Professor Álvaro lidera disputa por reeleição na 1ª Pesquisa SMS/Direct após fechamento das convenções em Barro Alto
Um total de 300 eleitores da cidade foram consultados entre os dias 6 e 7 de agosto sobre suas intenções de voto à chefia do Poder Executivo barro altense, a partir de janeiro de 2025: convenção que oficializou segunda candidatura consecutiva do atual prefeito ocorreu no último dia 20 de julho
Levantamento estatístico realizado pela SMS Direct/Instituto de Pesquisas e Marketing Ltda, sediado em Goiânia, aponta que o atual prefeito de Barro Alto, Álvaro Machado de Freitas – o Professor Álvaro, do MDB – teria ampla vantagem na intenção de voto dos moradores da cidade às eleições marcadas para 6 de outubro deste ano, se a disputa nas urnas fosse nesta segunda-feira, dia 12 de agosto.
Como se sabe, a convenção que oficializou a segunda candidatura consecutiva do atual prefeito ocorreu no último dia 20 de julho, exatamente quando da abertura do prazo dado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Goiás para as definições das legendas sobre os nomes dos postulantes.
Desta vez, Professor Álvaro compôs chapa com Tiago Madeira (União Brasil) sendo confirmado como pré-candidato a vice-prefeito. Além do MDB e do UB, a coligação também aglutina o PSD e o Podemos.
PESQUISA ESTIMULADA – No município, de acordo com estatísticas oficiais de 2024 do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Goiás, estão inscritos 10.360 eleitores.
Na pesquisa estimulada – com a apresentação, ao eleitor, das possíveis opções de nomes que concorrerão ao pleito a partir da próxima sexta-feira/16 – o atual chefe do Executivo barro altense possui 58,7% da preferência do eleitorado da cidade do Vale do São Patrício.
Também oficializado em convenção como pré-candidato a prefeito de Barro Alto, Roberto Batista de Lucena Filho – mais conhecido como Robertinho Lucena, que é filiado ao Progressistas – ficou na 2ª colocação nessa pesquisa.
Sobrinho do ex-prefeito Luciano Lucena, Robertinho teria 22,6% das intenções da população barro altense nesta sua primeira tentativa de chegar ao cargo ocupado três vezes por seu tio.
Edson Caetano Maia (PDT), atual vice-prefeito da cidade, ficou em 3º lugar: igualmente aprovado na convenção de seu partido, ele receberia 3,6% dos votantes de Barro Alto.
O rol de descontentes com a política local representaria 6,5% do total do eleitorado, dada a disposição de anular o voto nas próximas eleições em Barro Alto.
Porém, os eleitores que declararam não saber ou que não quiseram opinar representam 8,6% do levantamento estimulado.
PESQUISA ESPONTÂNEA – A pesquisa espontânea é aquela feita sem a apresentação, ao eleitor, dos nomes que efetivamente irão concorrer ao pleito.
Por esse critério, a vantagem do atual prefeito de Barro Alto se mantem: 53,6% declararam que votariam novamente em Professor Álvaro, caso o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) aceite seu pedido de registro de candidatura.
Na sequência da pesquisa, quem aparece novamente em 2º lugar é Robertinho Lucena, com 20,9% das intenções. Edson Caetano foi citado por 2,8% dos entrevistados em 3º.
Ou seja, os três nomes ocupam a mesma posição na preferência do eleitor tanto no ranking espontâneo como no estimulado.
Na espontânea, também foram lembrados os ex-prefeitos Geraldo Martins (1,2%); Luciano Lucena (1,5%) e os vereadores Elismar Barbosa (0,9%); Sandro Ferreira (0,9%); e Maurício Neves (0,5%). Por fim, aqueles que votariam em “outros nomes” representaram 1,2% da amostra.
Fora isso, outros 3,2% dos eleitores ouvidos afirmaram intenção de anular o voto nas próximas eleições.
Porém, os eleitores que declararam “não saber dizer” [ou seja, aqueles ainda indecisos] mostra que ainda existe uma boa fatia de pessoas a ser disputada por Professor Álvaro, Robertinho Lucena e Edson Caetano em Barro Alto: 13,3% do total pesquisado.
