Faturas da Equatorial Goiás terão avisos para clientes cadastrados na Tarifa Social de Energia Elétrica
Cerca de 500 mil goianos receberão informações claras e diretas através da concessionária de energia sobre a real situação de seu cadastro, reforçando situações que requerem ações específicas dos beneficiários para a manutenção dos descontos de até 65% na fatura
Desde a última terça-feira/4, as contas de energia da Equatorial Energia estão chegando na casa dos goianos com avisos específicos para famílias de baixa renda cadastradas no programa da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), que garante descontos de até 65% na fatura.
Juntamente com esses dados o cliente encontrará um selo que estará de acordo com a realidade de cada um no programa, que contempla os inscritos no Cadastro Único do Governo Federal identificados como de baixa renda (com renda mensal por pessoa de até ½ salário-mínimo).
A TSEE também atende quilombolas, indígenas, pessoas que recebem o Benefício da Prestação Continuada (BPC) ou aqueles com renda familiar mensal de até três salários-mínimos (que tenham membros com doença ou patologia que exija o uso contínuo de aparelhos ou equipamentos elétricos em domicílio).
Segundo o gerente Tático de Gestão Comercial da Equatorial Goiás, Jean Gama, as orientações estarão de forma clara na conta – próximas do campo ‘Notificação de Reaviso de Vencimento/Mensagem’ – ou ao lado das informações de leitura, como uma forma de chamar atenção dos beneficiários da TSEE
“De forma direta e clara, a Equatorial estabelece uma comunicação com o cliente da tarifa social, com o objetivo de avisar visualmente sobre a condição de seu cadastro, reforçando situações que requerem ações específicas para cada caso”, destacou Jean.
QUAIS SÃO OS AVISOS? – O selo ‘Cliente cadastrado na Tarifa Social’ identifica que o cliente responsável por aquela unidade consumidora já está cadastrado na tarifa social baixa renda, com Número de Identificação Social (NIS) válido e recebendo o desconto mensal de até 65% na tarifa, variando desconto com seu consumo.
– Já o selo ‘Seu NIS vai vencer, procure o CRAS do seu município’ indica um status de alerta, que identifica que nos próximos meses o Número de Identificação Social (NIS) do cliente ficará desatualizado e ele poderá perder o benefício da tarifa social baixa renda, sendo assim necessário que procure o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo da residência para regularização. A atualização do NIS dever ser feita, obrigatoriamente, a cada dois anos.
– Por último, o selo ‘Benefício da Tarifa Social cancelado’, informa que o benefício da tarifa social baixa renda foi cancelado para a unidade consumidora. Clientes que se enquadrarem nesta situação, devem procurar o CRAS mais próximo da residência, para regularização e avaliação do status do cadastro.
Para o gerente de Gestão Comercial, diante do entendimento que o benefício da Tarifa Social é fundamental no orçamento doméstico de milhares de famílias, os selos reforçam o compromisso da Equatorial Goiás com a transparência e o cuidado com cada cliente.
Ele explicou que este incremento injetou R$ 133 milhões na economia dos municípios goianos durante o ano de 2023.
As contas com os novos selos vão chegar nas casas dos beneficiários pelo programa, de acordo com o prazo de vencimento de cada fatura de energia.
CADASTRAMENTO NA TSEE SEGUE DISPONÍVEL – Cerca de 400 mil famílias estão aptas a receber o benefício da TSEE em Goiás, mas ainda não fizeram o cadastro que pode ser realizado nas Agências de Atendimento Presencial da Equatorial Goiás e nos CRAS da prefeituras das cidades do interior.
Mesmo com um crescimento de 15% no ano passado na base de clientes que estão recebendo o benefício, a distribuidora intensificou as ações para aumentar o número de cadastrados. Para tanto, basta apresentar documento pessoal com foto e a conta de luz.
É importante notar que a conta não vem zerada, pois na fatura estão incluídos não apenas o consumo de energia, mas também o pagamento de impostos, iluminação pública e outras cobranças eventuais, como parcelamentos, multas ou juros.
E OS DESCONTOS? – A Tarifa Social de Energia Elétrica dá descontos no valor mensal do consumo das famílias beneficiadas, a saber
– Para consumo até 30 quilowatts/hora, a redução é de 65%;
– De 31 a 100 kWh/mês, o valor fica 40% menor;
– De 101 kWh a 220 kWh, a redução é de 10%;
– Acima de 220 kWh/mês o custo da energia é o mesmo dos clientes que não recebem o benefício.
INDÍGENAS E QUILOMBOLAS TÊM DESCONTOS MAIORES – As famílias inscritas no CadÚnico têm desconto de 100% até o limite de consumo de 50 kWh/mês;
– De 40% para consumo a partir de 51 kWh/mês;
– De 10% para consumo de 101 kWh a 220 kWh.
– Acima de 220 kWh/mês o custo é similar ao dos clientes sem o benefício. [Informações da Assessoria de Imprensa da Equatorial Goiás em Goiânia, sob adaptações editoriais do Portal Excelência Notícias em Niquelândia]