Niquelândia

WALISON FÉLIX – Eleito suplente de vereador aos 25 anos, jovem de Niquelândia alcança destaque na política de Gurupi/TO

Rapaz nascido na cidade do Norte do Estado, filho de uma auxiliar de serviços gerais, deixou o município aos 17 anos para terminar os estudos em Goiânia e mudou-se para Gurupi para cursar Direito: com atuação destacada no meio acadêmico, enveredou para a política e ganhou a confiança da prefeita Josi Nunes (UB) que, reeleita, o nomeou recentemente como Diretor de Juventude e Esporte da terceira maior cidade do Tocantins

Dorimar Walison Pereira Félix – mais conhecido com Walison Félix, um jovem de apenas de 25 anos, nascido em Niquelândia, no Norte do Estado – tem conquistado espaço e respeito na política e na gestão pública de Gurupi (TO).

Sua trajetória de liderança começou cedo e é marcada por desafios e conquistas importantes na terceira maior cidade do Tocantins, de 90 mil habitantes. Localizada no Sul do Estado, Gurupi dista 420 quilômetros de Niquelândia e 230 quilômetros de Palmas, a capital tocantinense.

Walison Felix durante reunião política em sua campanha eleitoral à Câmara Municipal de Gurupi, nas eleições de 2024, ladeado pela prefeita Josi Nunes [Foto: Arquivo Pessoal]
Recentemente, por ocasião da reeleição da prefeita Josi Nunes (União Brasil), Walison Félix assumiu o cargo de Diretor de Juventude e Esporte da Prefeitura de Gurupi, onde destacou-se como Diretor de Infraestrutura, com apenas 23 anos.

Em 2024, o niquelandense concorreu às eleições municipais em Gurupi, obtendo 250 votos e se tornando suplente de vereador, também pelo União Brasil.

 

“Santinho” da campanha a vereador do niquelandense Walison Félix em Gurupi, ao lado da prefeita Josi Nunes: ele alcançou 250 votos na eleição de 2024 [Foto: Arquivo Pessoal]

Desde então, a presença de Walison na política gurupiense tem sido notável, principalmente por seu compromisso em trabalhar por projetos que beneficiem a comunidade, especialmente os jovens.

Bacharel em Direito formado pela Universidade de Gurupi (UnirG) no final de 2023, Walison mostrou sua vocação para liderança ainda durante os cinco anos de graduação, quando foi presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da instituição, reativado por sua iniciativa.

Deputado federal e ex-governador do Tocantins, Carlos Gaguin é uma das lideranças do Estado que apreciam o trabalho político de Walison Félix em Gurupi [Foto: Arquivo Pessoal]
À frente do DCE, Walison fortaleceu a participação estudantil em questões sociais e educacionais. Nessa época, o niquelandense também fundou e se tornou o primeiro presidente da Associação Atlética Acadêmica de Direito da UnirG/Justiceira – mais conhecida como “Atlética Justiceira” – que começou do zero e, sob sua gestão, tornou-se uma das maiores da região de Gurupi.

A entidade se notabilizou em Gurupi por organizar e participar de diversos eventos, atividades esportivas, sociais e culturais entre os estudantes de advocacia da UnirG, visando integrar os bacharelandos e fortalecer o espírito de equipe.

No dia 1º de janeiro, Walison Félix prestigiou a posse da prefeita reeleita de Gurupi, Josi Nunes; e do vice-prefeito da cidade, Adailton Fonseca [Foto: Arquivo Pessoal]
Agora, como Diretor de Juventude e Esporte do Poder Executivo de Gurupi, Walison pretende desenvolver políticas públicas que incentivem o esporte e ampliem as oportunidades para os jovens da cidade.

“Acredito que a juventude pode ser protagonista na transformação das nossas cidades. Tudo o que conquistei até hoje foi fruto de muito esforço e dedicação. Tenho orgulho das minhas raízes em Niquelândia, e levo o nome da cidade comigo por onde passo”, destaca Walison.

Além do trabalho na gestão pública, ele segue se preparando para novos desafios. Walison está focado no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para o efetivo exercício da profissão, bem como no desenvolvimento de novos projetos políticos, mostrando que seu compromisso com o estudo e o crescimento profissional continua firme.

PROMESSA NA POLÍTICA DO TOCANTINS – Walison Felix, que é nascido em Niquelândia, durante solenidade com o senador tocantinense Eduardo Gomes/PL [Foto: Arquivo Pessoal]
Bastante conhecido tanto em Gurupi quanto em Niquelândia, por ser dotado de carisma e visão de futuro, Walison tem portas abertas em importantes esferas políticas tocantinenses, bem como em Brasília, onde recentemente esteve em contato com grandes lideranças políticas.

Seu nome já é conhecido tanto em Gurupi quanto em Niquelândia e seu futuro na política promete ser ainda mais promissor, dada sua história pessoal de perseverança que inspira jovens a acreditarem que é possível fazer a diferença com trabalho sério e compromisso com a população.

COM O GOVERNADOR DO TO – Walison Felix visita Palmas frequentmente atrás de benefícios para a população de Gurupi: na imagem, o niquelandense aparece com o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, do Republicanos [Foto: Arquivo Pessoal]
COMO TUDO ACONTECEU – “Eu saí de Niquelândia por volta dos meus 16, 17 anos para terminar o Ensino Médio em Goiânia, pois a minha mãe (Aleninha Félix Pardinho, que foi auxiliar de serviços gerais na Escola Municipal São José) já morava lá na capital. Em Goiânia,  trabalhei como auxiliar de cozinha numa empresa de açaí, onde acabei me tornando gerente, logo depois. Após dois anos em Goiânia, quando finalizei meus estudos, a minha meta era cursar uma faculdade. Porém, decidi vir para Gurupi – onde meu pai já morava, mas para morar sozinho – porque a mensalidade do curso de Direito era mais barata. Em resumo, como se costuma dizer, decidi mudar de Niquelândia para ir atrás de um futuro melhor”, explicou Walison, que disse visitar sua terra natal com certa frequência, em áudios enviados por WhatsApp ao Excelência Notícias no início da tarde desta segunda-feira/6.

Walison Félix é, sem dúvidas, uma das grandes apostas da nova geração na política tocantinense. Sem dúvida nenhuma – o que mais nos orgulha, enquanto órgão de imprensa – é noticiar a bela e exemplar trajetória que um filho de Niquelândia está percorrendo, honrando o nome do município do Norte do Estado na terceira maior cidade do Tocantins.

Walison (c) com a mãe Aleninha (à esq.) e a avó Carminda, ao final da cerimônia de Colação de Grau em Direito na Universidade de Gurupi: esforço [Foto: Arquivo Pessoal]

Veja também

Botão Voltar ao topo