Apoiadores de Boiadeiro intensificam críticas à atual administração durante comício do candidato do PL à Prefeitura de Niquelândia
Com discursos embalados por promessas que, ao menos em tese, objetivam resgatar a dignidade do povo niquelandense a partir de 1º de janeiro de 2025, lideranças que endossam candidato do PL na cidade do Norte não perdoaram suposta dificuldade para destinar recursos ao município por não fazerem parte do grupo político da situação, que esta no poder desde junho de 2018
Apoiadores e lideranças políticas dos partidos aliados ao candidato a prefeito de Niquelândia pela “Coligação União Faz a Vitória do Povo”, Ozeas Gomes de Morais – mais conhecido como Ozeas Boiadeiro, do PL – intensificaram os ataques à atual administração da cidade na noite da sexta-feira/20, durante a realização de um comício com a presença de bom público na região central da cidade do Norte do Estado.
Para tanto, a Avenida Brasil foi interditada nos dois sentidos da via nas proximidades da Câmara Municipal e da Prefeitura Municipal de Niquelândia para os discursos dos candidatos numa espécie de carreta-palanque, no sentido de alavancar a segunda tentativa seguida de Boiadeiro em eleger à chefia do Executivo.
Em 2020 – quando era desconhecido na política local – ele terminou a disputa em terceiro lugar, com pouco mais de 5.300 votos. No atual pleito, Boiadeiro compôs chapa com o ex-vereador Evaldo Rincon (PDT) como candidato a vice-prefeito.
Em 2012, quando foi candidato ao Executivo, Evaldo obteve cerca 10.797 votos, terminando em segundo lugar. Além do PL e do PDT, a coligação encabeçada por Boiadeiro e Evaldo é formada pelo Solidariedade, pelo Progressistas e pelo União Brasil (UB).“Estou todos os dias nesta avenida, compartilhando com vocês as coisas boas e ruins de Niquelândia. Quero dizer sobre a minha felicidade em estar aqui nesta noite (de sexta), ladeado pelo Evaldo Rincon e pelo futuro prefeito Ozeas Boiadeiro”, afirmou o atual vice-prefeito Carlos Roberto Oliveira, o Carlos da Líder (UB).
Como se sabe, o empresário do ramo de móveis e eletrodomésticos rompeu politicamente com a atual administração da cidade (com a qual se aliou, atendendo pedido de Caiado, chegando à vice prefeitura em 2020) para agora apoiar o candidato do PL ao Executivo.
Logo em seguida, Carlos passou a palavra para seu irmão e também empresário Leomar Oliveira (UB), que retornou recentemente da Europa para vivenciar mais uma eleição municipal em Niquelândia.Em 2012, Leomar foi o segundo candidato mais votado para vereador na cidade mas não foi eleito por força do quociente eleitoral. Leomar e Carlos, há pelo menos duas décadas, são os principais aliados do governador Ronaldo Caiado (UB) na cidade, já que nunca trocaram de partido nesse período.
“Começa neste momento, em praça pública, o prosseguimento de uma caminhada iniciada há 4 anos pelo Boiadeiro. Meus amigos, dia 6 de outubro, nós faremos a mudança necessária para o desenvolvimento da nossa cidade, com novos tempos, de Ozeas Boiadeiro e Evaldo Rincon. Trago aqui, hoje (sexta), a representação do nosso amigo Ronaldo Caiado. Aqui está o partido ele, aqui está o diretório dele. Tenham a certeza de que a vitória é do povo e será para o povo, porque Niquelândia não merece mais sofrer com a embromação de políticos profissionais”, discursou Leomar.
Outro pronunciamento bastante contundente em prol de Boiadeiro foi do ex-presidente do MDB de Niquelândia, Elias José Asmar. Ex-secretário de Educação na gestão do então prefeito Luiz Teixeira Chaves (MDB), Elias é um dos nomes tradicionais do partido em Niquelândia que decidiram não apoiar o candidato a prefeito da legenda, Sandro Bernardes Araújo.O ex-assessor especial da prefeitura chegou ao MDB ano passado em articulação direta com o vice-governador Daniel Vilela, que é o presidente estadual do partido. Luiz Teixeira também decidiu acompanhar Sandro, mas Elias Asmar – descontente com os rumos do MDB local – tornou-se um apoiador de primeira grandeza do candidato do PL à prefeitura.
“Estamos cumprindo nosso papel de levar uma mensagem honesta para o povo de Niquelândia, que necessita de uma administração séria e sem corrupção e que tenha compromisso com os impostos que todos nós pagamos. Niquelândia está carente de muitas coisas e, por isso, estou jogando todas as minhas fichas em vocês, Ozeas e Evaldo. Tenho certeza de que, com o Ozeas na prefeitura, todas as emendas enviadas para cá pelos deputados vão chegar para o povo, que precisa voltar a sorrir”, afirmou o emedebista histórico na cidade.
Elias ainda trouxe, para o palanque do candidato do PL, o apoio do atual prefeito de Santa Helena de Goiás, João Alberto Rodrigues (PRD). Filho do ex-governador Alcides Rodrigues, o chefe do Executivo da cidade do Sudoeste Goiano – eleito em 2016 e reeleito em 2020 – é casado com Renata Asmar Rodrigues, filha de Elias e atual primeira-dama santa-helenense. O casal viajou 520 quilômetros entre Santa Helena e Niquelândia para o evento da coligação que apoia Boiadeiro na cidade.
