Niquelândia

Apresentação dos pratos do 4º Josephina’s abre contagem regressiva para festival gastronômico da ACIN em Niquelândia

Noite de degustação realizada na última terça-feira (27) marcou prévia do 4º Festival Gastronômico do Vale Serra da Mesa, que vai ocorrer nos dias 5, 6 e 7 de setembro no Centro Histórico da cidade do Norte do Estado: evento realizado pela associação comercial conta com apoio do Sebrae e diversos parceiros

A população de Niquelândia já está em contagem regressiva para o evento que promete ser uma explosão de delícias e sabores bem regionais: o Josephina’s Comida de Tradição – 4° Festival Gastronômico do Vale da Serra da Mesa, marcado para acontecer nos 5, 6 e 7 de setembro, na cidade do Norte do Estado.

O incremento turístico que reforça as vocações da cidade do Norte do Estado para fomentar a economia local atraindo visitantes para o município é realizado pela Associação Comercial e Industrial de Niquelândia (ACIN).

Festival Gastronômico de Niquelândia terá pratos variados, com receitas especiais de cair o queixo no final da próxima semana [Foto: Elaine Alves – Especial para o Excelência Notícias]
Como já é tradição nos dias que antecedem o festival, a noite de degustação foi realizada na última terça-feira (27) na Pousada das Congadas, localizada no Centro Histórico do município, ao lado da Igreja Matriz de São José, onde a estrutura de tendas para o festival já está sendo montada.

A apresentação do cardápio que será oferecido durante a programação, foi uma oportunidade ímpar para que o público presente pudesse degustar as iguarias dos 33 expositores participantes da iniciativa; e já ter uma ideia do que irá encontrar na edição deste ano.

Ronaldo Fernandes da Silva, presidente da ACIN, durante pronunciamento: evento gastronômico com apoio do Sebrae e demais parceiros teve seu início em 2019 quando ele comandou entidade classista pela primeira vez [Foto: Elaine Alves – Especial para o Excelência Notícias]
O presidente da ACIN, Ronaldo Fernandes da Silva, abriu os discursos da noite. O líder da entidade classista detalhou sua grande satisfação em falar do festival e expressou a gratidão aos que, de alguma forma, já se envolveram ou seguem envolvidos no projeto iniciado em 2019, quando comandou a associação pela primeira vez.

Ele também destacou a importância da valorização das riquezas que existem em Niquelândia. “Já imagino o futuro como se fosse o presente. Niquelândia vai tomar o lugar que merece, o sucesso”, enfatizou.

Como resistir à um arroz fresquinho como esse, cheio de iguarias e preparado com muito amor em Niquelândia? É o Josephina’s Comida de Tradição chegando novamente este ano [Foto: Elaine Alves – Especial para o Excelência Notícias]

O empresário também enalteceu a importância de pessoas que estão dando as mãos para dar continuidade ao projeto, por tratar-se de uma que tem tudo para crescer mais ainda e proporcionar mais desenvolvimento para o município.

“Nós somos políticos e os políticos sonham com o desenvolvimento do lugar. Precisamos fazer com o que os que são daqui, amem e fiquem aqui e que venham os de fora conhecer. Agradeço aos patrocinadores, participantes, empresas. Toda a nossa energia é direcionada para o progresso. Vai ser um sucesso”, finalizou Ronaldo.

Márcio Luís da Silva, presidente da Facieg, estava preocupado na hora de discursar diante de tantas delícias sem poder provar os pratos naquele exato momento, ladeado por Kakik e Ronaldo, vice e atual presidente da Acin, respectivamente [Foto: Elaine Alves Especial para o Excelência Notícias]

Quem também esteve presente ao evento foi o presidente da Federação das Associações Comerciais e Industriais do Estado de Goiás (Facieg), Márcio Luis da Silva, que iniciou sua fala em tom de brincadeira pelo que estava presenciando ali.

“O que está acontecendo aqui hoje se chama tortura, estar diante de uma mesa farta e não poder ainda se servir”, disse ele, em referência à variedade de pratos apresentados, enquanto discursava.

