Niquelândia

Dr. Sandro assume liderança na ‘briga’ pela prefeitura faltando 15 dias para a eleição em Niquelândia, diz pesquisa

Um total de 650 eleitores de bairros da área urbana da cidade e de povoados da zona rural foram consultados nos dias 15 e 16 de setembro sobre suas intenções de voto à chefia do Poder Executivo niquelandense a partir de janeiro de 2025: advogado e ex-assessor especial de gabinete do prefeito Fernando Carneiro (PSD) disputa um cargo público pela primeira vez na cidade do Norte do Estado

Faltando exatamente 15 dias para as eleições marcadas para o dia 6 de outubro, o candidato a prefeito pela “Coligação Niquelândia Não Pode Parar”, Sandro Bernardes Araújo – mais conhecido como Dr. Sandro/MDB, de 44 anos –  alcançou neste sábado/21 a liderança na disputa pela prefeitura da cidade do Norte do Estado, segundo a Exata Pesquisas.

Como se sabe, o advogado e ex-assessor especial de gabinete do prefeito Fernando Carneiro (PSD) ocupou o cargo por 5 anos e meio e deixou a função pública em abril deste ano, quando lançou-se formalmente como pré-candidato à Prefeitura de Niquelândia.

O município possui 28.880 eleitores aptos para votar na cidade do Norte do Estado no próximo dia 6 de outubro, segundo dados oficiais de 2024 do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Goiás.

PESQUISA ESTIMULADA – De acordo com levantamento estatístico realizado pela empresa Exata GO Pesquisa Ltda, sediada em Goiânia, o Dr. Sandro teria 27,69% das intenções de voto na pesquisa estimulada, pontuando na 1ª colocação, se as eleições fosse hoje.

No levantamento estimulado, o eleitor é informado sobre as quatro opções de nomes que concorrerem ao pleito desde o 16 de agosto, quando iniciou-se oficialmente a ‘briga’ para tentar suceder o atual chefe do Executivo.

O atual líder da pesquisa eleitoral em Niquelândia escolheu, como candidata a vice-prefeita, a ex-primeira-dama Conceição Veloso (PSDB). casada como o ex-prefeito Valdeto Ferreira Rodrigues.

A coligação encabeçada por Dr. Sandro e Conceição é formada pelos partidos Republicanos, MDB, PSB, PSD e pela Federação PSDB/Cidadania.

Sempre de acordo com a pesquisa da Exata, o candidato a prefeito Ozeas Gomes de Morais – o popular Ozeas Boiadeiro/PL, de 40 anos – aparece em 2º lugar no levantamento, tendo recebido 25,23% das intenções e voto dos niquelandenses.

A pequena diferença entre os dois candidatos – que é de apenas 2,43 pontos percentuais – indica que a disputa entre Sandro e Boiadeiro pelo cargo de prefeito será bastante acirrada nesta reta final.

Porém – sempre de acordo com os números aqui explanados – verifica-se que o postulante do MDB aparece numa curva ascendente de intenções de voto, já que tornou-se mais conhecido da população da cidade após participar de reuniões em casas de família e eventos públicos, como adesivaços nas ruas centrais de Niquelândia.

Por outro lado, a pesquisa da Exata aponta que o adversário do PL apresenta tendência de queda nos seus atuais indicativos eleitorais, sobretudo na comparação com pesquisas divulgadas ainda na fase da pré-campanha no primeiro semestre deste ano.

Como se sabe, esta é a segunda vez que Boiadeiro disputa cargos públicos no município. Em 2020, o empresário do ramo de compra e venda de gado disputou a prefeitura e terminou em terceiro lugar.

Neste pleito de 2024, ele compôs chapa com Evaldo Rincon (PDT), de 60 anos, como candidato a vice-prefeito. Além do PL e do PDT, a “Coligação União Faz a Vitória do Povo” – encabeçada por Boiadeiro e Evaldo – é formada pelo pelos partidos Solidariedade, Progressistas e União Brasil.

De acordo com a Exata Pesquisas, o candidato a prefeito pelo Partido Novo, Eduardo Moreira, aparece na 3ª colocação com 20,46% das intenções de voto, percentual esse que é bem próximo dos números alcançados pelos dois primeiros colocados do levantamento.

Empresário do ramo de telecomunicações e internet, Eduardo disputa uma eleição pela primeira vez compondo “chapa pura” – ou seja, sem coligação com outras legendas – juntamente com o também empresário Gervan Freitas (Novo) como seu candidato a vice-prefeito, que já foi candidato a vereador no município.

Por fim, o ex-prefeito Ronan Rosa Batista (PRD) figura em 4º e último lugar na pesquisa feita pela Exata, com 14,46% das intenções de voto para um eventual terceiro mandato, como candidato a prefeito de Niquelândia pela “Coligação A Esperança Está de Volta”

Ronan administrou a cidade por dois mandatos entre 2006 e 2012 e regressou à vida pública este ano, após doze anos sem disputar eleições.

No presente momento, o registro de sua candidatura e de seu vice, o atual vereador Anderson Ribeiro da Silva (Agir), encontra-se impugnado pela 41ª Zona Eleitoral de Niquelândia.

Porém, os advogados da coligação ainda aguardam o resultado do recurso apresentado à sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em Goiânia para que o nome de Ronan apareça na urna eletrônica no dia 6 de outubro.