“Sonhos existem para serem realizados. E nós estávamos com uma cidade que, a exemplo de Niquelândia, enfrentava sérias dificuldades na Saúde, na infraestrutura e na Educação, enfim. Com muito trabalho, seriedade e planejamento, transformamos Santa Helena numa das melhores cidades para se viver. Ou seja, com honestidade, é possível transformarmos a vida das pessoas aqui em Niquelândia, que precisam viver e não apenas sobreviver. Eles (Boiadeiro e Evaldo) estão chegando com humildade e, com eles, virá também o progresso da nossa querida Niquelândia”, afirmou João Alberto.Presença constante em Niquelândia – onde possui propriedade e foi o candidato mais votado para a Assembleia Legislativa quando de sua reeleição, em 2022 – o deputado estadual Júlio Pina (SD) sempre divide seu tempo entre Senador Canedo e a cidade do Norte, para prestigiar o palanque de Ozeas Boiadeiro.
No comício de sexta, o parlamentar subiu o tom de voz para relatar que, em diversas ocasiões, recursos que ele teria destinado à municipalidade na forma de emendas foram perdidos pelo suposto desinteresse da Prefeitura de Niquelândia em fornecer documentos necessários à liberação dos valores que ele, Pina, pleiteou junto ao Governo de Goiás. Na oportunidade, ele também reafirmou sua ‘paternidade’ sobre a instalação, no começo deste ano, de uma unidade do colégio militar no município.
“O Boiadeiro é uma pessoa séria, que dispensa comentários. É disso que Niquelândia precisa. Fizemos muito por essa cidade, como deputado estadual, atendendo os pedidos de vocês, de todo esse ‘time’. Esses dias recebi uma ligação, dizendo que trouxeram o colégio militar para Niquelândia. Pensei comigo que ‘deve vir mais um’, porque este que está aqui (o CEPMG Paulo Francisco da Silva) foi um projeto nosso, aprovado na Assembleia Legislativa, após um pedido do nosso candidato a prefeito Ozeas Boiadeiro. E tenho certeza de que, com você na prefeitura, será bem mais fácil trazermos muitas outras coisas para Niquelândia”, afirmou o deputado estadual.
Outro que rompeu politicamente com a atual administração da cidade foi o vereador em segundo mandato Jonas Batista Barbosa, do Progressistas, partido que preside em Niquelândia. No palanque de Ozeas Boiadeiro, Jonas estava acompanhado do empresário do ramo de refrigerantes, Romildo Soares; e do deputado federal Adriano do Baldy, do mesmo partido. “Acredito nesse projeto”, afirmou o vereador, que é advogado e preferiu não ser candidato a reeleição esse ano.Um dos 17 representantes de Goiás no Congresso Nacional, Adriano Antonio Avelar ‘do Baldy’ possui tal apelido por ter sido assessor parlamentar do então deputado federal Alexandre Baldy, hoje presidente da Agência Goiana de Habitação (Agehab).
Eleito em 2018 e reeleito em 2022, Adriano do Baldy também firmou compromissos com a chapa encabeçada pelo PL em Niquelândia durante o comício, na última sexta-feira.Segundo o deputado federal, será necessário que os eleitores niquelandenses acreditem nas candidaturas de Boiadeiro e Evaldo – “donos das melhores propostas”, nas palavras dele – para que demandas da cidade sejam atendidas por seu gabinete em Brasília em sintonia com o gabinete de Júlio Pina em Goiânia, com o respaldo de Caiado e do senador Wilder Morais (PL).
“Estou aqui para colocar minha experiência e minha maneira municipalista de trabalhar, para trazer os recursos. Niquelândia tem pressa, o povo tem pressa e faremos sim uma parceria, com o governo federal e com o governo estadual. Mas o segundo passo será vocês (os aliados políticos do candidato do PL em Niquelândia) montarem uma equipe enxuta; que seja competente; que tenha projetos; que faça um planejamento de trabalho de acordo com a enorme extensão territorial desse município; e com secretários que recebam a população pois, mesmo que falem um ‘não’, eles precisam ouvir as demandas do povo”, recomendou o deputado federal.Para o candidato a vice-prefeito, Evaldo Rincon, é necessário mudar o jeito de governar Niquelândia que, segundo ele, encontra-se com uma dívida estimada em R$ 400 milhões em recolhimentos atrasados junto ao INSS, no momento atual.
Ele também disse que pretende contar com Júlio Pina e Adriano do Baldy para fomentar a geração de empregos na cidade do Norte do Estado – citando também a necessidade de investimentos no incremento do turismo para diversificação da economia local e na melhoria da infraestrutura da zona rural como parte do fomento necessário à expansão do agronegócio – dentre outras medidas que ele e sua esposa Iris Rincon discutiram com Ozeas Boiadeiro quando do recebimento do convite para compor a chapa.
O DISCURSO DE BOIADEIRO – “Essa é a festa da democracia, a festa da esperança de que Niquelândia possa ter um governo que vai trabalhar pela nossa cidade, pela nossa zona rural; de um governo que tenha compromisso com o dinheiro público, trabalhando em prol das famílias, com honestidade, para a nossa cidade se desenvolver e ser uma Niquelândia melhor para todos. Vamos chegar (na prefeitura) e aproveitar a força política que temos – em Goiânia e em Brasília, através do deputado Júlio Pina, do deputado Baldy, e do senador Wilder Morais – que irão nos ajudar a colocar essa cidade novamente nos trilhos, com fé em Deus. Daqui quatro anos, se tudo correr bem, vocês (os eleitores) irão falar que valeu a pena darem seu voto para o Boiadeiro”, discursou o candidato do PL à Prefeitura de Niquelândia, no encerramento do evento por volta das 22h40 da última sexta-feira, ladeado pela esposa Raquel Xavier de Oliveira.