Eduardo Moreira lidera com 37% de intenções de voto à prefeitura após impugnação de Ronan em Niquelândia, diz pesquisa
Um total de 400 eleitores residentes em bairros da área urbana da cidade foram consultados no último dia 28 de setembro sobre suas intenções de voto à chefia do Poder Executivo niquelandense a partir de janeiro de 2025: filiado ao Partido Novo e sem coligação com outras legendas, empresário do ramo de telecomunicações e internet disputa um cargo público pela primeira vez na cidade do Norte do Estado
Faltando quatro dias para as eleições marcadas para o próximo domingo (6) o candidato a prefeito pelo Partido Novo, Eduardo Moreira – mais conhecido como Eduardo da Niqturbo, de 42 anos – aparece na dianteira com 37% das intenções de voto para a Prefeitura de Niquelândia nesta quarta-feira (2), segundo a empresa “Contatos/Serviços de Comunicações, Marketing e Pesquisas”, sediada em Catalão.
Como se sabe, o empresário do ramo de telecomunicações e internet disputa um cargo público na cidade do Norte do Estado pela primeira vez. Diferentemente das outras candidaturas que seguem na disputa pelo Poder Executivo, Eduardo Moreira decidiu distanciar-se de lideranças ele classifica como sendo da “velha política” no município.
Com a decisão de compor o que se conhece por “chapa pura”, a escolha pelo nome para a vaga do candidato a vice-prefeito de Eduardo acabou nas mãos do empresário do ramo de xerox/encadernações/impressões, Gervan Freitas (Novo).
Ou seja, ambos disputam os respectivos cargos sem estarem coligados com nenhum partido político, algo inédito na história da política de Niquelândia.
A cidade possui 28.880 eleitores aptos para votar no domingo, segundo dados oficiais de 2024 do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Goiás.
PESQUISA ESTIMULADA – De acordo com levantamento estatístico realizado pelo estabelecimento denominado “Joice Karla Ribeiro/Contatos Serviços” – razão social da empresa localizada no Sudeste Goiano – Eduardo Moreira teria 37% das intenções de voto na pesquisa estimulada, pontuando na 1ª colocação, se as eleições fossem hoje.
Trata-se da primeira pesquisa feita em Niquelândia já sem o nome do ex-prefeito e agora ex-candidato Ronan Rosa Batista (PRD) como opção de escolha do eleitor local.
Dono de dois mandatos entre 2006 e 2012, Ronan teve o pedido de registro de candidatura definitivamente impugnado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em Goiânia na quinta-feira/26, após sofrer derrota inicial nesse sentido na 41ª Zona Eleitoral de Niquelândia.
Portanto, no levantamento estimulado em específico, o eleitor foi informado sobre as três opções de nomes que permanecem na disputa pelo cargo desde o início da corrida eleitoral, em 16 de agosto.
Sempre de acordo com a pesquisa da Contatos/Serviços, o candidato a prefeito Ozeas Gomes de Morais – o popular Ozeas Boiadeiro/PL, de 40 anos – aparece em 2º lugar no levantamento, tendo recebido 30,25% das intenções e voto dos niquelandenses.
Esta é a segunda vez que Boiadeiro disputa cargos públicos no município. Em 2020, o empresário do ramo de compra e venda de gado disputou a prefeitura e terminou em terceiro lugar.
Neste pleito de 2024, ele compôs chapa com Evaldo Rincon (PDT), de 60 anos, como candidato a vice-prefeito. Além do PL e do PDT, a “Coligação União Faz a Vitória do Povo” – encabeçada por Boiadeiro e Evaldo – é formada pelo pelos partidos Solidariedade, Progressistas e União Brasil.
A pesquisa da Contatos/Serviços aponta que o candidato a prefeito pela “Coligação Niquelândia Não Pode Parar”, Sandro Bernardes Araújo, de 44 anos, mais conhecido como Dr. Sandro (MDB), estaria na 3ª e última colocação na disputa, tendo recebido 22,25%.
A coligação encabeçada por Dr. Sandro e Conceição é formada pelos partidos Republicanos, MDB, PSB, PSD e pela Federação PSDB/Cidadania. A ex-primeira-dama Conceição Veloso (PSDB) concorre como candidata a vice-prefeita da chapa que, em comício na noite da sexta-feira/27, recebeu o apoio formal de Ronan.
Os indecisos – de acordo com o levantamento estimulado, representam 7,75% da amostra pesquisada. Outros 2,75% dos eleitores niquelandenses disseram que não irão votar em “nenhum” dos três candidatos à prefeitura do município. O percentual de votos brancos/nulos não foi mensurado.PESQUISA ESPONTÂNEA – A pesquisa espontânea é aquela feita sem a apresentação, ao eleitor, dos nomes que efetivamente irão concorrer ao pleito em Niquelândia.
