Anglo American reforça ações contra queimadas em Niquelândia e Barro Alto após Cerrado liderar incêndios florestais no primeiro semestre
Plataforma Monitor do Fogo, do MapBiomas, revela que 947 mil hectares do Cerrado foram queimados entre janeiro e junho: Anglo American possui ações voltadas para a temática nas duas cidades de Goiás, com o intuito de melhorar as vidas das pessoas, dentro de seu Plano de Mineração Sustentável

Anualmente, os incêndios florestais poluem o ar que respiramos e representam uma grave ameaça, afetando a fauna, flora e comunidades locais, causando prejuízos enormes às nossas cidades.
Riquezas naturais inestimáveis, os biomas brasileiros abrigam uma biodiversidade única no planeta.
Por isso, conscientizar os produtores rurais e as comunidades de Niquelândia e de Barro Alto sobre os riscos das queimadas – bem como tentar reduzir os focos – é uma das prioridades da Anglo American entre os meses de junho e outubro.

Além disso, a baixa umidade do ar contribui para que a fumaça se concentre.
Como reflexo direto das queimadas, as pessoas – sobretudo crianças e idosos – acabam enfrentando graves problemas respiratórios pela poluição da atmosfera, elevando o número de casos e a procura por atendimento em hospitais em decorrência de casos de rinite, amigdalite, faringite, bronquite, sinusite e asma, dentre outras.

No primeiro semestre de 2024, os focos de incêndio atingiram 4,48 milhões de hectares de áreas de vegetação nativa em todo o país.
Desse total, 78% desse total ocorreu em vegetação nativa – a maioria em vegetação campestre (40%).

Através desse mapeamento mensal das áreas queimadas no Brasil desde 2019 (produzidos a partir de monitoramento por imagens de satélites e processamento de dados com uso de inteligência artificial) constatou-se, também, que 947 mil hectares do Cerrado foram queimados entre janeiro e junho.
Tal ocorrência representou um brutal acréscimo de 48% (307 mil hectares) em relação aos primeiros aos seis primeiros meses de 2023, sendo que a maior parte do fogo ocorreu em áreas de vegetação natural (72%).

Ainda de acordo com os números apurados pelo Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), a área queimada no primeiro semestre no Cerrado foi a maior dos últimos seis anos monitorados pelo Monitor do Fogo/MapBiomas.
Por isso, a Anglo American realiza monitoramento constante nas áreas e no entorno das suas operações em Niquelândia e em Barro Alto, mantendo equipes treinadas com estrutura para combater possíveis focos de incêndio.

Os três primeiros colocados, nesse ranking negativo, são os Estados vizinhos de Mato Grosso do Sul (369 mil hectares), do Tocantins (229 mil hectares) e de Mato Grosso (202 mil hectares).
Por isso, você pode nos ajudar a fazer a diferença e proteger a vida não apenas em Goiás, mas em todo o País.

Juntos, podemos criar uma rede de proteção ambiental, garantindo que os responsáveis sejam responsabilizados e que nossas florestas e animais sejam preservados.
PARA EVITAR QUEIMADAS, ADOTE AS SEGUINTES CAUTELAS: |
· Faça a destinação correta do seu lixo, por meio dos sistemas de coleta; |
· Descarte cigarros, fósforos e outros materiais inflamáveis em local apropriado; |
· Mantenha lotes limpos, sem o uso de fogo para isso; |
· Não solte fogos de artifícios nem faça fogueiras; |
· Caso tenha propriedade rural, mantenha limpos os aceiros; |
· Em caso de incêndio, acione o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193; |
· Em caso de incêndio nas áreas da Anglo American, entre em contato pelo Fale Conosco da empresa: 0800 941 7100; |
[Com informações da Anglo American e da MapBiomas]
