Barro Alto/Niquelândia

Anglo American reforça ações de inclusão e diversidade para marcar o primeiro feriado nacional do Dia da Consciência Negra em Niquelândia e Barro Alto  

Mineradora lançará podcast para debater diversidade e riqueza da cultura negra, com ações para valorizá-la e promover mobilização para a equidade racial: também foram produzidas cartilhas com informações sobre expressões de cunho racista que devem ser evitadas, até orientações para educar crianças

Em celebração ao mês da Consciência Negra, a Anglo American está reforçando uma série de ações voltadas para a promoção da igualdade racial e a conscientização contra o racismo.

Dentre as iniciativas, a empresa produziu e disponibilizou, internamente e em suas redes sociais, cartilhas que trazem desde informações sobre expressões de cunho racista que devem ser evitadas, até orientações para educar crianças.

Além disso, a companhia irá promover uma live sobre práticas antirracistas em organizações.

As ações estão sendo preparadas com apoio de especialistas em diversidade e inclusão e colaboração do grupo de afinidades Raça e Etnia, que conta com a participação voluntária de profissionais da empresa.

“Entre as atividades desse grupo, há um planejamento coletivo de objetivos que devem ser atingidos, em busca do fortalecimento de um ambiente de trabalho psicologicamente seguro, inclusivo e diverso, em alinhamento aos nossos Valores”, explica Letícia Guimarães, gerente de Cultura, Diversidade & Inclusão e Saúde Mental da Anglo American no Brasil.

AÇÕES DURANTE TODO O ANO – Neste ano, a Anglo American iniciou um censo de diversidade com seus empregados e empregadas, que objetiva traçar um diagnóstico que compreenda a composição de sua força de trabalho.

Isso inclui informações sobre gênero, raça e etnia, idade, orientação sexual e deficiência.

“Com esses dados, será possível identificar lacunas que precisam de atenção dentro do nosso Programa de Inclusão & Diversidade

A educação antirracista é um processo contínuo em nossa empresa. Agora, em novembro, está sendo realizada uma Trilha Antirracista para esses profissionais. As lideranças internas também receberam a obra literária Pequeno Manual Antirracista, da autora Djamila Ribeiro”, completa Letícia.

Na Anglo American, a diversidade é respaldada por procedimentos aplicados em todas as unidades do Grupo no mundo, tais como: Política de Inclusão e Diversidade, Política de Cuidados Familiares, Política Contra a Violência Doméstica e Política Contra Bullying, Assédio e Retaliação.

A companhia possui ainda um canal de denúncia para recebimento de relatos sobre ações que descumpram seus valores, tudo tratado com a máxima confidencialidade e investigado pelas equipes competentes.

PODCAST SERÁ LANÇADO HOJE, DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA – Nesta quarta-feira (20), quando o Dia da Consciência Negra será feriado nacional pela primeira vez, o podcast Conversas que Inspiram, da Anglo American, lançará um episódio dedicado a debater a diversidade e a riqueza da cultura negra, além de ações para valorizá-la e promover mobilização para a equidade racial.

As convidadas serão Daniela Monteiro, analista de Inclusão e Diversidade da Anglo American, e Rhayanna Fernandes, gerente de Sustentabilidade da Protiviti Brasil e membra do Comitê de Auditoria do Pacto Global da ONU (Rede Brasil).

Para acessar o conteúdo completo, basta pesquisar pelo nome Conversas que Inspiram no seu agregador de áudio preferido.

LIVE PARA PÚBLICO INTERNO – Já no dia 22 de novembro, será realizada uma live para todos os empregados e empregadas da Anglo American no Brasil, com a participação de Fabiana Conceição, especialista em Cultura Organizacional e Diversidade e Inclusão.

O evento vai tratar da importância da equidade racial no mercado de trabalho e do combate ao viés inconsciente discriminatório.

FERIADO INÉDITO – A lei nº 12 519, de 10 de novembro de 2011, instituiu o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra como data a ser comemorada no dia 20 de novembro de cada ano.

Um projeto de lei proposto em 2017, para prever a data como feriado nacional, foi aprovado no Senado em setembro de 2021.

Após isso, o projeto foi aprovado pela Câmara dos Deputados em 2023, sendo que a data foi instituída pelo governo federal no dia 21 de dezembro do mesmo ano.

Até novembro de 2022, quando ainda não havia uma lei federal, cinco Estados e mais de 1.000 cidades haviam instituído feriado por meio de normas locais. [Informações da Assessoria de Imprensa da Anglo American, em Belo Horizonte/MG]

Veja também

Botão Voltar ao topo