TRAGÉDIA – Arrastado por égua, vaqueiro de 37 anos morre enforcado ao tentar laçar gado na zona rural de Niquelândia
Jesian Sampaio Silva, de 37 anos, será sepultado nesta quarta-feira (2) no município de Wagner, interior da Bahia, onde nasceu: corpo foi liberado pelo IML de Uruaçu na tarde desta terça-feira (1º), mas laudo da Polícia Técnico-Científica deverá ser enviado à Delegacia da Polícia de Niquelândia no prazo de até 30 dias.

Um trágico acidente tirou a vida de Jesian Sampaio Silva, de 37 anos, funcionário de uma fazenda na região do Povoado Garimpinho, distante cerca de 130 quilômetros da área urbana de Niquelândia.
O caso foi registrado na Delegacia de Polícia de Niquelândia no começo da noite desta segunda-feira (31) após o gerente da propriedade, Silas Silva Santos, comunicar o ocorrido a um conhecido, que se dirigiu à unidade policial para formalizar a ocorrência.
De acordo com o relato de testemunhas, Jesian foi encontrado sem vida por volta das 14h de ontem por um colega de trabalho – Denilson Pereira da Cruz, de 53 anos – que foi procurá-lo depois que o vaqueiro não retornou para o almoço.
Ele foi encontrado caído no chão com o laço enrolado no pescoço, à uma certa distância da égua que montava.
Edmilson Gama da Silva, outro funcionário da fazenda, informou que viu Jesian por volta das 11h20, antes de seguir para uma tarefa de cercamento no pasto.
Ao notar sua ausência na hora do almoço, ele pediu que Denilson fosse procurá-lo.
Pouco depois, veio a triste notícia: Jesian estava morto, com sinais de enforcamento, possivelmente após um acidente enquanto tentava laçar algum animal.
A principal hipótese levantada pelos colegas é de que Jesian tenha caído do cavalo enquanto manejava o laço, que teria se enrolado em seu pescoço, causando à fatalidade.
O acidente será investigado pelo delegado Gerson José de Sousa para esclarecimento dos fatos. O gerente da fazenda esteve na DP e confirmou todas as informações relatadas pelos funcionários.
As circunstâncias da morte de Jesian Sampaio Silva serão formalmente determinadas pela Policia Técnico-Científica de Uruaçu que esteve no local para a perícia.
O corpo do vaqueiro foi removido ao IML também em Uruaçu para as providências de praxe, sendo liberado no final da tarde desta terça-feira (01/04) para o sepultamento no município de Wagner – de 9,5 mil habitantes, no interior da Bahia – onde moram seus familiares, a 390 quilômetros de Salvador.