Niquelândia

Pesquisa contratada, registrada e divulgada pelo Excelência Notícias apontou vitória de Eduardo Moreira à Prefeitura de Niquelândia: resultados ficaram dentro da margem de erro

“Contatos Serviços de Comunicações, Marketing e Pesquisas”, sediada em Catalão, mostrou precisão nos percentuais obtidos e no ranking de posições do prefeito eleito e dos outros dois candidatos que disputavam o Poder Executivo na apuração realizada no último domingo/6

A pesquisa eleitoral que apontou a vitória do então candidato a prefeito Eduardo Moreira (Novo) – acertando também a posição dos candidatos que terminaram em 2º e em 3º lugar nas eleições municipais de Niquelândia – foi contratada, registrada e divulgada pelo Portal Excelência Notícias na quarta-feira/2, três dias antes do agora prefeito eleito receber a confiança de 8.988 moradores da cidade do Norte do Estado, no último domingo/6.

Como se sabe, o levantamento registrado pelo Excelência Notícias com o nº 07.677/2024 junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) fora realizado no dia 28 de setembro pela empresa “Contatos Serviços de Comunicações, Marketing e Pesquisas”, sediada em Catalão, no Sudeste do Estado. Na ocasião, 400 pessoas foram entrevistadas.

Com 33 anos de atuação no mercado de pesquisas eleitorais, a “Contatos Serviços” é reconhecida pela classe política pelos acertos no resultado de eleições nas cidades de todas as regiões do Estado.

No caso específico de Niquelândia, a pesquisa apontava que o empresário do ramo de telecomunicações e internet tinha 37% das intenções de voto pela modalidade “estimulada”, ou seja, diante da apresentação de um cartão com o nome dos três candidatos que estavam na disputa.

Para se ter uma ideia da precisão da pesquisa, o índice de confiança de que o futuro prefeito de Niquelândia pudesse ser realmente o vitorioso era de 95%.

Porém, o detalhe mais importante é que os percentuais de intenção de voto do prefeito eleito e dos outros dois candidatos que disputavam o cargo ficaram dentro da margem de erro, que era de 4,87 pontos percentuais para mais ou para menos.

Vamos aos números: Eduardo Moreira foi eleito com 41,38% dos votos válidos. Ou seja, considerando-se a margem de erro, o postulante do Partido Novo teria entre 32,13% e 41,87% da preferência dos eleitores de Niquelândia.

Levantamento da Contatos, Serviços de Comunicações, Marketing e Pesquisas, de Catalão, acertou resultado e o posiciionamento de cada candidato ao final da apuração da eleição municipal de 2024 em Niquelândia: números ficaram dentro da margem de erro [Foto: Reprodução/Captura de Tela/Excelência Notícias]
A diferença entre o teto da margem de erro (41,87%) e do percentual efetivamente alcançado na vitória (41,38%) foi de apenas 0,49 pontos percentuais, evidenciando uma precisão estatística jamais vista em outras eleições no município.

BOIADEIRO – Vamos aos números do então candidato a prefeito Ozeas Boiadeiro/PL, que terminou a disputa eleitoral em 2º lugar com 7.368 votos, correspondentes a 33,92% dos votos válidos.

De acordo com a pesquisa da “Contatos Serviços”, Boiadeiro teria 30,25% das intenções de votos dos niquelandenses, figurando também na 2ª posição.

Ou seja, considerando-se a margem de erro (de 4,87 pontos percentuais para mais ou para menos) o empresário do ramo de compra e venda de gado teria entre 25,38% e 35,12% da preferência dos eleitores de Niquelândia.

No caso de Boiadeiro, a diferença entre o teto da margem de erro (35,12%) e do percentual efetivamente alcançado (33,92%) pelo agora ex-candidato foi de apenas 1,2 pontos percentuais, atestando novamente a precisão da pesquisa realizada pela empresa de Catalão.

SANDRO – O advogado e ex-assessor especial de gabinete da Prefeitura de Niquelândia, Sandro Bernardes Araújo (MDB), terminou a disputa pelo cargo em terceiro lugar na eleição ocorrida no último domingo.

O agora ex-candidato a prefeito – que era apoiado pela atual administração municipal – obteve a confiança de 5.363 eleitores, correspondentes a 24,69% dos votos válidos.

Conforme a pesquisa da “Contatos Serviços” divulgada no último dia 2, Dr. Sandro teria 22,25% das intenções de votos dos niquelandenses, igualmente na 3ª posição.

