ANTT aprova projeto executivo para implantação de trecho da FICO entre Mara Rosa e Água Boa/MT
Uma vez concluída, Ferrovia de Integração do Centro Oeste terá 888 quilômetros de extensão entre o Norte de Goiás e o Nordeste de Mato Grosso, potencializado o escoamento da produção de soja e milho do MT para os portos de São Luís, Santos e Paranaguá
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou, nesta semana, o projeto executivo para a implantação da via permanente do trecho entre os quilômetros 131+260m e 167+300m da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (FICO), entre os estados de Mato Grosso e Goiás.
O objetivo é o cumprimento das obrigações de investimento assumidas pela concessionária Vale S.A. no âmbito da prorrogação do contrato de concessão da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM).
A análise técnica do Projeto Executivo foi realizada pela Superintendência de Infraestrutura Ferroviária (Sufer/ANTT), que concluiu que o projeto atende às normas e aos requisitos técnicos estabelecidos, incluindo a segurança do tráfego ferroviário e a conformidade com as condições operacionais da FICO.
Com 888 quilômetros de extensão – o trajeto inicial terá 383 quilômetros de extensão a partir de Mara Rosa, no Norte de Goiás.
De Mara Rosa, a Fico seguirá por Alto Horizonte, Nova Iguaçu de Goiás, Santa Terezinha de Goiás, Crixás, Nova Crixás e Aruanã, passando por Cocalinho e Nova Nazaré e Água Boa, o destino final, no Nordeste do Mato Grosso.
A segunda etapa sairá de Água Boa até Lucas do Rio Verde, também em MT, num trajeto de 505 quilômetros.
Uma vez concluída, a FICO vai desenvolver a infraestrutura ferroviária na região, por tratar-se de uma obra estratégica que contribuirá para a logística e o transporte de cargas no Brasil.
Com isso, será potencializado o escoamento da produção de soja e milho do centro norte do estado de Mato Grosso – maior região produtora de soja do Brasil – em direção aos portos de São Luís/MA, Santos/SP ou Paranaguá/PR.
TRAJETO FOI ALTERADO – Empresa pública com foco na prestação de serviços de planejamento, estruturação de projetos, engenharia e inovação para o setor de transportes – vinculada ao Ministério dos Transportes – a Infra S.A revisou o projeto, o que resultou na atualização e otimização do traçado com a ligação da FICO com a Ferrovia Norte-Sul.
Em vez de Campinorte, a linha passou a ter o município de Mara Rosa como destino.
Dessa forma, a alteração proporcionou ganhos operacionais sem aumento de custo de implantação, quando comparado ao projeto original de 2010.
IMPACTO E PRÓXIMOS PASSOS – A aprovação deste projeto é um passo significativo para o avanço da FICO.
Porém, antes do início efetivo das obras, a Vale S.A. deverá remeter à ANTT as Anotações de Responsabilidade Técnica (ART) dos técnicos responsáveis pela execução, conforme determinado no parágrafo único da deliberação.
“Essa decisão reflete o compromisso da ANTT em garantir a eficiência e a segurança das operações ferroviárias, promovendo o desenvolvimento econômico e social por meio do setor de transportes terrestres”, concluiu o diretor Luciano Lourenço.
[Com informações da ANTT e da Infra, sob adaptações editoriais do Portal Excelência Notícias, em Niquelândia]