Pirenópolis

Pirenópolis recebe Circuito das Cavalhadas do Governo de Goiás neste fim de semana

Evento com apoio da Secretaria Estadual de Cultura inova em acessibilidade e segurança: esta é a maior edição do Circuito das Cavalhadas que segue até outubro, com participação de 15 cidades e um investimento de R$ 4 milhões, levando ao público um dos mais belos espetáculos a céu aberto.

As tradicionais Cavalhadas de Pirenópolis serão realizadas neste fim de semana.  Uma das mais ricas e populares manifestações do calendário cultural goiano, o evento integra o Circuito das Cavalhadas do Governo de Goiás e ocorrerá até a terça-feira/21, tendo como palco o Módulo Esportivo de Pirenópolis.

Este ano, uma das prioridades do Governo de Goiás foi reforçar a estrutura e possibilitar que a representação da batalha entre mouros e cristãos seja acompanhada por todos com conforto.

Para isso, uma estrutura especial foi montada em Pirenópolis para receber a encenação.

Um camarote para pessoas com deficiências e necessidades especiais, conduzido por uma equipe de apoio, será o ponto alto das ações de acessibilidade do evento.

Cadeirantes, crianças e pessoas com mobilidade reduzida, idosos e outras particularidades serão amparadas por este suporte inovador oferecido ao evento pela gestão estadual.

Outra novidade é a estrutura de banheiros contêineres para garantir melhor locomoção e usabilidade para todos que participarem do evento.

Para a segurança do público, câmeras de monitoramento estão sendo instaladas em toda a extensão dos camarotes e arquibancadas.

O objetivo é coibir roubos, demais crimes e auxiliar no trabalho da Polícia Militar do Estado de Goiás (PM-GO), que este ano atuará com um reforço no efetivo para melhor atender a programação.

A secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes, ressalta que a cultura deve ser acessível a todos, de tal forma que a pasta sob seu comando trabalhou para garantir que as Cavalhadas de Pirenópolis deste ano sejam uma experiência inesquecível para todos os públicos.

PROGRAMAÇÃO – A encenação é parte da programação da Festa do Divino Espírito Santo, que na cidade é composta também por missas, o levantamento do mastro, a distribuição dos doces tradicionais alfenins e verônicas, a apresentação do grupo Pastorinhas, as Cavalhadinhas e, por fim, as Cavalhadas, acompanhada pela centenária e festiva Banda Phoenix.

Esta é a maior edição do Circuito das Cavalhadas que segue até outubro, com participação de 15 cidades e um investimento de R$ 4 milhões, levando ao público um dos mais belos espetáculos a céu aberto.

O festejo reúne religiosidade e cultura e já ocorre há pelo menos 200 anos em várias cidades do Estado.

O espetáculo, que surpreende pela organização, beleza e grande participação da população, é prestigiado por milhares de pessoas do entorno dos municípios e de várias partes do país e até do exterior.

RAÍZES PORTUGUESAS EM SOLO GOIANO – As Cavalhadas transcendem a simples encenação de uma batalha épica, representando a história, fé e tradição, que se entrelaça com a própria identidade cultural das cidades participantes.

Sua origem remonta a Portugal medieval, onde as “Cavalhadas” narravam a luta entre o Imperador Carlos Magno e os mouros. Introduzidas no Brasil pelos jesuítas no século XVIII, com o objetivo de catequizar indígenas e escravos, as Cavalhadas ganharam um novo significado em solo brasileiro.

PATRIMÔNIO CULTURAL – As Cavalhadas de Pirenópolis são pioneiras na obtenção do título de Patrimônio Cultural do Brasil.

A festividade se enraizou em 1826, pelas mãos do Padre Manuel Amâncio da Luz. Inicialmente conhecida como “O Batalhão de Carlos Magno”, a encenação se consolidou como um dos principais eventos da Festa do Divino Espírito Santo, atraindo fiéis e visitantes de toda a região.

ACOMPANHE A PROGRAMAÇÃO DO FINAL DE SEMANA EM PIRENÓPOLIS:

17/05 (sexta-feira) e 18/05 (sábado)

22h – Apresentação da peça “As Pastorinhas” no Theatro de Pirenópolis

19/05 (domingo)

4h – Alvorada com a Banda de Couro

5h – Alvorada com a Banda de Música Phoênix

8h – Cortejo do Imperador saindo da Casa do Imperador até a Igreja Matriz

9h – Missa solene na Igreja Matriz, cantada pelo Coral Nossa Senhora do Rosário e sorteio do novo Imperador. Cortejo levando o Imperador até sua residência onde serão distribuídos Verônicas e Pãezinhos do Divino

13h – 1° dia das CAVALHADAS

20/05 (segunda-feira)

8h – Reinado de Nossa Senhora do Rosário – Cortejo conduzindo o Rei e Rainha de suas residências até a Igreja Matriz, acompanhados pela Banda de Couro.

9h – Missa na Igreja Matriz.

13h – 2° dia de CAVALHADAS (batismo dos Mouros)

21/05 (terça-feira)

9h – Missa na Igreja Matriz

13h – 3° e último dia de CAVALHADAS (confraternização entre Mouros e Cristãos).

Após o espetáculo os Cavaleiros seguem até a porta da Igreja do Bonfim para a oração final de agradecimento e a última salva de tiros. [Informações da Secretaria Estadual de Cultura/Secult, em Goiânia]

PATRIMÔNIO CULTURAL – As Cavalhadas de Pirenópolis são pioneiras na obtenção do título de Patrimônio Cultural do Brasil. [Foto: Divulgação/Secult]

Veja também

Botão Voltar ao topo