Cooperativas familiares de diversas regiões rurais de Niquelândia também expuseram produtos naturais feitos com frutos de Cerrado que serão comercializados durante o festival gastronômico [Foto: Elaine Alves – Especial para o Excelência Notícias]

Márcio Luís falou um pouco da trajetória de 60 anos de existência Facieg e destacou esta era a primeira vez que o Norte Goiano tem alguém como presidente, já que ele é natural de Porangatu, onde chegou a ser candidato a prefeito nas eleições municipais de 2020.

O dirigente da Facieg também elogiou a força das entidades da região Norte de Goiás e destacou o trabalho da ACIN, principalmente pelo sentimento de coletividade que permeia a entidade, representada pela atual diretoria.

Rubya Karla Araújo, gerente regional do Sebrae Goianésia/Porangatu, esteve em Niquelândia para prestigiar o evento da ACIN [Foto: Elaine Alves – Especial para o Excelência Notícias]

“Lá atrás (em 2019), quando falaram de um festival desse porte em Niquelândia, não davam nada (em termos de boas expectativas).  Hoje, estando à frente da Facieg, conheço todas as associações comerciais mas nenhuma faz um festival com tanta qualidade como vocês, da ACIN”, afirmou.

Márcio Luis da Silva também garantiu apoio integral ao evento e afirmou que o Serviço Brasileiro de Assistência às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae) é a coluna dorsal das associações comerciais do Brasil. “ O Sebrae é o que nos mantém”, comentou.

Variados tipos de pratos doces e salgados, dispostos numa mesa farta, fizeram um colorido sem igual de cores, saberes e sabores da rica gastronomia niquelandense que será o ponto alto do 4º Josephinas na próxima semana, numa realização da ACIN [Foto: Elaine Alves – Especial para o Excelência Notícias]

POTENCIALIDADES E PROJETO CONCRETIZADO – A gerente regional do Sebrae Goianésia/Porangatu, Rubya Karla Araújo, parabenizou Ronaldo e a diretoria da ACIN, detalhando a participação de muitas pessoas e de muitos amigos na concepção do projeto que daria vida ao festival.

“Nós, dentro do Sebrae, estudamos as potencialidades da região, toda a tradição e toda cultura que existe aqui em Niquelândia. Por isso, o festival já nasceu bem pactuado, grande”, afirmou Rubya.

Bolos, tortas (como essa, recoberta com morangos e chocolates) e doces variados também farão a alegria do público que comparecer ao 4º Josephinas na próxima semana em Niquelândia [Foto: Elaine Alves – Especial para o Excelência Notícias]

A gerente regional do Sebrae destacou, ainda, a participação dos empresários nas capacitações e consultorias oferecidas pelo Sebrae, fato esse que, segundo ela, representa demonstração de engajamento e compromisso com Niquelândia.

“Apoiamos este festival gastronômico apoiando o empreendedor que é o grande cliente do Sebrae”, frisou a gerente.

Sonea Stival atua como consultora de gastronomia do 4º Festival Josephinas desde a primeira edição do evento, em 2019: jornalista destacou seu grande enraizamento com Niquelândia a partir do desenvolvimento deste trabalho na cidade do Norte do Estado [Foto: Elaine Alves – Especial para o Excelência Notícias]

Rubya Karla também aproveitou a oportunidade para convidar a população e destacar que o festival já é reconhecido por toda a região norte do estado.

Ao final, ela também pediu que os empresários respondam às pesquisas que forem entregues a eles para que o projeto possa ser melhorado por meio das respostas e considerações feitas.

 

MEMÓRIA GASTRONÔMICA E AFETIVA – O chef de cozinha e embaixador da gastronomia brasileira pelo Estado de Goiás e pela região Centro Oeste, Gilmar Borges, presta assessoria aos expositores gastronômicos de Niquelândia desde a primeira edição do Josephina’s à criação de pratos inovadores que reforçem peculiaridades dos sabores regionais. Ele aproveitou a noite de degustação para convidar os presentes a uma reflexão.

“A nossa tradição gastronômica traz uma memória afetiva, dos nossos ancestrais, a história de Goiás e do Brasil. Todas estas comidas, são feitas pelas mãos, pelas pessoas, pelos saberes de Goiás. O projeto Josephina’s mostra a riqueza da história da gastronomia de Niquelândia”, ressaltou ele.

