Rodrigo Fernandes se emociona ao tomar posse como legítimo deputado estadual do Norte na Assembleia Legislativa de Goiás
O distante ano de 1982 foi o último em que Uruaçu elegeu um representante da cidade da Alego, embora Manoel de Oliveira Mota não fosse nascido no município: agora, 42 anos depois, o advogado e pecuarista assume mandato por três meses na inédita condição de uruaçuense nato, após ser eleito suplente em 2022
Dois anos após conquistar 17.823 votos na eleição passada – ocasião em alcançou a segunda suplência de seu partido, o Avante – o advogado e pecuarista Rodrigo Fernandes, de Uruaçu, assumiu nesta semana o cargo de deputado estadual na Assembleia Legislativa de Goiás, em Goiânia.
Numa cerimônia rápida, Rodrigo foi empossado pelo deputado estadual e presidente da Alego, Bruno Peixoto (União Brasil), na presença de amigos, familiares, lideranças políticas de várias cidades do Norte, advogados renomados e nomes de peso da magistratura goiana, representando o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás.
O agora parlamentar uruaçuense, que aceitou o desafio de disputar um cargo público pela primeira vez em 2022, ocupará por três meses – de forma interina – a cadeira pertencente ao deputado estadual André Gontijo, do mesmo partido, mais conhecido como André do Premium.Empresário que responde por um atacadão do mesmo nome em Santo Antonio do Descoberto – o político pediu licença do mandato até o dia 31 de dezembro para cuidar de assuntos particulares, dentre eles a campanha de sua esposa Jéssica do Premium (UB) à prefeitura da cidade do Entorno do DF.
Dentro da conjuntura política das eleições 2024, Rodrigo Fernandes também foi beneficiado com a possibilidade de assumir agora a cadeira de deputado estadual porque o primeiro suplente do Avante nas eleições de 2022 – Novandir Rodrigues da Silva, o Sargento Novandir – é vereador em Goiânia e optou por continuar na disputa pela reeleição no Legislativo da capital.Para Rodrigo, a oportunidade política ímpar que lhe foi concedida até o final do ano pode ser considerada um “gesto de grandeza” da parte do deputado licenciado Andre do Premium e do vereador Sargento Novandir.
A EMOÇÃO NA POSSE – Apesar do pouco tempo em que terá a oportunidade de ser deputado estadual, Rodrigo Fernandes emocionou-se bastante no início de seu discurso de posse na Alego.
Primeiramente, pela conjuntura histórica visto que já se passaram 42 anos da eleição do último deputado estadual que tinha forte ligação com Uruaçu – Manoel de Oliveira Mota, do então MDB, que conquistou a vaga no pleito de 1982.
Todavia, embora morasse em Uruaçu, Manoel Mota era baiano de Remanso/BA enquanto Rodrigo Fernandes se tornou o primeiro uruaçuense nato, de fato, a assumir um cargo público de tamanha representatividade e peso no cenário político estadual. O ex-deputado prestigiou a posse de Rodrigo, na última quinta-feira/5.
“Quero cumprimentar o presidente desta seleta e respeitada casa de leis, deputado Bruno Peixoto; e estender meus cumprimentos a todos os meus colegas deputados, a partir de então, nesta tribuna”, discursou Rodrigo, que foi tomado em seguida pelas lagrimas após suas primeiras palavras como deputado estadual. O político uruaçuense logo se recompôs e retomou seu discurso.
“Me desculpem a emoção, mas hoje é um dia histórico para o Norte do Estado de Goiás porque é a primeira vez, na história deste parlamento, que um filho da cidade de Uruaçu ocupa esta tribuna para poder trazer, para todo o Estado de Goiás, as necessidades e anseios do povo da nossa região”, afirmou Rodrigo Fernandes.
Ainda de acordo com o advogado empossado como deputado estadual, Uruaçu e várias cidades do Norte já tiveram “bons amigos” representando o Norte do Estado na Alego, porém oriundos de outras regiões de Goiás.
No entanto, segundo Rodrigo Fernandes, apesar da disposição dos políticos eleitos com votos da região, faltava a tais parlamentares o conhecimento mais profundo das particularidade, carências e anseios dos municípios do Centro Norte Goiano, sobretudo daqueles que margeiam a rodovia BR-153 ou que estão nas proximidades dela, com acesso pelas GOs.
Dessa forma, o advogado aceitou disputar as eleições passadas – sendo que jamais esteve em seus planos a possibilidade de concorrer a um cargo eletivo – uma vez que Rodrigo preferia atuar nas articulações de bastidores em torno de outros nomes dos grupos políticos que coordenava.
O desafio de encabeçar uma difícil jornada para tornar-se um legítimo representante de cidades como Amaralina, Mara Rosa, Estrela do Norte, Niquelândia (onde conquistou quase 2 mil votos), Campinorte, Alto Horizonte e Nova Iguaçu de Goiás, no entanto, acabou sendo por demais vitoriosa para Rodrigo Fernandes dada a expressiva votação alcançada em 2022.
“Carrego, aqui comigo, o histórico de ser advogado, de ser produtor rural. Tenho um compromisso com eles mas, sobretudo, um compromisso com povo goiano. Carrego comigo a vontade – nesse curto espaço de tempo em que serei deputado – de fazer o bem sem olhar a quem. E é importante agora dizer que quero abraçar a todos os meus 17.823 eleitores, sem exceção, que acreditaram em mim, tornando-me uma referência no Norte do Estado de Goiás, mesmo sendo desacreditado em 2022”, discursou o deputado estadual na sua posse.
