Pesquisa SMS/Direct aponta polarização entre os pré-candidatos Carlos Lereia e Roger Seabra à disputa pela Prefeitura de Minaçu
Lereia foi eleito prefeito pela primeira vez em 2020 e deverá disputar reeleição, enquanto Roger Seabra, que tem apoio do governador Ronaldo Caiado, nunca disputou eleições: diferença entre os dois, na pesquisa, é de apenas 8,9 pontos percentuais em favor do atual chefe do Executivo minaçuense
Levantamento estatístico realizado na quinta (16) e na sexta (17) pela SMS Direct/Instituto de Pesquisas e Marketing Ltda, com sede em Goiânia, revela forte tendência de polarização entre os dois principais pré-candidatos à Prefeitura de Minaçu às eleições municipais deste ano.
PESQUISA ESTIMULADA – Se o pleito ocorresse hoje – terça-feira, 21 de maio de 2024 – o pré-candidato Carlos Alberto Lereia da Silva (PSDB) teria 44,2% das intenções de voto.
Roger Seabra (União Brasil), ex-assessor especial do governador Ronaldo Caiado (UB) aparece com 35,3% na segunda colocação. Ele nunca disputou eleições.
Os números apontam uma dianteira de 8,9 pontos percentuais em favor de Lereia, que é o atual prefeito da cidade, num universo de 402 eleitores consultados nas duas datas acima mencionadas.
Nessa simulação, o eleitor minaçuense fora estimulado a responder sobre sua preferência por apenas um dos dois nomes apresentados.
Por esse mesmo viés, outros 16,4% não souberam opinar; e 4,1% anularia o seu voto, de acordo com a pesquisa SMS Direct.
Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Goiás, a cidade que dista 520 quilômetros da capital possui 23.119 eleitores aptos a votar esse ano.
Como se sabe, o ex-deputado estadual e ex-deputado federal foi eleito prefeito de Minaçu nas eleições de 2020 com 8.775 votos – ou 53,75% do eleitorado que efetivamente compareceu às urnas da cidade no pleito passado.
PESQUISA ESPONTÂNEA – A empresa de pesquisas com sede na capital também pediu, ao eleitorado de Minaçu, que citasse o pré-candidato de seu agrado de forma espontânea.Ou seja, que isso fosse feito sem conhecimento prévio dos pretensos pré-candidatos que poderão pleitear a Prefeitura de Minaçu em outubro.
Sob esse aspecto, Lereia também aparece em 1º lugar com 42,3% das intenções de voto, seguido por Roger Seabra com 24,4%.
Seis nomes igualmente citados de forma espontânea possuem – somados – 6,4% das intenções de voto em Minaçu.
Dentre estes, três ex-prefeitos foram lembrados: Joaquim Pires (2,1%), Cícero Romão (0,9%) e Maurides Rodrigues (0,7%).
Outros nomes – não especificados pelo levantamento – teriam 2,4% dos votos, somados.
Os eleitores que anulariam o voto seriam 3,3% da amostra pesquisada. Já o número que declarou “não saber opinar” atingiu 21,2%.
ALINHAMENTO POLÍTICO INFLUENCIA VOTO – O SMS Direct/Instituto de Pesquisas também fez simulações de preferência de voto do eleitorado de Minaçu tendo, como critério de avaliação, o alinhamento político de cada pré-candidato à prefeitura com lideranças nacionais, estaduais e municipais.Por esse viés, os números apontam que 49,1% da amostra pesquisada em Minaçu não votaria num candidato apoiado pelo atual presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
25,4% dos eleitores consultados disseram que “talvez” votariam para um nome que tenha apoio do petista na cidade.
Um candidato com apoio cabal de Lula em Minaçu teria 19,9% das intenções de voto. Por fim, 5,3% não souberam responder ao questionamento.
A situação, no entanto, é inversa sobre a intenção de voto em Minaçu para um candidato apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL): 37,7% dariam seu voto para um nome alinhado com o bolsonarismo.
