Niquelândia

“EMBAIXADORES DO BEM” – Coopeag realiza projeto de castração animal em Niquelândia com apoio da Anglo American

Rhyllary Coelho, voluntária da Cooperativa Agroecológica dos Produtores Familiares de Niquelândia (Coopeag), idealizou a ação denominada "Castração Animal -  Saúde Para Todos”, que surgiu de sua vontade em ofertar auxílio e cuidado aos animais de rua e também os que são mantidos por famílias de baixa renda

Comtemplada com recursos pela Anglo American – por meio do Programa Embaixadores do Bem/EdB, através da ONG PYXERA Global – a Cooperativa Agroecológica dos Produtores Familiares de Niquelândia (Coopeag) realizou, no último final de semana, a castração gratuita de 48 animais (cães e gatos) resgatados de rua e de tutores de baixa renda, na cidade do Norte do Estado.

Sem fins lucrativos, a organização não-governamental sediada em Washington (EUA) é a principal parceira da Anglo American na implementação global do programa onde a mineradora possui suas unidades de negócio – como é o caso do níquel extraído em Niquelândia e em Barro Alto – dentro de seu Plano de Mineração Sustentável. No Brasil, tal programa de voluntariado foi lançado em 2019.

Rhyllary Coelho (c), voluntária da Coopeag e idealizadora do projeto de castração gratuita de cães e gatos em Niquelândia, com proprietários de animais beneficiados pela iniciativa [Foto: Divulgação/Coopeag]

Por conta disso, o projeto “Castração Animal –  Saúde Para Todos” da Coopeag foi uma das iniciativas aprovadas após rigorosa avaliação de um grupo de trabalho multidisciplinar da Anglo American.

Representantes da mineradora nas áreas de Recursos Humanos, Relacionamento com Comunidades, Gestão Centralizada de Investimentos Institucionais, Performance Social, Desenvolvimento Sustentável, Jurídico e Compliance, foram os responsáveis pela autorização do aporte financeiro de R$ 35 mil à Coopeag.

Diversos animais foram submetidos ao procedimento de castração gratuito no último final de semana em Niquelândia: cirurgias também foram ofertadas para tutores de baixa renda [Foto: Divulgação/Coopeag]

Isso se deu mediante indicação e acompanhamento direto dos “embaixadores do bem” da Anglo American/Codemin em Niquelândia: Kelly Marques Silva (capitã), Adelita Quenet, Nara Santos e Francisco Pereira dos Santos.

FÊMEAS ESTAVAM EM SITUAÇÃO DELICADA – Dentre as 48 cirurgias realizadas, segundo Rhyllary, 36 foram em fêmeas – algumas diagnosticadas com sério risco de infecção grave –  de tal forma que foram salvas com a castração e a retirada do útero, nos casos em que isso se mostrou necessário.

Voluntária da Faeg durante o cadastro dos tutores antes da realização das cirurgias de castração idealizadas pela Coopeag em Niquelândia [Foto: Divulgação/Coopeag]

“Sempre tive vontade de fazer uma ação de grande alcance para ajudar os animais abandonados de rua, que existem em grande quantidade aqui em Niquelândia. Com essa oportunidade que nos foi proporcionada pelo Programa Embaixadores do Bem, operamos vários animais, salvamos a vida de algumas fêmeas que estavam em situação difícil, através de um processo simples, mas de grande benefício para eles”, afirmou a cooperada-voluntária da Coopeag, Rhyllary Coelho e Silva, idealizadora do projeto.

A castração dos animais foi realizada com o apoio da Clínica Veterinária Mundo Pet, localizada na região central de Niquelândia, no sábado (13) e no domingo (14).

Voluntário do projeto durante a recepção de animal que seria submetido ao procedimento da castração organizado pela Coopeag, em Niquelândia [Foto: Divulgação]

Os proprietários do estabelecimento dispuseram a estrutura necessária para os procedimentos cirúrgicos –  bem como aferição de pressão, saturação e equipamentos de intubação –  no caso de uma intercorrência para evitar a morte de algum animal.

A equipe que realizou as castrações esteve composta por um veterinário, por um cirurgião veterinário, por veterinário anestesista e um técnico veterinário instrumentista, além do apoio de uma auxiliar veterinária e de uma voluntária.

Cadela é submetida ao procedimento de castração em clínica veterinária de Niquelândia, em ação social idealizada pela Coopeag com apoio da Anglo American [Foto: Divulgação/Coopeag]
A clínica também doou os medicamentos necessários após as cirurgias. O trabalho também contou com o respaldo da Faeg Jovem/Niquelândia.

SAIBA MAIS SOBRE A COOPEAG – Presidida por Manoel Alves Gomes Júnior, a loja física da Cooperativa Agroecológica dos Produtores Familiares de Niquelândia (Coopeag) está localizada à Avenida Brasil, 310, ao lado do Instituto Educacional Tiradentes.

No local, a Coopeag comercializa produtos da agricultura familiar (queijo, leite, panificados, mel, farinha, polvilho, rapadura, pão de queijo e biscoito de queijo congelado, artesanato, café, polpas de frutas, doces, licores, iogurte e açafrão, dentre outros). A estrutura foi inaugurada em abril de 2022, também com apoio da Anglo American.

Além das cirurgias de castração em si, tutores dos animais também receberam, de forma gratuita, os medicamentos para o tratamento pós cirúrgico de seus cães e gatos [Foto: Divulgação/Coopeag]

Veja também

Botão Voltar ao topo