Rodrigo Fernandes ainda citou, nominalmente, os deputados estaduais Talles Barreto, Cairo Salim, Coronel Adaílton e Lineu Olímpio, dentre outros, como exemplo do seu orgulho por estar agora ladeado por “pessoas respeitadas” no cenário político goiano.
Ele citou ainda, como sua principal referência, o trabalho do governador Ronaldo Caiado (UB) cujas políticas públicas, segundo Rodrigo Fernandes, transformaram para melhor, nas palavras dele, os indicadores de desempenho das pastas da Educação e da Saúde em Goiás.
“Quero aqui dizer que meu objetivo é somar e, acima de tudo, ser um soldado dos anseios da nossa região, mostrar para vocês (os parlamentares goianos) onde fica a querida Santana do Machobombo (primeira denominação de Uruaçu, antes da emancipação ocorrida em 1931), mostrar as riquezas do Lago Serra da Mesa; dizer que, em nossa região, temos as potencialidades da querida Niquelândia, de Campinorte, de Mara Rosa, e dos rincões de Amaralina; e diminuir, assim, as distâncias do Norte com as outras regiões do Estado”, continuou o deputado.
Sempre de acordo com Rodrigo Fernandes, um de seus principais objetivos enquanto estiver ocupando a vaga de deputado estadual é promover a união do Norte de Goiás, provando assim que a região poderá se tornar uma referência positiva no contexto geral da política estadual, com a aprovação de projetos de lei e destinação de recursos em prol da melhoria contínua da região, contribuindo assim com as ações do Governo de Goiás que estão dando certo em Uruaçu e demais municípios.
“Quero contribuir sim com todos os projetos (que estiverem em tramitação na Alego), mostrando para vossas excelências sobre a importância, de darmos visibilidade, para a necessidade do Norte ter uma cadeira cativa e permanente aqui na Assembleia Legislativa de Goiás, seja no meu nome, ou no nome de quem for. Quero também deixar registrado aqui o meu muito obrigado à Assembleia Legislativa, ao presidente Bruno Peixoto, a todos os servidores desta casa de leis e ao governador Ronaldo Caiado, que hoje é uma referência para todo o Brasil. Serei, agora, mais um soldado aqui na Alego, para mostrar as potencialidades do Norte de Goiás”, afirmou Rodrigo Fernandes
Na metade final de seu pronunciamento, o deputado estadual emocionou-se novamente no momento em que agradeceu o apoio de seus familiares – citando sua mãe, dona Nadir que, aos 85 anos, demonstra muito entusiasmo em todas as aparições públicas do filho que se tornou uma figura públlca respeitada na região – e também sua esposa Nayara que, nas eleições passadas, mostrou-se uma grande companheira de Rodrigo Fernandes na disputa pelo mandato parlamenta agora transformado em realidade para uma região muito próspera, mas ainda carente de líderes natos.
POSSE DE RODRIGO FERNANDES EM GOIÂNIA ALCANÇA REPERCUSSÃO BASTANTE POSITIVA
A deputada federal Marussa Boldrin (MDB) abriu os discursos da solenidade, expressando sua felicidade e sua gratidão pela oportunidade de participação no evento. Ex-vereadora em Rio Verde, Marussa alcançou seu primeiro mandato em Brasília fazendo dobradinha com Rodrigo Fernandes em Uruaçu e em Niquelândia.
“Sabemos o quanto é importante termos representantes da nossa própria cidade no Parlamento. Deputados estaduais têm uma atuação mais regionalizada e a importância deles é justamente essa”, afirmou.
Boldrin elogiou a trajetória do político e advogado, mostrando familiaridade com a sua história de serviços prestados a Uruaçu, não apenas na política, mas em todo o espectro de atuação pública do município e região.“Tenho certeza que a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás ganha um reforço enorme com a sua vinda para cá. Que você possa levar inúmeros benefícios à população”, desejou.
Na sequência, o desembargador Itaney Francisco Campos também subiu à tribuna para prestar reverências ao recém-empossado.Num gesto amistoso, o desembargador fez questão de recepcionar o primeiro deputado advindo do município de Uruaçu.
“Já tivemos na família Fernandes um ascendente que também brilhou aqui como presidente desta Casa, que foi Joaquim Fernandes de Carvalho (realizou os trabalhos da constituinte de 1891). Foi um antepassado que atuou na transição do Império para a República”, lembrou.
O desembargador aproveitou a lembrança para estender seus votos de apoio ao mandato do mais novo deputado da Casa.
“Assim como nosso antepassado, você também vai brilhar no Parlamento, numa demonstração de amor à sua terra. Uruaçu passa por uma fase de grande desenvolvimento, graças a um conjunto de fatores e também pelo seu trabalho”, vibrou.
O presidente Bruno Peixoto antecipou seus votos de boas-vindas, em discurso proferido na sessão ordinária realizada antes da solenidade. Na visão de Bruno, Rodrigo Fernandes representará muito bem a população uruaçuense e dos municípios vizinhos.
“O deputado André do Premium precisou se licenciar, porque entendeu que não foi eleito sozinho, mas com apoio da coligação. Quando desejar, pode retornar para esta Casa de Leis, respeitando o tempo regimental previsto. Seja bem-vindo ao Poder Legislativo. Agora é produzir e trabalhar pela gente do nosso Estado”, frisou Bruno Peixoto. [Com informações da Agência Assembleia de Notícias/ASN, em Goiânia]