Sindicato Rural de Niquelândia conecta produtores e empresas para fortalecer agronegócio no Norte do Estado
Idealizado para transformar desafios em oportunidades, “Conexão Agro” discutiu assuntos de interesse comum entre produtores e fornecedores de insumos, que puderam trocar experiências sobre novas tecnologias e novos maquinários em evento comandado pela presidente interina da entidade ruralista, Elizângela Ribeiro Alves
Através do evento “Conexão Agro – Transformando Desafios em Oportunidades”, o Sindicato Rural de Niquelândia proporcionou, no último final de semana, uma importante aproximação entre produtores e empresas para fomentar o crescimento e o desenvolvimento do setor agropecuário do município e do Norte do Estado como um todo.
Para tanto, a presidente em exercício da entidade ruralista, Elizângela Ribeiro Alves, organizou uma série de palestras sobre temas de interesse comum, que enfatizaram a necessidade de amplas e contínuas parcerias entre todos os atores da cadeia produtiva do agronegócio, através do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Goiás (Faeg).
Discutiu-se, também, a importância da assistência técnica para melhorar a produtividade e rentabilidade nas atividades agrícolas e pecuárias; e os impactos do atual cenário político e econômico do País no campo.
“O agro é a força motriz do mundo. Por isso, fizemos esse evento com o objetivo de nos fortalecer. Se estabelecermos conexões e conversarmos mais entre nós – parceiros do agro e fornecedores de insumos, dentre outros – poderemos ir mais longe. Quisemos colocar os produtores rurais em contato com instituições que pensam no agro, que desenvolvem novas tecnologias e novos maquinários. Precisamos dessa junção para ficarmos mais fortes”, afirmou a presidente do Sindicato Rural de Niquelândia.
Segundo Elizângela, a evolução do agronegócio em cidades como e Niquelândia, por exemplo, mostra-se muito promissora. Ela entende que o pensamento que era focado somente na mineração de níquel – que sempre foi a principal atividade econômica do município, mas que hoje está em declínio – deu lugar a um crescimento visível na atividade agrícola.Um dos movimentos que ela cita diz respeito a valorização no preço de áreas que, anteriormente, eram tidas como sendo de pouco potencial agricultável por força do relevo acidentado da região.
Todavia, explicou Elizângela, terras antes improdutivas começaram a ser bem aproveitadas por seus proprietários ou até mesmo compradas por investidores de outras regiões do Estado em busca do melhor custo-benefício em suas atividades. Na comparação com cidades do Sudoeste Goiano, como Jataí, Elizângela entende que o custo de aquisição de terras em Niquelândia ainda é bem menor.“Quando aqui cheguei, vinda de Brasília, as regiões dos povoados Faz Tudo e Quebra-Linhas eram formadas somente por mata virgem, no Cerrado. E hoje nós podemos notar que são áreas que estão produzindo muito bem, com o aumento do uso da tecnologia na correção de problemas do solo. O agronegócio de Niquelândia está crescendo muito e temos potencial para crescer ainda mais”, avaliou a presidente do Sindicato Rural.
Pecuarista e empresária do ramo de diagnósticos de problemas de saúde através de exames de imagem, Elizângela foi eleita vice-presidente do Sindicato Rural de Niquelândia na chapa encabeçada por Edimar da Costa Cintra, que está licenciado do comando da entidade por questões particulares. “Quero sempre fazer o melhor possível, independentemente de estar interina ou não no cargo”, afirmou ela.O coordenador regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) em Goianésia, Hélio Germano Júnior, também esteve em Niquelândia por ocasião da realização do “Conexão Agro”, na manhã do sábado/21, ocasião que parabenizou Elizângela pelas ações à frente do Sindicato Rural.
Segundo ele, a região de Niquelândia é uma das que mais recebem treinamentos e ações de assistência técnica através de projetos desenvolvidos nesse sentido pelo Senar, que assistem cerca de 180 produtores divididos em seis grupos, através de profissionais devidamente qualificados.“Temos, em nosso portfólio, mais de 200 treinamentos disponíveis”, explicou Hélio, que incentivou aos produtores que busquem o Sindicato Rural de Niquelândia para ofertar essa capacitação via Senar aos trabalhadores em suas propriedades, sobretudo para aqueles que ainda não foram beneficiados por essas ações voltadas à aquisição de conhecimento.
Produtor rural, o deputado estadual Rodrigo Fernandes (Avante) – que representa Uruaçu, Niquelândia e todo o Norte do Estado na Assembleia Legislativa de Goiás, em Goiânia – também participou do evento liderado por Elizângela na manhã do sábado/21.Ele destacou a necessidade de que os empresários do segmento rural estejam unidos e fortes para enfrentar “com maestria, com respeito e com seriedade” – nas palavras do parlamentar – os desafios impostos ao agronegócio nos últimos anos.
“Vocês podem contar comigo, na Assembleia Legislativa, para toda e qualquer pauta sobre esse tema, que envolvam o produtor; a agricultura familiar; e todos aqueles que colocam o pão de cada dia na mesa do povo brasileiro, diariamente. Esse pessoal precisa ser mais respeitado. O critério, para liberação desses recursos, deveria ser através de órgãos institucionais e não por ONGs comandadas sabe se lá por quem. O recurso precisa chegar para o homem do campo para que possa movimentar sua propriedade, lidando com o pagamento de impostos, mas também gerando emprego e renda”, afirmou Rodrigo Fernandes.No final da manhã e começo da tarde do sábado/21, o Sindicato Rural de Niquelândia ofertou um delicioso almoço aos presentes, momento proprício para que todos pudessem também saber mais sobre as empresas, seus produtos e serviços, detatlhados nas palestras que enfocaram as “Inovações em Balanças Rodoviárias e Troncos para Aumentar a Eficiência e Controle na Gestão da Pecuária”; “A importância da construção de armazéns graneleiros para aperfeiçoar o armazenamento e a logística da Produção de Grãos”; “O Cooperativismo como Pilar Estratégico para o Sucesso de Grandes Negócios”; e os “Desafios e Conquistas no Armazenamento de Grãos”
GALERIA DE IMAGENS – “CONEXÃO AGRO – TRANSFORMANDO DESAFIOS EM OPORTUNIDADES”