Goiânia/Uruaçu

“GIGANTE DO NORTE” – HCN de Uruaçu recebe certificação conquistada por apenas 8,4% dos hospitais do país: maioria é da rede privada

ONA analisa lavagem dos lençóis, preparo das refeições, procedimentos técnicos específicos até o desempenho do corpo clínico de cada setor: padrões reconhecidos internacionalmente são seguidos pela unidade hospitalar do Governo de Goiás no Norte do Estado

O Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN), unidade do Governo de Goiás em Uruaçu, alcança mais um marco que o consolida como referência no estado: a certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA).

A solenidade de entrega do certificado de Hospital Acreditado – ONA 1 foi realizada na terça-feira (12) no auditório do HCN.

Essa conquista reforça o compromisso do hospital com a segurança dos pacientes e a qualidade dos serviços prestados à população dos 60 municípios que integram a macrorregião do Centro-Norte.

O evento contou com a presença da diretoria do HCN e do Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento – IMED, organização responsável pela administração do hospital, além de representantes da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO).

Após passar por um rígido processo de avaliação e atender aos critérios estabelecidos pela Organização, o HCN se tornou o sexto hospital da rede pública estadual com o certificado de Hospital Acreditado.

O processo analisa todo o funcionamento da unidade, desde a lavagem dos lençóis, preparo das refeições, procedimentos técnicos específicos até o desempenho do corpo clínico de cada setor, seguindo padrões reconhecidos internacionalmente.

Segundo a gerente operacional da ONA, Gilvane Lolato, o processo exige um esforço de todos os profissionais para que essas evidências objetivas possam ser apresentadas, mas não simplesmente para atender a acreditação, e sim com o foco de prestar uma assistência mais segura à população.

“Dessa forma, são beneficiados todos os envolvidos, inclusive o usuário do sistema público de saúde e a sociedade”, ressalta a representante da organização.

CONQUISTA – Segundo João Batista da Cunha, diretor assistencial do HCN, a certificação é uma conquista de todos os profissionais da unidade que se dedicam diariamente em oferecer o melhor serviço de saúde à população de Uruaçu e região.

Na visão dele, a conquista atesta não somente a qualidade do n trabalho, mas também o compromisso do HCN com um atendimento mais humanizado.

De acordo com levantamento realizado pelo jornal Folha de São Paulo, dos 7.700 hospitais brasileiros registrados no Ministério da Saúde, apenas 8,4% deles possuem acreditação, sendo a grande maioria instituições privadas.

“A entrega da certificação ONA ao HCN reforça a política de regionalização da saúde aqui no estado de Goiás e atesta a importância de um atendimento humanizado e focado na segurança do paciente. Parabéns a todos do hospital por essa grande conquista”, conclui Wagner Assis Rodrigues, superintendente de Monitoramento de Contratos de Gestão e Convênios da SES-GO, presente no evento.

ASSISTÊNCIA DE QUALIDADE – Responsável pelo desenvolvimento e gestão dos padrões brasileiros de qualidade e segurança no setor de saúde, a Acreditação é um método de avaliação contínua que busca promover assistência de excelência, desenvolvendo a gestão integrada e a maturidade institucional das unidades certificadas.

O selo tem validade de dois anos, o que visa estimular e garantir a melhoria constante dos hospitais. Ao longo desse período o hospital passa por manutenções, durante as quais a equipe da ONA acompanha a evolução da unidade.

REFERÊNCIA – Carinhosamente conhecido como Gigante do Norte, o Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano foi inaugurado pelo governador Ronaldo Caiado (UB) em dezembro de 2021 e, desde então, já realizou mais de 2 milhões de atendimentos à população.

Ao todo, a unidade soma mais de 1,6 milhão de exames laboratoriais e de imagem, 263 mil consultas médicas, oncológicas e multidisciplinares, 56 mil internações, 25 mil cirurgias e quase 4 mil partos.

O HCN possui 283 leitos ativos, além de uma equipe médica e multiprofissional qualificada, que oferece atendimento humanizado à população. Referência em casos de média e alta complexidade, o hospital se destaca pelo seu perfil assistencial em oncologia, traumatologia e gestação de alto risco. [Informações das Assessorias de Imprensa do IMED e da Secretaria Estadual da Saúde/SES-GO, em Goiânia]

Fachada do HCN em Uruaçu durante a campanha Outubro Rosa, em 2024: hospital é o 6º da rede estadual a alcançar a Certificação ONA-1 (Foto: Christiano Martins/Imed)

Veja também

Botão Voltar ao topo