Idosa morre após queda durante peregrinação em área íngreme do Santuário do Muquém, em Niquelândia
Corpo de Bombeiros da cidade do Norte do Estado precisou de 10 homens para o delicado trabalho de resgate da vítima no Morro do Cruzeiro, que foi inicialmente socorrida ao Posto de Saúde da Prefeitura de Niquelândia no povoado onde não resistiu aos diversos ferimentos e morreu: acidente ocorreu no comecinho da manhã desta quinta-feira/14

Alice Gonzaga Coelho, de 71 anos, morreu na manhã desta quinta-feira/14, ao sofrer uma queda acidental enquanto caminhava com seus familiares por uma área bastante íngreme e de difícil acesso localizada nos arredores do Santuário de Nossa Senhora da Abadia do Muquém, distante 45 quilômetros da área central de Niquelândia.
Trata-se do Morro do Cruzeiro, que fica a mais de 100 metros de altitude, proporcionando uma vista privilegiada da passagem da região, inclusive da grande estrutura que é mantida no Muquém na área pertencente à Diocese de Uruaçu.

O RESGATE – De acordo com a tenente-coronel Ana Lúcia Cardoso, comandante da 6ª Companhia Independente Bombeiro Militar (6ª CIBM) de Niquelândia, o resgate da idosa foi muito difícil. “A vítima sofreu lesões na face e vários cortes, com sangramentos visíveis”, detalhou a oficial.

No Instagram do Corpo de Bombeiros da cidade do Norte do Estado, consta a informação do relato de uma testemunha que a vítima teria sofrido uma queda de 50 metros, rolando morro abaixo, em relação ao ponto onde se encontrava originalmente.
A idosa acabou sofrendo uma parada cardíaca nos momentos finais do resgate, passou por várias tentativas de reanimação feita pelo Corpo de Bombeiros e foi encaminhada à Unidade de Saúde do Povoado do Muquém, onde ficou constatado o óbito.

“A vida é um dom inviolável, meu povo. Quando nós fazemos uma promessa, um voto, um pedido à Deus, nós temos de ter o cuidado de não nos expormos de modo que coloque em risco a nossa própria vida. Esta senhora, Alice Gonzaga, foi peregrinar num morro que é proibido, num local muito alto, aqui do lado (do Santuário do Muquém). Nós temos uma guarita, com segurança 24 horas, em que sempre orientamos e instruímos que os fiéis não devem avançar além daquele ponto. Mas, às vezes, (os devotos) acabam encontrando acessos por outras áreas, por propriedades de outras pessoas. Infelizmente, ela veio a óbito, caindo do ponto onde se encontrava. Rezemos por Alice e busquemos cumprir as medidas de segurança que a Casa da Mãe Abadia passa a todos os seus filhos romeiros”, afirmou o religioso, em vídeo divulgado nas redes sociais do Santuário do Muquém.
O corpo da vítima fatal foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) para os trâmites de praxe, a fim de ser liberado para o sepultamento em Niquelândia neste feriado municipal da sexta-feira/15, data em que se comemora o dia de Nossa Senhora da Abadia do Muquém.