Outros 34,3% dos eleitores minaçuenses disseram que não votariam num candidato a prefeito de Minaçu apoiado por Bolsonaro.
24,7% disseram que “talvez” votariam em um nome apoiado pelo ex-presidente no município. Um total de 3,3% não soube informar.
A Pesquisa SMS Direct apontou, ainda, que o excelente desempenho do governador Ronaldo Caiado (UB) à frente do Estado de Goiás teria impacto bastante relevante nas eleições municipais em Minaçu.
50,3% das pessoas ouvidas votariam num candidato apoiado por Caiado na cidade, enquanto apenas 27,6% disseram que “talvez” poderiam dar o seu voto para um nome endossado pelo governador.
Os eleitores que rejeitariam um candidato da base caiadista em Minaçu somam 16,7%. Já o percentual dos que não souberam opinar é de 5,4%.
REJEIÇÃO – A pesquisa SMS Direct também aferiu qual dos dois principais nomes de pré-candidatos ao cargo de prefeito de Minaçu teria a maior rejeição – ou seja, o nome que o eleitor local “não votaria ” se as eleições fossem hoje.
Apesar do atual prefeito Carlos Lereia liderar a lista, apenas 17,5% dos eleitores pesquisados rejeitaram o nome do chefe do Executivo que comanda a gestão tucana na cidade desde janeiro de 2021.
A rejeição ao nome de Roger Seabra foi declarada por 13,2% das pessoas consultadas pelo instituto de pesquisas.
Um dado curioso, no entanto, chama a atenção: 61,7% da amostra consultada disse que “não rejeita” nenhum dos dois nomes; 15,2% não soube opinar; e 1% disse que “rejeita todos”.
AVALIAÇÃO DA ATUAL GESTÃO – O baixo percentual de eleitores de Minaçu que rejeita o nome de Carlos Lereia pode ser explicado de forma inversamente proporcional: 67,4% demonstram satisfação com a atual gestão, considerada “boa” por 57,2% e “excelente” por 10,2% do total pesquisado.Na outra ponta da tabela, aparecem: 20,2% de eleitores que consideram a gestão “ruim”; e 8,5% que disseram ser “péssima” a administração vigente na cidade.
Os dois percentuais, somados, representam 28,7%. Aqueles que não souberam opinar sobre a qualidade dos serviços ofertados pela municipalidade sob o comando de Lereia somam 3,9%
DETALHAMENTO DA PESQUISA – Registrado no TRE-GO no dia 15/05/2024 com o número GO-04444/2024, o levantamento foi contratado pelo Portal Excelência Notícias e Serviços de Comunicação LTDA, sediado em Niquelândia, com a devida emissão de nota fiscal pela SMS Direct Pesquisas e Marketing Ltda referente ao serviço prestado – dentre outras exigências legais – em cumprimento à Lei nº 9.504/97 e a Resolução TSE nº 23.600/19.Divididos igualitariamente entre homens e mulheres, 402 eleitores de Minaçu foram objeto da presente pesquisa entre os dias 16 e 17 de maio deste ano, feita com quatro entrevistadores em oito regiões das zonas urbana e rural, distribuídos em 20 bairros/setores e distritos do município, a saber:
Região 1: Centro/Vila De Furnas. Região 2: Minaçu Norte/Jardim Brasil /Setor Arimatéia. Região 3: Setor Menezes/Setor Manchester/Setor Serrinha/Marajorara. Região 4: Setor Nova Esperança/Bairro Popular/Setor Batista. Região 5: Vila União/Setor 14 de Maio/Setor Wilson Vaz/Vila Nova. Região 6: Setor Primavera/Setor Boa Vista/Jardim Emília. Região 7: Distrito de Canabrava (Filó). Região 8: Distrito São Vicente.
A margem máxima de erro da pesquisa é de 4,86 pontos percentuais, para mais ou para menos. O índice de confiança do trabalho realizado pela SMS/Direct Pesquisas é de 95%.