Colinas do Sul

Paulinho lidera 1ª pesquisa de intenção de voto na luta pela reeleição à Prefeitura de Colinas do Sul

Atual prefeito da cidade da Chapada dos Veadeiros receberia a confiança de 28,2% do eleitorado local para um segundo mandato se a eleição fosse hoje: Destake Pesquisas ouviu 348 pessoas da cidade no último dia 15 de abril, mediante registro prévio do trabalho no TRE-GO

Levantamento estatístico realizado pela Destake Pesquisas, com sede em Goiânia, aponta que o atual prefeito e pré-candidato a reeleição Paulino Batista Vieira (UB) – mais conhecido como Paulinho – aparece em 1º lugar nas intenções de voto para a Prefeitura de Colinas do Sul às eleições marcadas para 6 de outubro deste ano, se a disputa nas urnas no município da Chapada dos Veadeiros ocorresse hoje.

PESQUISA ESTIMULADA – A pesquisa em Colinas do Sul foi realizada na área urbana da cidade e também no Distrito de Vila Borba, distante 32 quilômetros da sede do município.

Dados de 2022 do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Goiás, apontam que 3.626 eleitores estão inscritos na cidade estrategicamente localizada entre Alto Paraíso de Goiás, Minaçu e Niquelândia.

Na somatória geral, de acordo com a Destake Pesquisas, o prefeito possui 28,2% da preferência do eleitorado colinense para seguir no cargo a partir de janeiro de 2025.

A pesquisa estimulada é aquela feita com a apresentação, ao eleitor, das possíveis opções de nomes com chances de concorrer ao pleito.

Por esse critério de escolha, três ex-prefeitos de Colinas do Sul foram citados no levantamento, ocupando as posições seguintes, segundo a Destake Pesquisas.

Iran do Lago Ferreira – que comandou a cidade por dois mandatos, de 2009 a 2012 e de 2013 a 2016 – foi citado por 20,4% pontuando na 2ª colocação, no caso de eventual candidatura para uma terceira gestão.

O ex-prefeito Adriano Passos – que governou a cidade no período seguinte, entre 2017 e 2020 – ficou em 3º lugar.

Adriano teria 12,1% dos votantes de Colinas do Sul caso decidisse tentar retomar novamente a chefia do Executivo.

Outro possível pré-candidato sempre lembrado na cidade é o também ex-prefeito Ozamir Ferreira da Silva, o popular Miro.

Ele esteve à frente do município em duas gestões consecutivas, entre 1997 e 2004.

Segundo a Destake Pesquisas, Miro receberia 9,8% das intenções de voto, ficando assim em 4º lugar. Em seguida, aparece Onofre 9,5% na 5ª colocação.

Também foram citados os nomes do atual secretário municipal de Educação, José Moreira das Dores Filho, mais conhecido como Zito; e do vereador Onézio José de Brito.

Zito teria 7,5% da preferência dos colinenses, na 6ª colocação.  O experiente vereador, que já foi presidente do Legislativo, teria 5,7% dos votos em 7º lugar.

Os eleitores que declararam não saber ainda em quem poderão votar em Colinas do Sul representaram 4,9% do levantamento estimulado.

Por fim, apenas 2% do universo pesquisado declarou que não votaria em nenhum dos sete nomes apresentados pela Destake Pesquisas.

PESQUISA ESTIMULADA – TOTAL: Intenção de voto estimulado para a Prefeitura de Colinas do Sul, com a somatória dos dados apurados na região central e no Distrito de Vila Borba [Fonte: Destake Pesquisas – Reprodução: Excelência Notícias]

PESQUISA ESPONTÂNEA – A pesquisa espontânea é aquela feita sem a apresentação, ao eleitor, do cartão com os possíveis nomes com chances de concorrer ao pleito.

Por esse critério, a vantagem do e prefeito e pré-candidato Paulinho se mantém em Colinas do Sul: 29,3% declararam que votariam no atual gestor municipal, caso realmente ele decida registrar-se como candidato junto ao TRE após a convenção local do UB, no começo de agosto.

Na sequência da pesquisa, Iran novamente aparece em 2º lugar com 21,3% das intenções de voto.

Adriano manteve-se na 3ª colocação, tendo recebido com 3,2% das intenções. Zito seria o 4º colocado, com 2,6% de preferência.

Miro e Onézio teriam 2% cada, empatados na 5ª colocação. Na sequência, em 6º lugar, foi citado o nome da servidora concursada Dianiley da Silva Pinto, mais conhecida como Diana, com 0,9% dos votos.

Por fim, o vereador Elizeu Ferreira da Silva foi lembrado por 0,6% em 7º lugar.

Porém, os eleitores que declararam “não saber dizer” [ou seja, aqueles ainda indecisos, o que é natural pois os nomes aventados até o presente momento são apenas de possíveis pré-candidatos] mostra-se bastante significativo: 31% do total pesquisado.

