Convenção do PL é marcada por adesões inesperadas à chapa formada por Ozeas Boiadeiro e Evaldo Rincon em Niquelândia
Líderes históricos do MDB local movimentaram-se forma contrária ao ex-prefeito Luiz Teixeira e anunciaram apoio à coligação inicialmente formada por PL, PDT e SD: caminho semelhante irá tomar o Progressistas, que será o quarto partido do grupo após deixar base de sustentação do pré-candidato indicado pelo Poder Executivo
Três das quatro legendas que irão compor a “Coligação União Faz a Vitória do Povo” em Niquelândia realizaram, conjuntamente, na manhã deste sábado/27, as convenções partidárias que definiram os nomes de Ozeas Gomes de Morais, o Ozeas Boiadeiro (PL), como candidato a prefeito; de Evaldo Rincon (PDT) como candidato a vice-prefeito; e dos que concorrerão ao cargo de vereador nas eleições municipais deste ano, na cidade do Norte do Estado.
Presididos por Valdemi Ferreira da Silva e Fernando Tavares, respectivamente, PL e Solidariedade (SD) já caminhavam juntos há algum tempo no município fortalecendo a então pré-candidatura do empresário do ramo de compra e venda de gado, com o apoio do deputado estadual Júlio Pina (SD).
“Fiquei muito feliz porque um homem honesto (Evaldo) ‘colou’ em outro homem honesto (Boiadeiro)”, afirmou o presidente do SD.
Já o PDT, que é presidido pela ex-vereadora Íris Rincon, entrou à última hora no grupo, de forma inesperada, como fruto do esforço conjunto para que seu marido Evaldo (engenheiro agrônomo que foi duas vezes vereador e candidato a prefeito três vezes) aceitasse ser o vice da chapa do PL de Boiadeiro neste ano, o que ficou definido no início desta semana.“Essa dupla é mais do que dinâmica, é leve, é maravilhosa, fácil de carregar, da qual nunca se ouviu falar nada de errado. São duas pessoas que tem personalidade e honestidade, o mais estamos precisando aqui nesse município. Tenho a certeza de que, daqui a quatro anos, vocês não se decepcionarão”, afirmou a presidente do PDT local.
A “Coligação União Faz a Vitória do Povo” terá, ainda, um quarto partido no apoio a Boiadeiro e Evaldo: nos próximos dias, o Progressistas de Niquelândia também realizará sua convenção partidária, nesse sentido.
Todavia, a adesão do Progressistas trouxe, consigo, o surpreendente apoio formal do vereador Jonas Batista Barbosa, presidente local da legenda.Ele, que cumpre seu segundo mandato, era integrante da base de apoio do Poder Executivo na Câmara Municipal de Niquelândia desde o início da atual gestão, em janeiro de 2021.
Jonas estava acompanhado do empresário do ramo de refrigerantes, Romildo Soares, representando o deputado federal Adriano do Baldy.
FERIDAS EXPOSTAS – Em Niquelândia, o MDB deverá oficializar em convenção o nome do ex-assessor especial de gabinete do prefeito, Sandro Bernardes Araújo, como candidato à sucessão de Fernando Carneiro, por interferência direta do vice-governador e presidente estadual do partido, Daniel Vilela.Porém, dada essa conjuntura, a chamada ‘velha guarda’ do MDB em Niquelândia anunciou hoje que irá apoiar as candidaturas de Ozeas Boiadeiro e Evaldo Rincon, em movimentação totalmente oposta a do ex-prefeito Luiz Teixeira, que anunciou apoio a Sandro na quinta-feira/24.
Elias José Asmar, que já presidiu o partido na cidade, discursou na convenção PL/PDT/SD. Ele trouxe, consigo, a adesão do empresário Almir Pedroso e Silva, outro ex-presidente do MDB local.
