Emater realiza Semana do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar em Goiás
CAF concede ao produtor acesso a diversas políticas públicas como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) e o Seguro da Agricultura Familiar (Seaf), por exemplo
Para estimular os produtores a atualizarem o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater Goiás) realizará de 20 a 24 de maio a Semana Estadual do CAF.
O documento dá aos agricultores e empreendedores familiares acesso às políticas públicas direcionadas ao segmento. A ação ocorrerá simultaneamente em todas as unidades locais de Goiás.
Para o presidente da Emater, Rafael Gouveia, a ação busca enfatizar a importância do documento.
“O CAF é o RG do produtor rural e o documento é emitido gratuitamente pela Emater em todas as unidades, durante todo o ano. Durante a semana, vamos reforçar os benefícios de manter o cadastro atualizado”, explicou.
QUEM PODE SOLICITAR – A inscrição no CAF é gratuita e tem validade de dois anos. Em Goiás, a Emater é o órgão responsável por emitir o documento. Podem solicitar o cadastro:
- agricultores familiares
- silvicultores
- extrativistas
- aquicultores
- pescadores artesanais
- povos indígenas
- comunidades remanescentes de quilombos rurais,
- empreendedores familiares rurais,
- formas associativas de organização da agricultura familiar, entre outros.
O CAF substitui a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e, com a Semana Estadual, a Agência pretende atualizar o documento de todos os produtores que ainda não emitiram o novo cadastro.
Segundo o gerente de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), Kin Gomides, ainda serão assistidos os produtores que possuem a DAP, mas todas elas têm validade só até 31 de outubro.
“Nossa proposta é que os produtores antecipem a renovação do documento durante a Semana Estadual do CAF”, afirmou Kin.
O Cadastro Nacional da Agricultura Familiar concede ao produtor acesso a diversas políticas públicas, entre elas: Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – Pronaf, Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), Seguro da Agricultura Familiar (Seaf), entre outros.
COMO PARTICIPAR – Os interessados em requerer a inscrição no CAF devem procurar a unidade local da Emater Goiás do município onde fica localizada a sua propriedade ou a unidade mais próxima.
Para isso, devem apresentar os documentos exigidos pela legislação para Pessoa Física – Unidades Familiares de Produção Agrária ou Pessoa Jurídica – Empreendimentos Familiares Rurais ou formas associativas de organização da agricultura familiar.
Para ter acesso à lista da documentação necessária para realizar a inscrição no CAF, basta acessar o site: https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/mda/caf/como-obter-o-caf [Informações da Assessoria de Imprensa da Emater, em Goiânia]