Gilmar Borges, renomado chef de cozinha, tambem presta assessoria aos expostiores gastronômicos de Niquelândia na elaboração do cardápio do 4º Josephina’s Comida de Tradição [Foto: Elaine Alves – Especial para o Excelência Notícias]

Gilmar Borges também convidou as pessoas a conhecerem mais um pouco do que Niquelândia tem de melhor e destacou que o amor é o ingrediente principal de todas as receitas porque traz muito das memórias afetivas de cada um, das vivências com pais e avós. “Vamos valorizar mais, nos unir mais, conhecer mais”, destacou o chef.

Jornalista e consultora de gastronomia, Sonea Stival foi novamente contratada pela ACIN este ano para esse trabalho junto com Gilmar Borges.

Ana Mathilde (no microfone), ex-secretária de Cultura de Niquelândia, cedeu o espaço da Pousada das Congadas, da qual é sócia-proprietária, para o evento de apresentação do pratos [Foto: Elaine Alves – Especial para o Excelência Notícias]

Segundo ela, a realização da 4ª edição do festival é uma vitória regada a muito amizade e reconhecimento, sentimentos que a levaram a construir uma relação de amor com Niquelândia que surgiu a partir do convite recebido por ela para assessorar o evento, quando ainda trabalhava na Goiás Turismo.

“Construímos uma trajetória bacana, grande, desafiadora, que estamos vencendo. Demos início e, hoje, temos essa mesa que foi feita por mãos de pessoas que acreditam no que faz. Tudo isso é negócio, desenvolvimento, cultura e progresso”, afirmou a consultora.

Márcio Luis (Facieg), Rubya (Sebrae) e Ronaldo (ACIN) durante a apreentação dos pratos do Festival Gastronômico de Niquelândia [Foto: Elaine Alves – Especial para o Excelência Notícias]
Sonea Stival também destacou que o festival gastronômico é uma iniciativa importante para alavancar o turismo, é um elo que aproxima as pessoas.

“Josephina’s é uma marca com a qual vamos continuar trabalhando como projeto de desenvolvimento sustentável para Niquelândia, município que está aqui no meu coração”, finalizou ela, sempre simpática com o público presente e com a imprensa em geral.

Com tantos testemunhos significativos a respeito da importância e dimensão do Josephina’s Comida de Tradição – 4º Festival Gastronômico do Vale Serra da Mesa – é praticamente impossível não ir prestigiar os dias de programação. Confira, a seguir, quem está fazendo acontecer este evento de tamanha importância para o município:

PATROCINADORES

  • Sicoob (Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil)
  • Peixe Bom
  • Refrigerantes Jaó
  • FP Med Saúde
  • Pirecal Calcário Agrícola
  • Zoolutti Nutrição Animal

APOIADORES

  • Sesc (Serviço Social do Comércio)
  • Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás (Fecomercio-GO)
  • Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac)
  • Anglo American
  • Serviço Brasileiro de Assistência às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae)
  • Deputado estadual Coronel Adaílton – presidente da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego)
  • Federação das Associações Comerciais e Industriais do Estado de Goiás (Facieg)
  • Sindicato Rural de Niquelândia
  • Prefeitura Municipal de Niquelândia

EXPOSITORES GASTRONÔMICOS

  • Queijaria Santa Clara 
  • Toque de Mestre 
  • Pamonharia Ponto Certo 
  • Delícias da Sirley 
  • Daiane Pudins
  • Frutos de Goiás 
  • Cacau Show 
  • Nutriais
  • Eutopia  
  • Cooperativa Agropecuária dos Produtores Familiares De Niquelandia (Cooperagro Familiar)
  • Cooperativa Agroecológica dos Produtores Familiares de Niquelândia (Coopeag)
  • Associação dos Mini e Pequenos Produtores Rurais do Córrego Dantas(Acorda)
  • Restaurante Simão
  • Jantinha do Farinha 
  • Narinha Confeitaria & Conveniência  
  • Lary Trufas 
  • Love Massas
  • Los Burgers 
  • Tilapas Gastronomia & Chopp
  • Casa da Tapioca 
  • Magia dos Donuts 
  • Pastel do Baiano 
  • Nega da Pamonha

EXPOSITORES DIVERSOS

  • Loja Ágape 
  • Método Consultoria 
  • Instituto Castelo Branco 
  • Peixe Bom 
  • Jerusa de Jesus 
  • Sindicato Rural de Niquelândia
  • Sebrae
  • Polícia Militar
  • Zoolutti

Veja também

Botão Voltar ao topo