Consolidado pelo público, Festival Josephina’s da ACIN pode ganhar mais um dia em sua 4ª edição no próximo ano em Niquelândia
Evento que reuniu expositores de gastronomia raiz e música de qualidade nos dias 7, 8 e 9 na Praça da Igreja Matriz de São José foi considerado um sucesso pela presidente da entidade classista, Fernanda Rodrigues Melo: desafios ampliados para 2024
Encerrado no início da madrugada do último domingo/10 pela Associação Comercial e Industrial de Niquelândia (ACIN) com variadas apresentações artísticas e culturais – caso do grande show dos sertanejos Sandro & Ronaldo – o Josephina’s Comida de Tradição – 3º Festival Gastronômico do Vale da Serra da Mesa deixou, no público da cidade do Norte do Estado, um gostinho de quero mais [confira a galeria de fotos no final desta reportagem].
Tanto isso é verdade que a presidente da Acin, Fernanda Melo Rodrigues – bem como demais membros da comissão organizadora do evento – relataram ao Portal Excelência Notícias terem recebido inúmeros pedidos para que a edição 2024 seja ampliada de três para quatro dias.
Isso porque a mescla de um cardápio saboroso dos 20 expositores com atrações artísticas e culturais, na estrutura montada na Praça da Igreja da Matriz de São José, mostrou-se bastante diversificada e atrativa nos três dias do Josephina’s, por ocasião do feriado prolongado do Dia da Independência.
“Quando eu vi esse público tão bacana e expressivo aqui (na Praça da Matriz) nesse último dia (sábado/9) tive realmente a certeza de que o nosso Festival Gastronômico se consolidou e que entrará agora, de vez, no calendário dos eventos de Niquelândia, através da nossa associação”, comentou a presidente da Acin.
Show dos sertanejos Sandro & Ronaldo, cantores da cidade com maior projeção do gênero em Goiás e outros Estados, arregimentou grande público à Praça da Igreja Matriz de Niquelândia [Foto: Elaine Alves – Especial para o Excelência Notícias]
Ainda de acordo com Fernanda Melo, a caminhada desde 2019 – antes da pandemia, quando o evento teve sua primeira edição – valeu muito a pena pois a semente plantada há quatro anos, na fase ainda embrionária do Josephina’s, foi bem cultivada para que crescesse com sucesso.
“Quando as coisas são feitas com carinho, com emoção – igual notamos nesse trabalho feito por todos os expositores que participaram conosco – as pessoas prestigiam e querem ficar mais, aproveitar mais. Notei que o público estava bastante participativo. Inclusive, por mais que o festival seja voltado às comidas de tradição, nós (da Acin) estamos sempre em busca da inovação para que esse novo evento possa evoluir ainda mais”, completou Fernanda Melo.
Para este ano, o 3º Festival Gastronômico Josephina’s – Comida de Tradição recebeu aporte de R$ 219 mil por meio do Programa E+ Cultura, da Equatorial Goiás, através do Programa Estadual de Incentivo à Cultura (Lei Goyazes) do Governo de Goiás/Secretaria Estadual de Cultura (Secult).
O evento também recebeu respaldo do Serviço Brasileiro de Assistência à Micro e Pequena Empresa (Sebrae) em Goiás; e da mineradora Anglo American, além de apoiadores locais [como a Niqturbo Telecom, que colocou um gigantesco painel de led na Praça da Matriz] garantido assim uma vasta experiência degustativa de cores e sabores em pratos elaborados sob supervisão do premiadíssimo chef de cozinha Gilmar Borges, de Pirenópolis.
“Foi superlegal estar mais uma vez à frente do Josephina’s, um festival feito com muita dedicação, com muito amor. Após as duas edições anteriores pudemos notar, neste ano, a evolução e a melhoria [dos pratos] e que os expositores da cidade começaram a se preparar melhor para apresentar o que há de mais novo em termos de culinária regional. Hoje, o Josephina´s é um evento que já tem, com propriedade, um nome consolidado na valorização e no resgate da parte cultural, gastronômica e histórica de Niquelândia”, comentou o chef.
Ex-secretária de Cultura de Niquelândia, Ana Mathilde Martins de Souza foi a responsável, há quatro anos, pelo batismo do festival com o nome Josephina´s, que remete às mulheres nascidas na cidade antes de 1943 nos primórdios da antiga São José do Tocantins.
Na avaliação dela, ainda que encerrado e carregado de êxito, o sucesso do Festival Gastronômico deste ano impõe, a todos os envolvidos na organização do evento, maiores responsabilidades para a edição 2024 do Josephina’s. Para ela, o festival se tornou tão grandioso que sua continuidade é uma questão de honra.
“Estamos imaginando que, para o ano que vem, esse festival terá uma importância magnifica para Niquelândia porque ele, hoje, já superou várias fases. O Josephina´s está sendo comtemplado [com recursos] da Lei Goyazes de Incentivo à Cultura; e se tornou conhecido no Estado de Goiás por ter sido anunciado por mais de 15 veículos de comunicação da capital. Hoje [sábado, no encerramento] o que nós temos é a nossa gratidão com o público de Niquelândia, que participou conosco”, comentou Ana Mathilde.
Na visão da ex-secretária de Cultura, a eventual ampliação do evento de três para quatro dias em 2024 trata-se de um desafio muito grande, que precisaria ser bem estudado e articulado, uma vez que envolveria uma série de custos adicionais à estruturação do festival como um todo. “Teve gente, inclusive, que me pediu que o Josephina´s tenha duração de uma semana”, disse Ana Mathilde, às gargalhadas.GALERIA DE IMAGENS
Confira, abaixo, outras fotos do 2º e 3º dias do Festival Gastronômico Josephina´s -Comida de Tradição – em Niquelândia, registradas pelas lentes atentas da fotógrafa Elaine Alves: