Equatorial Goiás inaugura nova linha de alta tensão entre Barro Alto e Goianésia com investimento de R$ 38 milhões
Nova rede ampliará a oferta de energia e elevar a qualidade do serviço para clientes residenciais e corporativos das duas cidades e também de Jaraguá
Com investimento de mais de R$ 38 milhões, a Equatorial Goiás entregou nesta quinta-feira (22) a nova Linha de Distribuição de Alta Tensão (LDAT) Barro Alto – Goianésia.
Com 35 quilômetros de extensão, a LDAT traz benefícios para o fornecimento de energia de cerca de 180 mil clientes de aproximadamente 58 mil unidades consumidoras dos municípios de Goianésia, Jaraguá e parte de Barro Alto.
Obra muito esperada pela região, a nova LDAT viabilizará a conexão de novos clientes e o atendimento às solicitações de aumento de carga, fomentando ainda mais o desenvolvimento econômico das três localidades.
De acordo com o gerente de obras de Alta Tensão da Equatorial Goiás, Reginaldo Santos, a nova rede agora é a fonte principal de distribuição de energia de Goianésia.
A linha em funcionamento, que atualmente é a única da região, funcionará como uma suplência.
“Isso significa que, em caso de uma falha por uma queda de árvore, por exemplo, a companhia terá uma fonte alternativa para atender a todos os clientes até a conclusão dos reparos”, ressaltou o gerente.
Mais de 99% da extensão da LDAT foi construída na zona rural entre a Subestação Goianésia e a Subestação Barro Alto de Furnas, onde a Equatorial construiu um vão para receber a rede.
Reginaldo acrescenta que a linha foi totalmente instalada com materiais de extrema qualidade, aliados à tecnologia de equipamentos telecontrolados, que dão mais flexibilidade à operação do sistema.
Segundo ele, em caso de falha em que não ocorra um dano estrutural (como cabo partido ou poste quebrado), a Equatorial Energia poderá recuperar o fornecimento de energia direto do nosso Centro de Operações, em Goiânia.
“Se houver uma ocorrência mais grave, com danos estruturais, conseguimos remanejar as cargas para a linha suplente e identificar, com mais rapidez, o possível ponto de defeito, agilizando o envio de equipes emergenciais para os reparos necessários”, completou o executivo da concessionária da energia
[Com informações da Assessoria de Imprensa da Equatorial Energia, em Goiânia]