Waltemy Gomides é empossado para novo mandato como presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Extrativa de Alto Horizonte
Um dos fundadores da entidade classista da cidade do Norte do Estado, líder sindical encabeçou diversas lutas reivindicatórias junto a Mineração Maracá nos últimos 16 anos: vereador durante oito anos, Waltemy também foi prefeito interino da cidade em 2013
Waltemy Braz Gomides foi empossado na noite do sábado/14 para mais um mandato de quatro anos como presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Extrativa de Alto Horizonte (SITIEAH-GO)
Seguida por um jantar comemorativo, a solenidade ocorreu no salão de eventos do Clube Recreativo Municipal da cidade do Norte do Estado na presença de um ótimo público.
Além de Waltemy, os demais membros da diretoria executiva, dos respectivos suplentes, e do conselho fiscal da entidade sindical também assumiram seus cargos para o quadriênio 2023-2027 [veja galeria de fotos no final desta reportagem].
Todos foram empossados pelo atual presidente da Federação dos Trabalhadores na Indústria nos Estados de Goiás, Tocantins e Distrito Federal (FTIEG-TO-DF), Pedro Luiz Vicznevski. Mais conhecido como Pedrão, ele também é o atual secretário regional da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria (CNTI) no Centro-Oeste.TRAJETÓRIA – A história de Waltemy Braz Gomides na luta sindical ganhou mais força em 2007, exatamente no ano em que a Mineração Maracá iniciou a operação de sua mina de cobre/ouro em Alto Horizonte, inicialmente através da multinacional canadense Yamana Gold.
Primeiro presidente do SITIEAH, Waltemy foi reeleito em 2009 e ficou no cargo até 2011, época em que os mandatos da diretoria eram de apenas dois anos.
Ele foi sucedido no cargo por Ediley Júnior Ferreira da Silva, que cumpriu dois mandatos de quatro anos cada entre 2011 e 2019.Ediley permanece na nova composição da diretoria, agora na condição de diretor-tesoureiro.
Após oito anos, Waltemy venceu novamente as eleições do SITIEAH e se tornou presidente pela terceira vez entre 2019 e 2023, sendo reeleito para o quarto mandato no último dia 30 de setembro.A popularidade e respeitabilidade adquiridas enquanto sindicalista lhe garantiu, ainda, forte participação política e protagonismo na vida política de Alto Horizonte: Waltemy conquistou dois mandatos consecutivos como vereador (2013/2016 e 2017/2020), sendo eleito para a presidência do Legislativo logo no início do primeiro mandato.
Dada essa condição – por quase quatro meses, entre 1º de janeiro e 22 de abril de 2013 – Waltemy foi prefeito interino de Alto Horizonte após o resultado do pleito municipal de 2012 ter ficado sub judice pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Na eleição municipal de 2020, Waltemy decidiu não se candidatar à reeleição. Distanciado da política alto horizontina desde janeiro de 2021, prosseguiu com seu mandato à frente do SITIEAH. até os dias atuais, onde permanecerá até outubro de 2027 a partir de agora.
“Hoje, após 16 anos de muito trabalho, nós temos o melhor Acordo Coletivo não só de Goiás, mas também em nível nacional, que foi construído passo a passo, se tornou robusto, proporciona qualidade de vida e traz muitos benefícios para o trabalhador da indústria [hoje sob operação da Lundin Mining, também de origem canadense, que comprou a Mineração Maracá em 2019] e também das empresas terceirizadas. Essa melhoria na relação dessas empresas com o trabalhador sempre foi buscada de forma incessante pelo nosso sindicato”, comentou o presidente do SITIEAH.LEGITIMAÇÃO SÓ VEIO EM 2009 – No resgate da história da entidade, Waltemy lembrou que o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Extrativa de Alto Horizonte obteve o reconhecimento formal de sua atuação, pelo Ministério do Trabalho, no ano de 2009.
Para ele, esse momento foi o passo fundamental para que o SITIEAH alcançasse a necessária legitimidade às negociações com os então detentores da Mineração Maracá garantindo assim, entre outras coisas, a recondução do próprio Waltemy e de outros diretores a seus postos de trabalho junto à multinacional canadense.“Até hoje sou funcionário da empresa, reconhecido como legitimo sindicalista/representante dos trabalhadores da Mineração Maracá, tendo conquistado essa reeleição em chapa única – principalmente pela confiança dos cerca de 800 sócios do nosso sindicato, incluindo os terceirizados – com mais quatro anos de muito trabalho pela frente para continuarmos dando o amparo necessário à nossa categoria”, completou Waltemy.
ELE ESTEVE DO OUTRO LADO – Atual presidente da Câmara Setorial de Mineração (Casmin) da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) – dentre outros cargos que ocupa – Wilson Antonio Borges também compôs a mesa de convidados no evento do sindicato em Alto Horizonte no último final de semana.