Por esse critério, a vantagem do candidato a prefeito Eduardo Moreira também se confirmou: 35,50% declararam que irão votar no nome indicado pelo diretório municipal do Partido Novo, segundo a pesquisa da Contatos/Serviços.
Na sequência da pesquisa, Ozeas Boiadeiro apareceu pontuando em 2º lugar com 28% das intenções, enquanto Dr. Sandro (MDB) ficou em 3º com 21,25% dos votos.
Já o ex-prefeito Ronan foi citado por um único eleitor, conferindo-lhe assim 0,25% das intenções, mesmo após ter sido oficialmente excluído da disputa.
Os eleitores que ainda “não sabem em quem vão votar” – de acordo com o levantamento estimulado – representam 11,25% da amostra pesquisada.
Outros 2,75% dos eleitores niquelandenses disseram que não irão votar em “nenhum” dos três candidatos. Por fim, apenas 1% dos eleitores estão “indecisos” no presente momento. O percentual de votos brancos/nulos também não foi mensurado.REJEIÇÃO – A Contatos/Serviços de Comunicações, Marketing e Pesquisas”, também fez, em Niquelândia, o levantamento estimulado (com a apresentação dos nomes aos eleitores) para avaliar a rejeição dos três candidatos ao cargo de prefeito da cidade. Ou seja, em qual postulante o eleitorado niquelandense não votaria neste domingo.
Por esse viés, o nome mais rejeitado na 1ª posição foi o do ex-assessor especial da prefeitura, Dr. Sandro: 34% das pessoas consultadas afirmaram que não votariam no candidato do MDB para assumir o comando do município a partir do próximo ano.
O 2º colocado pelo aspecto “rejeição” é o candidato do PL, Ozeas Boiadeiro: 14 % disseram que não teriam o empresário da área de compra e venda de gado como opção para estar à frente da Prefeitura de Niquelândia entre 2025 e 2028.
Por fim, o candidato Eduardo Moreira (Novo) ficou em 3º e último lugar por esse critério, pois apenas 3,5% dos eleitores afirmaram que não votariam nele para ser prefeito pela primeira vez.
Eduardo segue sendo o menos rejeitado entre os três concorrentes, na comparação com pesquisas anteriores realizadas por diferentes empresas do segmento desde o início desta campanha eleitoral.
Um número bastante expressivo – 46% dos eleitores ouvidos na pesquisa – disseram que “não rejeitam nenhum” dos candidatos à Prefeitura de Niquelândia.
Na outra ponta, os que “rejeitam todos” representaram apenas 2,5% da amostra pesquisada.
Tal fato, vale dizer, abre grande possibilidade para que todos os concorrentes ao cargo ampliem seus percentuais de intenção de votos até o momento da ida às urnas, no dia 6.
DETALHAMENTO DA PESQUISA – Registrado no TRE-GO no dia 26/09/2024 com o número GO-07677/2024, o levantamento realizado em Niquelândia foi contratado pela empresa “Portal Excelência Notícias e Serviços de Comunicação LTDA” – sediada em Niquelândia – através de recursos próprios, com a devida emissão de nota fiscal pela empresa “Joice Karla Ribeiro/Contatos Serviços” referente ao serviço prestado – dentre outras exigências legais – em cumprimento à Lei nº 9.504/97 e a Resolução TSE nº 23.600/19.Para a composição do referido levantamento, a Contatos/Serviços entrevistou, no dia 28 de setembro, um total de 400 eleitores entre homens (49,6%) e mulheres (50,4%), divididos em grupos de 100 eleitores cada, residentes em quatro regiões distintas da área urbana de Niquelândia e com bairros próximos entre si, a saber:
REGIÃO 1 – Setor Central, Bairro Santa Efigenia, De Lourdes, Bairro Soares, Bairro Belo Horizonte e Jardim Aurora. REGIÃO 2 – Jardim Atlântico 1ª, 2ª e 3ª etapas, Conjunto Setha, Jardim Águas Claras e Residencial Madri. REGIÃO 3 – Vila Mutirão, Vila São Vicente, Vila São José, Bairro Canaã, Vila São Paulo, Bairro Alvorada, Bairro Evereste e Residencial Colina Park. REGIÃO 4 – Parque Santo Antônio, Vila Nossa Senhora de Fátima, Jardim Ipanema e Bairro Boa Vista.
A margem máxima de erro da pesquisa é de 4,87 pontos percentuais, para mais ou para menos. O índice de confiança do trabalho realizado pela “Contatos/Serviços de Comunicações, Marketing e Pesquisas” é de 95%.