pesquisas Goyazes também fez, em Colinas do Sul, o levantamento estimulado (com a apresentação dos nomes aos eleitores) para avaliar a rejeição dos três principais candidatos ao cargo de prefeito da cidade.Por esse viés, o nome mais rejeitado na 1ª posição foi o da Professora Dianiley: 28,3% das pessoas consultadas afirmaram que não votariam na educadora para comandar os destinos do município a partir do próximo ano.
O 2º colocado pelo aspecto “rejeição” é do ex-prefeito Iran Lago, já que 17,4% dos eleitores ouvidos disseram que não o teriam como opção para um eventual terceiro mandato à frente da Prefeitura de Colinas do Sul
O nome que figurou com menor índice de rejeição no levantamento é o do candidato da “Coligação Somos Todos por Colinas”: Onofre Paulista ficou em 3º lugar por esse critério, pois apenas 10,6% dos eleitores afirmaram que não o escolheriam para ocupar o cargo pela primeira vez.
Um número relativamente expressivo – 15,4% dos eleitores ouvidos na pesquisa – disseram que “não rejeitam nenhum” dos três candidatos, enquanto 14,9% foram mais radicais afirmando que “rejeitam todos” os três nomes que disputam a prefeitura.
Por último, o percentual de votantes pesquisados que declarou que “não sabe” dizer se rejeita algum nome atingiu 13,4%.
DISTRITO DE VILA BORBA – Do total de 350 eleitores abrangidos pela íntegra da pesquisa eleitoral em Colinas do Sul, 310 moram em quatro bairros distintos e 40 deles são residentes no Distrito de Vila Borba, distante cerca de 30 quilômetros da área urbana da cidade, às margens da rodovia GO-132, na direção de Minaçu.Na pesquisa estimulada do Instituto Goyazes, o candidato Onofre Paulista lidera com 45% da preferência do eleitorado de Vila Borba. Iran Lago aparece em 2º lugar, com 35%. Professora Dianiley é a 3ª no distrito, com 5%.
Já 12,5% dos eleitores ouvidos em Vila Borba na pesquisa disseram que “não sabem” ainda em qual dos três candidatos ira votar.
Outros 2,5% afirmaram que não escolheriam “nenhum” dos três nomes que disputam a Prefeitura de Colinas do Sul.
Na pesquisa espontânea, Onofre também lidera em Vila Borba, com 20% da preferência do eleitorado de Vila Borba. Iran aparece em 2º lugar, com 15%. Já a Professora Dianiley foi lembrada por 2,5% da amostra pesquisada, na 3ª posição.
Por esse viés, 42,5% dos eleitores ouvidos em Vila Borba na pesquisa disseram que “não sabem” ainda em qual dos três candidatos irá votar.
Outros 20% afirmaram que não escolheriam “nenhum” dos três nomes que disputam a Prefeitura de Colinas do Sul.
REJEIÇÃO EM VILA BORBA – Por esse critério, o nome nome mais rejeitado pelo eleitorado do distrito, na 1ª posição, foi o da Professora Dianiley: 15% das pessoas não votariam na educadora.Onofre Paulista ficou em 2º lugar por esse critério: 10% dos eleitores de Vila Borba afirmaram que não o escolheriam para ser prefeito de Colinas.
O nome que figurou com menor índice de rejeição é do ex-prefeito Iran Lago, já que 5% dos eleitores ouvidos em Vila Borba não teriam o candidato do PL como opção para administrar a cidade.
20% dos eleitores ouvidos na pesquisa no distrito disseram que “não rejeitam nenhum” dos três candidatos, enquanto 27,5% afirmaram que “rejeitam todos” os nomes que disputam o Executivo.
Por último, o percentual de votantes pesquisados que declarou que “não sabe” dizer se rejeita algum nome atingiu 22,5% em Vila Borba.
ATUAL PREFEITO FICOU FORA DA DISPUTA – O atual prefeito de Colinas do Sul, Paulino Batista Vieira (União Brasil), mais conhecido como Paulinho, desistiu de disputar a reeleição este ano antes da realização das convenções partidárias que definiram as candidaturas de Onofre, Iran e Dianiley ao pleito de 2024.
Como se sabe, Paulinho fora empossado vice-prefeito da cidade em janeiro de 2021 e assumiu o cargo em definitivo em junho do mesmo ano, em função da morte do então prefeito Fernando Paulino, que tinha 40 anos, em decorrência de um câncer no intestino.
DETALHAMENTO DA PESQUISA – Registrado no TRE-GO no dia 16/08/2024 com o número GO-09482/2024, o levantamento foi realizado em Colinas do Sul pelo Instituto Goyazes de Pesquisas Ltda que, por figurar também como contratante da pesquisa mediante recursos próprios, ficou dispensado da obrigatoriedade da emissão da nota fiscal referente ao serviço executado, conforme estabelece a Lei nº 9.504/97 e a Resolução TSE nº 23.600/19.
As entrevistas com os eleitores de Colinas do Sul foram realizadas em 05 bairros/setores do município, a saber: Centro, Paraíso das Águas, Vila Mutirão, Portal do Lago e Distrito de Vila Borba.
Para a composição do referido levantamento, foram ouvidos 350 eleitores da cidade somente no dia 19 de agosto deste ano, divididos igualitariamente entre homens e mulheres.
A margem máxima de erro da pesquisa é de 5 pontos percentuais, para mais ou para menos. O índice de confiança do trabalho realizado pelo Instituto Goyazes de Pesquisas é de 95%.