Elias também anunciou que pelo menos 60 nomes dos ‘filhos originais do MDB’, nas palavras dele, decidiram caminhar juntos com Boiadeiro e Evaldo, após reunião política em sua casa pouco antes do evento político realizado num prédio comercial desativado na região central.“Nós estamos com aquele (Boiadeiro) que vai ter compromisso como o povo com seriedade e, acima de tudo, com a não-corrupção”, discursou Elias Asmar.
A TRAJETÓRIA DE EVALDO RINCON, O VICE INESPERADO – Nas eleições de 2012, Evaldo Rincon estava filiado no PSD e, por uma diferença de apenas 1.300 votos, perdeu a eleição para prefeito de Niquelândia para Luiz Teixeira, que alcançou seu terceiro mandato na ocasião.
Em 2016, Evaldo apoiou o ex-prefeito e então candidato Valdeto Ferreira Rodrigues, que fora eleito para um segundo mandato como prefeito, no qual permaneceu até maio de 2018.O candidato a vice-prefeito de Boiadeiro este ano pelo PDT estava distante da política local desde o pleito de 2020, sem atuar em nenhuma pré-campanha às eleições de 2024 deste então. Há quatro anos, Evaldo estava filiado ao DEM, atual União Brasil.
Porém, sua pré-candidatura a prefeito acabou “fritada” no dia da convenção do seu então partido, pois o governador Ronaldo Caiado indicou o empresário Carlos Roberto Oliveira, o Carlos da Líder (UB), para ser vice-prefeito na chapa do atual prefeito Fernando Carneiro (PSD), que havia assumido o cargo em julho de 2018.Na convenção realizada na manhã de hoje, Evaldo Rincon declarou-se muito feliz por integrar, ao lado de Boiadeiro, a chapa “da esperança” de eventuais mudanças nos atuais rumos da administração niquelandense; e agradeceu aos líderes políticos que organizaram a possibilidade dele ser acolhido como candidato a vice-prefeito a partir da junção PL-PDT e SD.
“Nesse momento, estamos todos unidos por Niquelândia, pensando no nosso povo, na comunidade, na construção de uma cidade com qualidade de vida. Eu disputei três eleições para prefeito e quero aqui agradecer ao Ozeas, de forma muito especial, por ter me escolhido. Nós conversamos muito, mas essa é uma escolha muito pessoal e a gente só convida alguém para ser vice, quando se confia nessa pessoa. Vamos juntos, a partir do dia 16 de agosto, nos empenharmos para que nossa vitória chegue no dia 6 de outubro”, afirmou Evaldo.O DISCURSO DE OZEAS BOAIDEIRO – Oficialmente indicado como candidato a prefeito pelo PL, Ozeas Boiadeiro disse ter a certeza de que, juntamente com Evaldo Rincon, terão a chance de montar uma boa equipe de trabalho “com pessoas que gostam de Niquelândia”, sempre nas palavras dele, caso vençam as eleições deste ano.
“Acredito que, ao final de quatro anos, vamos deixar registrado que essa nossa dupla fez a diferença para dar dignidade para povo de Niquelândia, que é trabalhador, lutador, que levanta cedo. Fui nascido e criado na zona rural, amo essa cidade. Vamos dar as mãos e lutar por nossa Niquelândia, para termos Saúde e Educação de qualidade, melhoria na infraestrutura, principalmente nesses bairros ainda sem asfalto, por onde tenho andado muito”, afirmou Boiadeiro.A disputa eleitoral deste ano será a segunda consecutiva dele para o cargo de prefeito de Niquelândia. Antes disso, Ozeas Boiadeiro era um nome totalmente desconhecido da política local. Em 2020, alcançou pouco mais de 5 mil votos, terminou em terceiro lugar e potencializou seu nome para esta nova tentativa, em 2024.
Embora indicados oficialmente por suas legendas, Ozeas Boiadeiro e Evaldo Rincon seguem ainda na condição de pré-candidatos aos cargos públicos em Niquelândia até o próximo dia 15 de agosto, quando o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) deverá oficializar os pedidos de registros das candidaturas e autorizar o início dos 45 dias da campanha propriamente dita, a partir do dia 16.