Escola da rede estadual em Barro Alto recebe computadores e notebooks doados pela Anglo American
Equipamentos serão instalados no laboratório de informática do Colégio Estadual Professora Guaraciaba Augusta da Silva, o que irá contribuir para o aprendizado de cerca de 500 estudantes da instituição
A mineradora Anglo American realizou, na última semana, a doação de 40 computadores, sendo 20 notebooks e 20 dispositivos de mesa, para o Colégio Estadual Professora Guaraciaba Augusta da Silva, em Barro Alto.
Os equipamentos serão instalados no laboratório de informática da instituição, e contribuirão para o aprendizado de cerca de 500 estudantes.
A entrega contou com presenças de representantes da Anglo American e da instituição de ensino.
Como se sabe, a multinacional possui uma planta gigantesca de extração e beneficiamento de minério de níquel às margens da rodovia GO-080, entre Barro Alto e Goianésia, em funcionamento desde 2011.
INCLUSÃO DIGITAL – “A Anglo American recebeu a solicitação de alunas e alunos do colégio. Acreditamos que esses computadores serão importantes na promoção da inclusão digital, proporcionando um meio para que estudantes tenham acesso à tecnologia, que é uma ferramenta importante no desenvolvimento escolar”, detalhou a analista de Engajamento Local da mineradora, Rute Moura.
De acordo com a diretora do Colégio Estadual Professora Guaraciaba Augusta da Silva, Jaqueline da Costa, o apoio e a parceria da Anglo American são fundamentais para o avanço e modernização das atividades educacionais da escola.
“Nós já temos o local para implantar o laboratório de informática, mas faltavam os computadores. A solicitação partiu de estudantes e, agora, estamos recebendo os equipamentos que serão tão importantes em nossas ações. Só temos a agradecer”, afirmou a dirigente da instituição de ensino barro altense.
INVESTIMENTOS EM EDUCAÇÃO – Alinhada ao seu propósito de reimaginar a mineração para melhorar a vida das pessoas, a Anglo American, por meio do seu Plano de Mineração Sustentável (PMS), busca se aprofundar, cada vez mais, nas práticas ESG (sigla em inglês que corresponde às práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização).
O Plano de Mineração Sustentável (PMS) guia as ações da companhia a partir de três pilares: Ambiente Saudável (Meio Ambiente), Comunidades Prósperas (Social) e Líder Corporativo de Confiança (Governança).
Com esse plano, a empresa contribui para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
Visando uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade, a Anglo American desenvolveu um programa de educação contemplando 55 instituições de ensino público nas regiões onde atua no Brasil.
Desse total, 24 unidades estão localizadas nos municípios de Alvorada de Minas/MG, Conceição do Mato Dentro/MG e Dom Joaquim/MG, onde há influência Projeto do Minas-Rio.
Outras 31 unidades escolares estão presentes nos municípios de Barro Alto e Niquelândia, que sediam as operações de níquel da companhia. No ano passado, as duas localidades goianas também receberam doações de computadores da Anglo American.
A iniciativa também atendeu a Secretaria Municipal de Educação de Santa Rita do Novo Destino.
As ações buscam a melhoria do desempenho das escolas em aspectos gerenciais, capacitação de professores, reforço escolar, melhorias em conectividade e melhorias na infraestrutura das instituições.
Em dezembro do ano passado, a mineradora também fez doação de notebooks e outros dispositivos eletrônicos usados para o Programa Sukatech, do Governo de Goiás. [Com informações da Assessoria de Imprensa da Anglo American, em Belo Horizonte/MG]