Niquelândia

FAEG Jovem Niquelândia participa da Tecnoshow COMIGO em Rio Verde após 4º lugar em premiação estadual do Senar Goiás em 2024

Presença do grupo da cidade do Norte do Estado na capital do agronegócio goiano faz parte de uma imersão em reconhecimento ao excelente desempenho do grupo na 6ª edição do Etapa Estadual do Programa Empreendedor Jovem do Senar, no ano passado

A FAEG Jovem Niquelândia foi convidada a participar da Tecnoshow COMIGO em Rio Verde, iniciada na última segunda-feira (7) e que prossegue até a próxima sexta-feira/11 na cidade do Sudoeste Goiano.

A presença do grupo do Norte do Estado faz parte de uma imersão em reconhecimento ao excelente desempenho do grupo na 6ª edição do Programa Empreendedor Jovem/Faeg Jovem/Etapa Estadual do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) em Goiás, no ano passado.

A Faeg Jovem Niquelândia conquistou o 4º lugar com o projeto “Desenvolvimento Sustentável em Niquelândia: Inovação na Cadeia Produtiva do Baru e Promoção do Turismo Cultural Rural”.

Por isso, a premiação alcançada em 2024 é um marco significativo para o projeto, reconhecendo o esforço coletivo e a dedicação de todos os envolvidos.

“Receber esse prêmio foi, para nós, um reconhecimento ao trabalho árduo na busca constante por soluções sustentáveis para nossa região”, afirmou a equipe da FAEG Jovem Niquelândia nas redes sociais.

Segundo a coordenadora da FAEG Jovem Niquelândia, Cleiciene Rodrigues da Silva Sodré, a imersão no maior evento do agronegócio goiano constitui-se um momento ímpar para o fortalecimento do projeto e o crescimento do grupo, uma vez apenas os 10 primeiros colocados do Programa Empreender Jovem têm o privilégio de participar da experiência.

“Em Rio Verde, temos network, conhecimento, oportunidade e novas ideias para novos projetos”, afirmou a coordenadora.

Cleiciene destacou que, com um olhar voltado para o futuro, a FAEG Jovem Niquelândia segue apostando na inovação, sustentabilidade e empreendedorismo rural, e agora, com mais força, prepara-se para conquistar o 1º lugar na 7ª edição do Programa Empreendedor Jovem do Senar.

HISTÓRICO – O projeto de desenvolvimento da cadeia produtiva do baru da FAEG Jovem Niquelândia começou em 2022 com o sorvete de castanha de Baru.

Tal inovação atraiu a atenção de eventos que receberam maciça presença de público na cidade do Norte do Estado, como o Cine Ema Eco Festival e o Festival Gastronômico Josefinas – Comida da Tradição.

Tanise Knakievicz, vice-coordenadora do projeto, explicou que a repercussão da iniciativa rompeu fronteiras com o destaque recebido pela TV Anhanguera (afiliada da Rede Globo em Goiás) chegando a Estados como Santa Catarina.

Além da criação de novos produtos como o queijo vegetal “Angatu”, a FAEG Jovem Niquelândia também tem se dedicado à capacitação da comunidade local, com cursos sobre a coleta e armazenamento do Baru, em parceria com o Senar Goiás.

“A polpa do baru pode ser usada para alimentar o gado, enquanto a sombra da planta beneficia o rebanho. O caroço também é útil na produção de carvão, além de ser um insumo para sistemas de hidroponia”, explicou Tanise, sobre a integração que propicia uma sinergia entre a lavoura e a floresta. [Informações do site Rede Atualiza/Goianésia sob adaptações editoriais do Portal Excelência Notícias, em Niquelândia]

ENTRE OS QUATRO MELHORES – FAEG Jovem Niquelândia recebe prêmio com projeto de desenvolvimento da cadeia produtiva do baru, durante o Encontro Estadual de Lideranças do Agro, em dezembro do ano passado, em Goiãnia [Foto: Divulgação

Veja também

Botão Voltar ao topo