Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Niquelândia inaugura reforma e ampliação da sede da entidade neste Dia do Trabalho
Jair Dias de Almeida, que preside o Sindser Níquel desde 2008, comandou grande evento para marcar o crescimento da estrutura após 15 anos de muito empenho em prol do funcionalismo público da cidade do Norte do Norte do Estado
Com um farto almoço servido ao público presente, o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Niquelândia (Sindser-Níquel), Jair Dias de Almeida, inaugurou na manhã desta quarta-feira (1º/05) – por ocasião do feriado nacional do Dia do Trabalho – as obras de reforma e ampliação de sua sede na região central da cidade do Norte do Estado.
Com as obras da nova estrutura – que recebeu investimento aproximado de R$ 357 mil – o local agora conta com cerca de 1.700 metros quadrados de área construída.
É mais do que o dobro de tamanho em relação ao imóvel inaugurado há 15 anos pelo próprio Jair.
Por ocasião do evento, o local agora ampliado – que conta com pavimento superior, diversas salas e um amplo espaço que será utilizado em breve às atividades dos agentes comunitários de saúde/ACS – recebeu o nome de “Edifício Roberto Barbosa da Silva”.O descerramento da placa inaugural e a homenagem prestada pelo Sindser Níquel emocionou parentes e amigos de Roberto, que foi um dos membros-fundadores e primeiro presidente da entidade por 14 anos seguidos de 1993 a 2007. Ele morreu aos 58 anos, em julho de 2021, vítima da Covid-19.
O envolvimento de Jair Dias com a atividade sindical em defesa do servidor público niquelandense começou ainda em 2004 como suplente da primeira gestão da diretoria do sindicato.
Era uma época que, segundo Jair, a entidade não tinha a estrutura necessária para atender as demandas do funcionalismo pois funcionava provisoriamente numa sala emprestada pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Extrativas de Niquelândia (Sitien).
Entre 2004 e 2007 – quando a cidade viveu períodos conturbados na relação dos trabalhadores da prefeitura com o comando da municipalidade – Jair destacou-se pela postura ativa na luta pelos interesses da categoria, culminando assim com sua eleição para a presidência no final de 2007.
De lá para cá, após seguidas reeleições para o cargo, Jair hoje exerce seu quinto mandato à frente do Sindser Níquel, em vigência até dezembro de 2026.
Na entrevista ao Excelência Notícias, pela manhã, o presidente disse que tão logo foi empossado em 2008 começou ele mesmo a “cavar o buraco”, ou seja, iniciar a obra da primeira etapa da sede própria em março daquele ano.
O espaço foi inaugurado no ano seguinte, no dia 1º de maio de 2009, com 650 metros de área construída em piso térreo na Rua Dom Bosco, no Jardim Aurora.
“Para eu inaugurar essa obra, naquele tempo, fiquei devendo demais. Para ser mais preciso, uns 14 meses à frente, no cheque pré-datado. Depois disso, aprendi que só poderia construir quando tivéssemos dinheiro. Eu tinha vontade demais (de ampliar a construção) mas em 2009, 2010, 2011 e 2012 pisamos no freio”, explicou Jair Dias.Em 2013, o Sindser Níquel deu início às obras do “Centro de Recreação e Lazer do Servidor Público Municipal João Carreiro”, em homenagem ao pai do sindicalista, inaugurando a primeira etapa do seu salão de eventos, – numa estrutura menor, com banheiro e uma pequena cozinha – com os recursos disponíveis na época.
Tanto naquele período como agora, o Sindser Níquel teve gastos praticamente insignificantes com mão de obra de pedreiros e demais serviços, já que o próprio sindicalista diz ter assentado praticamente todos os tijolos do imóvel erguido entre 2008 e 2009.
Jair relembrou que, ainda em 2008, ele requereu à Prefeitura de Niquelândia a cessão de uma área pública de 7,2 mil metros quadrados ao redor da entidade, da Rua Dom Bosco à Avenida Brasil.
O processo, segundo ele, teve seu trâmite natural dentro da municipalidade entre 2013 e 2019, sem grandes novidades.
Foi quando em 2019 – na primeira gestão do atual prefeito, Fernando Carneiro – o Sindser Níquel recebeu garantias reais de que o terreno seria escriturado pela prefeitura em favor do sindicato.
Duas partes do lote, no entanto, também eram pleiteadas pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Niquelândia e pelo Iapas. Este último chegou a receber a cessão de uso porém, como a obra não foi feita no prazo legal de dois anos, o terreno acabou voltando para a prefeitura.
“O processo, pela Secretaria Municipal de Planejamento, terminou ano passado com a OAB ficando com uma área de 5 mil m² e o nosso sindicato recebendo 2.772 m2 de área, onde ampliamos agora o nosso clube de recreação e lazer. E vamos construir aqui, para inaugurar no dia 1º de maio de 2025, nosso centro esportivo com piscinas, quadras esportivas de areia e também para futebol soçaite – um investimento total de mais R$ 250 mil – que irá receber o nome da nossa amiga Gilma Custódio de Freitas”, detalhou o presidente do Sindser Níquel.
Gilma Custódio, como se sabe, era agente de investigação da Delegacia da Polícia Civil de Niquelândia. Querida por todos e temida pela bandidagem da cidade, Gilma morreu aos 50 anos, em janeiro de 2021, também vítima da Covid-19.
Segundo Jair, embora a falecida policial não fosse servidora pública do município, Gilma sempre teve grande envolvimento com as obras da sede da entidade.
“Ela era muito comedida e não gostava de fotos, mas eu tenho duas fotos dela no nosso arquivo, carregando terra comigo, nos ajudando na construção”, relembrou o sindicalista.
Segundo Jair, para todas as obras e benfeitorias feitas no imóvel do Sindser Níquel, os recursos captados são provenientes da cobrança da “mensalidade sindical” desde 2016 diretamente de seus associados.
No entendimento do sindicalista, a antiga “contribuição sindical” – que era descontada anualmente do salário dos servidores públicos e privados, em âmbito nacional – constituía-se como “um roubo ao bolso do trabalhador”, nas palavras dele.
“Nosso compromisso, com o trabalhador do serviço público municipal, é de sempre dizer a verdade, de ser leal com toda a categoria, fazendo a defesa de cada um deles, custe o que custar, nas esferas municipal, estadual e federal, tanto na área cível como criminal. Infelizmente, ando sofrendo muito com pedidos pessoais de terceiros. É a única coisa que anda me chateando, pois não fui eleito para representar singularidades, mas sim para resolver problemas de interesse coletivo como ações (contra outras gestões) por salários atrasados, licença-maternidade, por demandas com o INSS e com a própria prefeitura sobre aposentadorias. Por esses, eu tenho o maior prazer de protocolar e representar nossos filiados”, afirmou Jair Dias.PRESENÇAS – A inauguração das obras de reforma e ampliação da sede do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Niquelândia (Sindser Níquel) contou com a presença do prefeito Fernando Carneiro; do ex-assessor especial de gabinete Sandro Rocha, mais conhecido como Dr. Sandro, que é pré-candidato à Prefeitura de Niquelândia às eleições deste ano; do empresário Ozeas Boiadeiro, que também vislumbra pleitear o mesmo cargo no próximo mês de outubro; de secretários municipais; de vereadores; e de presidentes de outras entidades representativas de classe da cidade do Norte do Estado.