Anglo American estimula fruticultura com capacitação e apoio técnico em Niquelândia, Goianésia e Barro Alto
Programa de Desenvolvimento Regional Colaborativo (CRD) atenderá produtores, associações e cooperativas interessadas no cultivo de mirtilo, açaí, maracujá, dentre outros nos três municípios sob influência da Unidade de Negócio Níquel da mineradora em Goiás
Estão abertas as inscrições para o desenvolvimento da cadeia produtiva de fruticultura de Barro Alto, Niquelândia e Goianésia por meio do Programa de Desenvolvimento Regional Colaborativo da Anglo American (CRD, na tradução do inglês para o português).
A iniciativa oferece treinamento, apoio técnico, suporte à comercialização, além da disponibilização de mudas, insumos e kits de irrigação a produtores rurais desses municípios.
Contando com a parceria da ONG TechnoServe Brasil, da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), das prefeituras locais, a Anglo American está ofertando 40 vagas para capacitar produtores, associações e cooperativas interessadas no cultivo de mirtilo, açaí, maracujá, dentre outros.
O CRD Fruticultura busca promover parcerias para geração de renda e emprego, com objetivo de criar alternativas econômicas de longo prazo nas regiões que acolhem as operações da empresa e, com isso, reduzir a dependência da mineração.
A primeira fase do programa terá duração de 20 meses, com início previsto para maio de 2024 e término em dezembro de 2025.
Segundo o gerente de Sustentabilidade e Integração da Anglo American, Daniel Tito Guimarães, a multinacional de origem inglesa estabeleceu parcerias com organizações de diferentes setores para ações conjuntas em projetos de interesse mútuo – que combinem recursos e competências.
O objetivo é a formação de nova cadeia econômica na região, interligando os produtores locais à Rota da Fruta do Distrito Federal e Entorno de Brasília.
“Acreditamos que a melhor maneira de contribuir para a formação de comunidades cada vez mais prósperas é incentivando-as a terem uma atuação ativa, de forma a se tornarem protagonistas do seu próprio desenvolvimento”, comentou o executivo da mineradora.
As inscrições vão até o dia 30 de abril e devem ser realizadas por meio deste link. Em caso de dúvidas, as pessoas interessadas podem entrar em contato com a TechnoServe, pelos telefones ou WhatsApp: (31) 99588-9130 (falar com Thiago Castro) ou (62) 98283-0010 (falar com Lua Ohana).
ENCONTROS ABERTOS – Nos dias 10, 11 e 18 de abril, serão realizados encontros abertos às pessoas interessadas para esclarecer dúvidas e trazer mais informações sobre o programa.
- Barro Alto – 10/04 (quarta-feira), às 10h
Local: Sindicato Rural de Barro Alto (Rua Alfredo Sebastião Batista, Qd 04 LT 05 A – Centro)
- Niquelândia – 11/04 (quinta-feira), às 13h
Local: Associação Comercial e Industrial de Niquelândia (Avenida Brasil, 258, Jardim Maracanã)
- Goianésia – 18/04 (quinta-feira), às 14h
Local: Auditório da Faculdade Evangélica de Goianésia – Faceg (Avenida Brasil, 1000, Bairro Covoa)
[Informações da Assessoria de Imprensa da Anglo American em Belo Horizonte/MG, sob adaptações editoriais do Portal Excelência Notícias/Niquelândia]