Os indecisos – de acordo com o levantamento estimulado, representam 9,38% da amostra pesquisada, por terem declarado que ainda “não sabem” em quem vão votar daqui a 15 dias. Outros 2,77% dos eleitores niquelandenses disseram que não irão votar em “nenhum” dos quatro candidatos à prefeitura.

[Fonte: Exata Pesquisas GO – Captura de Tela/Reprodução: Portal Excelência Notícias]
PESQUISA ESPONTÂNEA – A pesquisa espontânea é aquela feita sem a apresentação, ao eleitor, dos nomes que efetivamente irão concorrer ao pleito em Niquelândia.

Por esse critério, a vantagem do candidato a prefeito Dr. Sandro também se confirmou: 27,08% declararam que irão votar no nome do MDB indicado pela atual administração do município às eleições de outubro, segundo a Exata Pesquisas

Na sequência da pesquisa, Ozeas Boiadeiro apareceu pontuando em 2º lugar com 24,92% das intenções, enquanto Eduardo Moreira (Novo) ficou em 3º com 20,46% dos votos.

Em 4º lugar, o ex-prefeito Ronan Rosa Batista (PRD) figurou de novo na última colocação na pesquisa feita pela Exata: o ex-prefeito teria 14,64% das intenções espontâneas de voto.

Os indecisos, de acordo com o levantamento espontâneo, representam 12,92% da amostra pesquisada, ficando 3,54 pontos percentuais acima dos 9,38% verificados na pesquisa estimulada.

Nesse quesito, no entanto, a Exata Pesquisas deixou de mensurar o percentual do eleitorado de Niquelândia que votaria em branco ou que anularia o voto no dia 6 de outubro.

[Fonte: Exata Pesquisas GO – Captura de Tela/Reprodução: Portal Excelência Notícias]
REJEIÇÃO – A Exata Pesquisas também fez, em Niquelândia, o levantamento estimulado (com a apresentação dos nomes aos eleitores) para avaliar a rejeição dos quatro candidatos ao cargo de prefeito da cidade. Ou seja, em qual postulante o eleitorado niquelandense não votaria daqui a duas semanas.

Por esse viés, o nome mais rejeitado na 1ª posição foi o do ex-prefeito Ronan Batista: 23,38 % das pessoas consultadas afirmaram que não votariam no candidato do PRD para retornar o comando do município a partir do próximo ano.

O 2º colocado pelo aspecto “rejeição” é o candidato do PL, Ozeas Boiadeiro: 11,38 % disseram que não teriam o empresário da área de compra e venda de gado como opção para estar à frente da Prefeitura de Niquelândia entre 2025 e 2028.

Na 3ª colocação pelo aspecto “rejeição”, o ex-assessor especial da prefeitura Dr. Sandro (MDB) não seria votado por 10,92% da amostra pesquisada em Niquelândia. A queda do indicador negativo também serve como parâmetro para a elevação positiva verificada nessa pesquisa.

Por fim, o nome que figurou com menor índice de rejeição no levantamento é o do candidato Eduardo Moreira (Novo): o empresário ficou em 4º e último lugar por esse critério, pois apenas 7,85% dos eleitores afirmaram que não votariam no empresário para ser prefeito pela primeira vez. Eduardo segue sendo o menos rejeitado entre os quatro concorrentes.

Um número bastante expressivo – 42,62% dos eleitores ouvidos na pesquisa – disseram que “não rejeitam nenhum” dos candidatos à Prefeitura de Niquelândia. Na outra ponta, os que “rejeitam todos” representaram 3,85% da amostra pesquisada.

Tal fato, vale dizer, abre grande possibilidade para que todos os concorrentes ao cargo ampliem seus percentuais de intenção de votos nessas duas semanas que faltam até o momento da ida às urnas, no dia 6.

[Fonte: Exata Pesquisas GO – Captura de Tela/Reprodução: Portal Excelência Notícias]
DETALHAMENTO DA PESQUISA – Registrado no TRE-GO no dia 15/09/2024 com o número GO-08785/2024, o levantamento realizado em Niquelândia foi contratado pela pessoa física de Joel Ferreira Antunes, através de recursos próprios, com a devida emissão de nota fiscal pela Exata.GO Pesquisa Ltda /Exata.GO referente ao serviço prestado – dentre outras exigências legais – em cumprimento à Lei nº 9.504/97 e a Resolução TSE nº 23.600/19.

Para a composição do referido levantamento, a Exata ouviu 650 eleitores da cidade entre os dias 15 e 16 de setembro, divididos igualitariamente entre homens (50%) e mulheres (50%) nos seguintes bairros da área urbana/povoados da zona rural, a saber: Centro, Aurora, Sevilha Park, Alvorada, Evereste, Boa Vista, Machadinho, Soares, Parque Santo Antonio, Bela, Canaã, Mutirão, São José, Maracanã, Nossa Senhora do Carmo, Santa Efigênia, Marista, Colina Park, Sol Nascente, Renascer, Jardim Atlântico I, Jardim Atlântico II, Jardim Atlântico III, Primavera,  Setha, Quebra Linha, Muquém,  Faz Tudo (Vila Taveira) e Indaianópolis.

A margem máxima de erro da pesquisa é de 3,8 pontos percentuais, para mais ou para menos. O índice de confiança do trabalho realizado pela Exata Pesquisas é de 95%.

Veja também

Botão Voltar ao topo