Sendo assim – considerando-se a margem de erro de 4,87 pontos percentuais, para mais ou para menos – o então candidato do MDB teria entre 17,38% e 27,12% da preferência dos eleitores de Niquelândia.

PRIMEIRA PESQUISA DA CONTATOS TAMBÉM APONTAVA VITÓRIA DE EDUARDO – No dia 28 de agosto, a assessoria do então candidato e agora prefeito eleito Eduardo Moreira divulgou, em suas redes sociais, a primeira pesquisa realizada em Niquelândia pela “Contatos Serviços de Comunicações, Marketing e Pesquisas”, de Catalão.

Registrada no TSE  sob o número GO-06.425/2024,  a pesquisa que também ouviu 400 pessoas entre os dias 22 e 23 de agosto apontava que Eduardo Moreira tinha 25% das intenções de voto na liderança na corrida pela prefeitura no levantamento ora contratado pela “Editora Jornalista O Estadão Ltda/Jornal O Estadão” sediada em Uruaçu.

Ozeas Boiadeiro tinha 23%, em 2º. O então candidato Ronan Batista aparecia em 3º com 18,75% (antes de ter o registro de candidatura impugnado pelo TRE). Por fim, o 4º colocado segundo a “Contatos Serviços” era o candidato Dr. Sandro, com 12,80%.

Na ocasião, emissários do então candidato do MDB à Prefeitura de Niquelândia foram até o endereço constante no CNPJ da empresa de pesquisas em Catalão, onde gravaram vídeos para denunciar a suposta inexistência da empresa no local apontado no cadastro da Receita Federal, no sentido de desqualificar o levantamento que favorecia o então candidato a prefeito do Partido Novo.

Depois, os gestores da “Contatos/Serviços” gravaram um vídeo atestando a idoneidade da empresa e as mais três décadas de serviços prestados com acertos em inúmeros pleitos eleitorais, detalhando que o endereço do empreendimento estava desatualizado no cadastro da Receita.

Ao passo que a coligação de Dr. Sandro apenas apelou à utilização de vídeos em redes sociais para tentar denegrir o resultado da pesquisa (que atestava o mesmo em último lugar na preferência dos niquelandenses, tal como se verificou após a abertura das urnas no domingo) os advogados da coligação encabeçada por Ozeas Boiadeiro entraram com uma representação contra a pesquisa da “Contatos/Serviços” junto à 41ª Zona Eleitoral.

No entanto, a argumentação era fundamentada exclusivamente em questões de ordem técnica, sem questionar os percentuais de preferência do eleitor auferidos para cada candidato. Inicialmente, Boiadeiro conseguiu que a divulgação da pesquisa fosse suspensa.

Porém, no último dia 16 de setembro, a juíza da 41ª Zona Eleitoral de Niquelândia, Sylvia Amado Pinto Monteiro, decidiu liberar a divulgação dessa primeira pesquisa.

Segundo a magistrada, isso se deu porque a “Contatos Serviços” conseguiu sanear a contento os problemas de ordem técnica então verificados na pesquisa pela coligação de Boiadeiro.

DECISÃO JUDICIAL ESTIMULOU REGISTRO DE NOVA PESQUISA DA MESMA EMPRESA – “Em função dessa deliberação da juíza de Niquelândia, sobre a primeira pesquisa divulgada pelo então candidato a prefeito do Partido Novo, o nosso entendimento enquanto meio de comunicação foi no sentido que era pertinente contratarmos uma segunda pesquisa do mesmo instituto de Catalão, confiando na seriedade da empresa. Toda aposta, é claro, representa um risco mas, com base na análise dos dados que fizemos nesta reportagem – comprovando que os percentuais obtidos pelo prefeito eleito e pelos dois candidatos  derrotados estavam corretos e dentro da margem de erro – hoje temos a certeza de que a parceria com a ‘Contatos Serviços” nesta pesquisa se prolongará por outras eleições daqui em diante”, afirmou o jornalista e empresário Euclides Oliveira, proprietário do Portal Excelência Notícias fundado em abril de 2018 em Niquelândia.

Pesquisa que apontou vencedor da eleição em Niquelândia foi contratada e registrada pelo Portal Excelência Notícias na semana que antecedeu a realização da eleição municipal [Foto: Reprodução/Captura de Tela – PesqEle/TRE]

Veja também

Botão Voltar ao topo