Prefeitura de Niquelândia entrega novos veículos para a Saúde e apresenta balanço da pasta em 2023
Ambulância para os pacientes e picape para serviços diversos foram apresentados na tarde desta terça-feira/19, na Praça Silva Júnior: Hospital Municipal agora conta com aparelhos de ar-condicionado, frigobares, televisores, internet e outras melhorias em suas instalações
A Secretaria Municipal de Saúde de Niquelândia apresentou oficialmente à população no final da tarde de ontem, em evento na Praça Silva Júnior, dois novos veículos zero quilômetro comprados para atender as necessidades da pasta.
Como se sabe, a secretaria recebeu atenção especial do prefeito Fernando Carneiro (PSD), que é médico, em quase seis anos de gestão em seus dois mandatos. Nesse período, a Secretaria Municipal de Saúde foi comtemplada com 10 novos veículos dentre ambulâncias e veículos de apoio logístico.
As aquisições apresentadas ontem foram feitas através de emendas parlamentares ao Orçamento Estadual pelos agora ex-deputados estaduais Alysson Lima e Henrique Arantes, que destinaram recursos equivalentes a 40% do valor total dos veículos, segundo o município.A Prefeitura de Niquelândia, por seu turno, ofertou contrapartida de 60% do montante necessário às compras de um furgão Peugeot Expert adaptado como ambulância; e também de uma picape Fiat Toro para as mais variadas demandas da secretaria.
DOCUMENTAÇÃO EM ORDEM – Ambos os veículos estão registrados em nome da prefeitura e possuem placas no padrão Mercosul com identificação alfanumérica em azul, cor atualmente utilizada à identificação de veículos oficiais dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário em todo o Brasil.
BALANÇO – Na oportunidade, em telão de led instalado na praça, a Secretaria Municipal de Saúde exibiu um vídeo institucional com o balanço das ações realizadas na área pela municipalidade ao longo de 2023 [veja os números no final desta reportagem].
Sempre de acordo com a Prefeitura de Niquelândia, a mais recente melhoria se deu para o conforto dos pacientes internados no Hospital Municipal Santa Efigênia, o único que atende pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade.
No evento desta terça-feira, junto com a entrega dos veículos, a Secretaria de Saúde anunciou a conclusão das instalações de aparelhos de ar condicionado, de geladeiras pequenas (frigobares), de televisores modernos e de rede de internet wi-fi em todos os quartos do complexo hospitalar.
Ao longo desse ano, o Hospital Municipal de Niquelândia recebeu uma ampla reforma interna, com a substituição das obsoletas janelas de metal com vidro por modelos novos, do tipo blindex, que possibilitam a vedação dos ambientes para maior eficiência dos aparelhos de ar condicionado.
A Prefeitura de Niquelândia também informou, no vídeo exibido ontem, a realização de uma completa reforma no centro cirúrgico e aquisição de novos equipamentos para a realização dos procedimentos de forma mais resolutiva e segura.
Na rápida cerimônia de ontem na principal praça de Niquelândia, Fernando Carneiro esteve representado pelo advogado e assessor especial Sandro Rocha, mais conhecido como Dr. Sandro.
Em breves palavras, o assessor especial disse que a cidade está crescendo pela força união do Poder Executivo com a Câmara Municipal de Niquelândia, através dos oito vereadores que integram a base de apoio do atual prefeito.No entanto, Dr. Sandro demonstrou muita calma ao manifestar certa contrariedade com práticas políticas que atualmente ultrapassam o limite das críticas sadias e saudáveis em Niquelândia.
“[Exercer] a oposição [aos governos constituídos, de um modo geral] é democrática. A perseguição política, no entanto, só leva nossa cidade para o buraco. Nós não temos nenhum problema com a oposição, mas a perseguição é uma situação complicada”, afirmou o assessor especial, ladeado por praticamente todos os secretários municipais do Poder Executivo.
NÚMEROS DA SECRETARIA DE SAÚDE DE NIQUELÂNDIA EM 2023
– Exames laboratoriais: mais de 100.000 análises clínicas
– Cirurgias eletivas e de emergência: mais de 500 procedimentos
– Tomografias para diagnósticos diversos: mais de 600 exames realizados;
– Consultas médicas com médicos-especialistas: mais de 15.000 atendimentos realizados nas áreas de cirurgia-geral, ginecologia/obstetrícia, urologia, cardiologia e pediatria
-Atendimentos oftalmológicos: mais de 700 pessoas atendidas e, desse total, foram realizadas 200 cirurgias oculares;
– Atendimentos odontológicos: mais de 27.000 atendimentos realizados.