ELEITOR MUDARIA DE CANDIDATO? – Depois de coletar as intenções de voto em Barro Alto, a SMS Direct/Instituto de Pesquisas e Marketing Ltda indagou os eleitores da cidade se a possível escolha poderia ser considerada definitiva ou se estes mudariam sua intenção de voto até o dia 6 de outubro, em função de algum suposto fato novo durante os 45 dias do pleito.
Das respostas computadas, a amostragem totalizou 72,9% para a opção “Sim, é definitivo”. A amostragem também totalizou 19,1% para a opção “Pode mudar”; e 8% para “não sabe/não opina”.Fonte: SMS/Direct Pesquisas [Imagem: Reprodução/Excelência Notícias]
VOTARIA EM CANDIDATO APOIADO POR CAIADO? Num outro viés da pesquisa eleitoral, a SMS Direct quis saber dos eleitores de Barro Alto se o eventual alinhamento político do governador Ronaldo Caiado (UB) com algum dos principais pré-candidatos até o momento (sempre lembrando que a campanha começa oficialmente na próxima sexta, dia 16) seria positiva para a escolha do próximo prefeito da cidade, em outubro
Das respostas computadas, a amostragem totalizou 62,2% para a opção “Sim, com certeza”. A amostragem também totalizou 18,7% para a opção “Talvez, depende do candidato”. Foram computadas, ainda, as seguintes respostas: 14,7% para a opção “Não Votaria” e 4,4% para “não sabe/não opina”.REJEIÇÃO – A SMS/Direct Pesquisas também fez, em Barro Alto, o levantamento estimulado (com a apresentação dos nomes aos eleitores) para avaliar a rejeição dos três principais pré-candidatos ao cargo de prefeito da cidade, que começarão a pedir votos efetivamente no próximo final de semana.
Por esse viés, o nome mais rejeitado na 1ª posição é de Edson Caetano: 20,1% das pessoas consultadas afirmaram que não votariam no vice-prefeito da cidade.
O 2º colocado pelo aspecto “rejeição” é Robertinho Lucena, já que 16,8% dos eleitores ouvidos disseram que não o teriam como opção para um eventual primeiro mandato à frente da Prefeitura de Barro Alto.
O nome que figurou com menor índice de rejeição no levantamento é o do atual prefeito: Professor Álvaro ficou em 3º lugar por esse critério, pois apenas 12,6% dos eleitores afirmaram que não o escolheriam novamente para o cargo.
Um número bem expressivo – 41,7% dos eleitores ouvidos na pesquisa – disseram que “não rejeitam ninguém”, enquanto 4,8% foram mais radicais afirmando que “rejeitam todos” os três nomes que disputarão a prefeitura.
Por último, o percentual de votantes pesquisados que declarou “não sabe/não opina” atingiu 4%.
DETALHAMENTO DA PESQUISA – Registrado no TRE-GO no dia 05/08/2024 com o número GO-06885/2024, o levantamento foi contratado pelo Portal Excelência Notícias e Serviços de Comunicação LTDA, sediado em Niquelândia, com a devida emissão de nota fiscal pela SMS Direct/Instituto de Pesquisas e Marketing Ltda referente ao serviço prestado – dentre outras exigências legais – em cumprimento à Lei nº 9.504/97 e a Resolução TSE nº 23.600/19.
As entrevistas com os eleitores de Barro Alto foram realizadas em 12 bairros/setores do município, a saber: Centro, Maria Antônia, Popular, Extrema, Bela Vista, Esperança, Morada do Sol, Dona Moça, Alfredo Batista, Flor de Liz, no Distrito de Souzalândia (Gaiola); e na zona rural.
Para a composição do referido levantamento, foram ouvidos 300 eleitores da cidade entre os dias 6 e 7 de agosto deste ano, divididos igualitariamente entre homens e mulheres.
A margem máxima de erro da pesquisa é de 5,6 pontos percentuais, para mais ou para menos. O índice de confiança do trabalho realizado pelo SMS/Direct Pesquisas é de 95%.