ACESSO FACILITADO – Equatorial Goiás implanta cadeados numéricos em porteiras da zona rural no Norte do Estado
Iniciativa pioneira da companhia entrará em operação em 33 cidades das regiões de Porangatu e Uruaçu será expandida para todo o Estado durante o ano, garantindo maior agilidade no atendimento emergencial no campo

Para agilizar o acesso das equipes de manutenção nas fazendas e reduzir o tempo de atendimento em ocorrências no sistema elétrico, a Equatorial Goiás iniciou neste ano a instalação de cadeados numéricos em porteiras de propriedades rurais.
A iniciativa busca solucionar um dos principais desafios enfrentados na zona rural em áreas onde porteiras trancadas dificultam a chegada dos eletricistas. Atualmente, 19 municípios da região de Anápolis são contemplados com a iniciativa.
Com os novos cadeados, a distribuidora compartilha uma senha numérica exclusiva com os produtores rurais, garantindo que os técnicos autorizados possam acessar a propriedade sem necessidade de deslocamento do responsável e ou proprietário para abrir a porteira.
Essa medida melhora a eficiência da operação e agiliza os atendimentos emergenciais por falta de energia.
AÇÃO PIONEIRA NO NORTE DE GOIÁS – Outros 33 municípios do Norte de Goiás, da região entre Uruaçu e Porangatu, passaram também a contar com essa ação que reforça o cuidado da companhia com os clientes da zona rural. A adesão ao cadastro numérico é voluntária.
COMO FUNCIONA? – O proprietário rural interessado pode solicitar de formulário gratuito o cadeado se cadastrando no formulário https://forms.office.com/r/pfx8tkiGCC .
Após o preenchimento do formulário, a equipe do distribuidor entra em contato com o solicitante para confirmar a instalação. Após instalado, os técnicos fornecerão o código de acesso.
Essa senha será compartilhada exclusivamente entre o dono da propriedade e os eletricistas responsáveis pelo atendimento emergencial da distribuidora.
BENEFÍCIOS PARA OS CLIENTES E PARA O SISTEMA ELÉTRICO – A dificuldade de acesso às propriedades rurais impacta diretamente a qualidade do fornecimento de energia elétrica. Desde o início do projeto, em janeiro deste ano, a companhia registrou uma queda de 33% sem impedimento de ações das equipes na região Norte do estado.
“A impossibilidade de acesso causa atrasos significativos no atendimento, impactando diretamente a confiabilidade do serviço. Com essa ação, buscamos garantir que os eletricistas tenham uma entrada facilitada para restabelecer o adequado o mais rápido possível”, explicou o superintendente da Regional Norte da Equatorial, Thiago Nunes.
DIFICULDADE DE ACESSO – Entre janeiro e fevereiro de 2024, foram registrados 412 casos de atendimentos suspensos devido a porteiras fechadas na região Norte.
Desde que a ação foi iniciada, esse número caiu para 276, representando uma redução de 66%.
Esse cenário compromete a execução dos planos de manutenção e a rapidez na solução de ocorrências, o que afeta produtores rurais e demais consumidores da área.
“As equipes de manutenção encontram dificuldades no acesso às propriedades rurais e, sobretudo, em condomínios de chácaras para realizar atividades de manutenção na rede elétrica”, comentou Nunes. [Informações da Assessoria de Imprensa da Equatorial Goiás, em Goiânia]