Wilson Borges contou algumas passagens de seu período de 15 anos como executivo da Yamana Gold/Lundin Mining quando, durante 10 anos, estava do outro lado da dura mesa de negociações entre a Mineração Maracá e o SITIEAH.Para ele, apesar do iminente confronto, sempre prevaleceu o bom senso entre ambas as partes, de tal forma que a entidade presidida por Waltemy sempre conseguisse os melhores benefícios para os trabalhadores não só da mineradora local em si, mas para todos os funcionários desse segmento no Brasil.
Segundo Wilson, dada a sensibilidade do SITIEAH em entender os diferentes cenários econômicos do País ao longo dos anos – apesar das expectativas dos trabalhadores por melhores condições salariais e de trabalho – foi possível achar um equilíbrio entre os anseios dos empregados e a disponibilidade orçamentária da mineradora.“Eu sempre defendi a indústria, o empresário e as empresas. Mas aprendi a respeitar o sindicato e as pessoas que estão liderando os trabalhadores. Nós nunca tivemos nenhum problema durante a gestão desse meu trabalho. Quando cheguei à Maracá – sem conhecer ninguém aqui em Alto Horizonte – o Waltemy, o Ediley e o Artur estavam demitidos e precisavam ser reintegrados. Eu, mesmo com esse problema na mão, garanti que teríamos uma relação profissional e de respeito mútuo. Hoje, o SITIEAH é um sindicato bastante respeitado em nossa região”, relembrou o ex-gerente administrativo da multinacional canadense
FTIEG-TO-DF ENDOSSA TRABALHO DE WALTEMY – No final do evento em Alto Horizonte, Pedro Luiz Vicznevski disse ao Portal Excelência Notícias que os empregados da mineração local garantiram melhor amparo trabalhista com a criação do SITIEAH
Em 2007, quando a Mineração Maracá começou suas operações na cidade, a categoria estava inicialmente na base do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Extrativas do Vale do Rio Crixás, sediado em Crixás.
Ele explicou, ainda, que as dificuldades nas cidades de pequeno porte – caso de Alto Horizonte – geralmente são imensas no início das operações de extração de minérios por parte das multinacionais do setor que normalmente possuem capital social superior a R$ 1 bilhão.“Elas montam um cartel de empresas que se autorrepresentam para discutir com uma única entidade sindical. E aqui não era diferente, pois ela [a Mineração Maracá] nasceu dentro do grupo de empresas da Yamana Gold, que já era forte àquela época. Por isso tudo, se faltar sensibilidade, quem perde nessa luta é o trabalhador”, comentou o líder sindical.
Exatamente para evitar tudo isso – sempre de acordo com Pedrão – Waltemy tinha o dom natural de liderança e sabia a hora certa de se posicionar nos assuntos de interesse coletivo dos trabalhadores, o que lhe garantiu credibilidade na base da mineração alto horizontina e, posteriormente, os dois mandatos eletivos que conquistou na política local.
“Nessa ocasião [de 2007] quando eu vinha até aqui fazer as assembleias através [do sindicato] de Crixás, o Waltemy e o Ediley sempre se destacavam em suas manifestações na hora de falar e reivindicar. Fazíamos boas pautas para negociar e apresentar à empresa, porque eles sempre foram muito atuantes naquelas circunstâncias. Um vale alimentação acima de 900 reais é muito significativo e os aumentos de salário, aqui, são rotineiros. A qualidade de ambos como lideranças é que permitiu que revezassem na presidência do SITIEAH até hoje”, afirmou o presidente da FTIEG-TO-DF.
Além dos nomes mencionados, a composição da mesa da cerimônia de posse contou com as presenças dos advogados Pablo Vasconcelos Pavam (FTIEG-TO-DF e SITEAH-GO), Cristiane Pavam (FTIEG-TO-DF e SITEAH-GO), Nilva de Fátima Mendonça (presidente da Comissão Eleitoral 2023-2027 do SITEAH-GO) e Jader Francisco Abrão.
COMPOSIÇÃO DA NOVA DIRETORIA EXECUTIVA, SUPLENTES DA DIRETORIA E CONSELHO FISCAL DO SINDICATO DOS TRABALHADORES NAS INDÚSTRIAS EXTRATIVAS DE ALTO HORIZONTE (SITIEAH-GO) PARA O MANDATO 2023-2027
Wilson Antonio Borges (Casmin/Fieg) e Pedro Luiz Vicznevski (FTIEG-TO-DF) entregaram os certificados de posse no último sábado, dia 14 de outubro
DIRETORIA EXECUTIVA
SUPLENTES DA DIRETORIA EXECUTIVA CONSELHO FISCAL: NOTA DA REDAÇÃO – Divino Paulo Amorim também integra o Conselho Fiscal, mas precisou ausentar-se do evento antes da cerimônia de diplomação