Por fim, apenas 2% do universo pesquisado declarou que não votaria em “nenhum” nome para a sucessão municipal.

PESQUISA ESPONTÂNEA – TOTAL: Intenção de voto espontâneo para a Prefeitura de Colinas do Sul, com a somatória dos dados apurados na região central e no Distrito de Vila Borba [Fonte: Destake Pesquisas – Reprodução: Excelência Notícias]

 

PAULINHO LIDERA TAMBÉM EM VILA BORBA – Para o trabalho em Colinas do Sul, a Destake Pesquisas também desmembrou o levantamento sobre a disputa pela prefeitura em duas partes distintas.

Além da liderança geral na somatória dos dados da área urbana de Colinas e do Distrito de Vila Borba, Paulinho também aparece em 1º lugar nos dois cenários quando o levantamento é destrinchado.

Por esse viés – considerando-se apenas os eleitores da comunidade residente às margens da rodovia GO-132 na direção de Minaçu –  o prefeito e pré-candidato a reeleição pelo UB teria 43,8% das intenções de voto na pesquisa espontânea.

Isso representa, pelos dados do presente momento, uma dianteira de 10,5 pontos percentuais em relação ao 2º colocado: Iran teria 33,3% da preferência do eleitorado de Vila Borba. Os que disseram não saber somam 18,8%; e os que não votariam em nenhum deles somam 4,2%.

Pelo levantamento estimulado, a dianteira de Paulinho é ainda maior em Vila Borba: 14,6 pontos percentuais em favor do atual prefeito (39,6% das intenções de voto) em relação ao ex-prefeito Iran (25% das intenções).

Os demais possíveis pré-candidatos, juntos, somam 20,9%.

Os que não sabem ou não votariam em nenhum deles, somados, representam 10,5% do total da amostra avaliada pela Destake Pesquisas.

PESQUISA ESPONTÂNEA E ESTIMULADA – VILA BORBA: Intenção de voto espontâneo (tela 01) e estimulado (tela 02) para a Prefeitura de Colinas do Sul apenas com os números apurados no Distrito de Vila Borba [Fonte: Destake Pesquisas – Reprodução: Excelência Notícias]

CONJUNTURA POLÍTICA – Paulinho, como se sabe, fora eleito vice-prefeito de Colinas do Sul nas eleições municipais de 2020 na chapa que era encabeçada pelo então vereador e candidato a prefeito, Fernando Paulino (PP).

Empossada em 1º de janeiro de 2021, a dupla se desfez abruptamente em 24 de junho daquele mesmo ano quando o chefe do Executivo – já licenciado do cargo – faleceu em Goiânia aos 40 anos, em decorrência de um câncer no intestino.

Com a morte do titular da cadeira, Paulinho – que era filiado ao PSL –  assumiu o cargo de prefeito de Colinas do Sul em definitivo, estando à frente da gestão da cidade nos últimos três anos e meio.

Até então, ele nunca havia disputado cargos públicos no município, embora sempre fosse cotado para tal intento, dividindo seu tempo entre Colinas e a vizinha Niquelândia, onde era proprietário de um estabelecimento comercial.

Posteriormente, com a fusão do PSL com o Democratas (DEM), Paulinho e o governador Ronaldo Caiado se tornaram colegas do novo partido criado, o União Brasil/UB.

A aproximação política em decorrência dessa conjuntura favoreceu Paulinho, que conta com o apoio formal de Caiado à sua tentativa de reeleição, bem como dos deputados Glaustin da Fokus (federal) e Amilton Filho (estadual).

PESQUISA ESPONTÂNEA E ESTIMULADA – ÁREA URBANA: Intenção de voto espontâneo (tela 01) e estimulado (tela 02) para a Prefeitura de Colinas do Sul apenas com os números apurados na área urbana do município [Fonte: Destake Pesquisas – Reprodução: Excelência Notícias]

DETALHAMENTO DA PESQUISA – Registrado no TRE-GO no dia 10/04/2024 com o número GO-08522/2024, o levantamento sobre as intenções de voto para a Prefeitura de Colinas do Sul foi realizado pela Destake Consultoria e Comunicação LTDA.

Os serviços foram contratados por Fábio Goulart de Andrade – mediante emissão obrigatória da correspondente nota fiscal –  de acordo com as exigências legais estabelecidas pela Lei 9.504/97 e Resolução TSE nº 23.600/2019, complementada pela Resolução TSE nº 23.676/2021.

Para a composição do referido levantamento, foram ouvidos 348 eleitores de Colinas do Sul, assim discriminados: na área urbana do município (300) e no Distrito de Vila Borba (48) no dia 15/04/2024, divididos igualitariamente entre homens e mulheres.

A margem máxima de erro da pesquisa é de 5 pontos percentuais, para mais ou para menos.  O nível de confiança do trabalho realizado pela Destake Pesquisas é de 95%.

Veja também

Botão Voltar ao topo