Associação Comercial e Industrial de Niquelândia resgata tradição das festas juninas com o 1º Arraiá da Acin
Fernanda Rodrigues Melo, que teve seu mandato de presidente da entidade prorrogado por mais seis meses, organizou evento alusivo à esta época do ano com apoio de toda a diretoria da Acin na noite da última quarta-feira/7
Comidas típicas em barraquinhas decoradas, muita animação, bandeirolas coloridas, mesas ao ar livre, dança da tradicional quadrilha e show sertanejo da dupla Sandro & Ronaldo, na véspera desse feriadão prolongado. Cardápio perfeito para se divertir com a família, não é mesmo?
Com todos esses ‘ingredientes’, por assim dizer, a Associação Comercial e Industrial de Niquelândia (Acin) resgatou tradições das festas juninas desta época do ano com a realização do “1º Arraiá da Acin” nas dependências do Villa Ricca Park, na noite da quarta-feira/7.
Tudo se deu, é claro, num ambiente muito agradável e bem organizado pela atual presidente da entidade, Fernanda Rodrigues Melo, com amplo e irrestrito apoio e cooperação dos demais membros da atual diretoria da Acin.“Desde o começo do ano estávamos pensando em novas ações para fomentar o comércio local, que é o nosso principal objetivo. Dentre essas ações, surgiu essa vontade de fazermos o ‘Arraiá’ uma vez que sabemos que festas juninas são bastante tradicionais na nossa região. E, por isso, nos preparamos no decorrer dos últimos meses para que a comunidade niquelandense pudesse desfrutar mais um momento de alegria conosco”, afirmou Fernanda, em entrevista ao Portal Excelência Notícias nesta sexta-feira/9.
A presidente da Acin, a exemplo de todos os presentes ao evento, destacou a tranquilidade com que se realizou o 1º Arraiá da associação comercial da cidade do Norte do Estado, notadamente caracterizado como uma grande festa familiar.
Para que as crianças não ficassem entediadas com as conversas dos pais com outros adultos presentes ao evento, o Arraiá da Acin também disponibilizou o chamado “Espaço Kids” às crianças com escorregador inflável, dois pula-pula e piscina de bolinhas.
“Quisemos fazer um evento para que os públicos de todas as idades pudessem se divertir; sentar para se alimentar e até mesmo descansar; e desfrutar da nossa festa por completo”, completou a presidente da Acin.
Fernanda Melo destacou que a quadrilha do 1º Arraiá da Acin – onde casais e outras figuras públicas de Niquelândia se vestiram à caráter com trajes ‘caipiras’ – foi outro momento de excepcional alegria.
Após três únicos ensaios, dada as atribulações dos empresários com suas atividades cotidianas, as coreografias típicas da quadrilha apresentaram as damas cuidadosamente maquiadas usando saias, botinas e vestidos estampados.
Já os cavaleiros, no melhor estilo ‘Jeca Tatu’, dançaram com seus chapéus de palha; e paletós que ‘ornavam’ com gravatas sobrepostas umas às outras e seguras por nós em colarinhos visualmente desengonçados nas camisas.] “A interação do público presente com as pessoas que estavam participando da quadrilha foi muito gostosa. Cada passo que foi executado, durante os ensaios, eram lembrados com certa nostalgia das histórias do tempo de criança quando dançavam a quadrilha nas festas juninas que existiam em nossa cidade”, comentou a presidente da Acin.
Com relação à principal atração da noite – a carismática e talentosa dupla de cantores niquelandenses Sandro & Ronaldo – Fernanda Melo disse que a escolha dos artistas se mostrou bastante acertada pela diretoria da Acin durante a organização do evento, até porque uma das metas de sua gestão como presidente é a valorização de apresentações artísticas e culturais da própria cidade.
“Sandro & Ronaldo são ‘gente da gente’, profissionais da música bastante preparados para seguirem na carreira que escolheram com grande sucesso. Eles estão brilhando bastante e nós não podíamos deixar de reconhecer isso, convidando-os para abrilhantar nosso arraiá, fazendo uma brilhante apresentação que agradou a todos”, comentou a líder da entidade classista de Niquelândia.
De acordo com o Fernanda, o balanço que pode ser feito da festa junina da última quarta-feira mostra-se bastante positivo para reforçar a importância da Acin como entidade representativa do comércio local, dada a repercussão alcançada pelo evento ocorrido no espaço do Villa Ricca Park. “O nosso objetivo, enquanto associação, não é ter lucro com esses eventos. Tanto é que ofertamos aos empresários que participaram conosco dessa empreitada que pudessem oferecer seus produtos durante a festa sem recolher nenhuma taxa para a associação comercial. Tivemos vários relatos de comerciantes destacando a procura, por diversas pessoas, por roupas e acessórios justamente para participar do ‘arraiá da Acin. Uma fala dessas evidencia que nosso objetivo está sendo cumprido”, comentou a presidente da Acin.Por ocasião da entrevista, ela também destacou a importância de todas as empresas de Niquelândia que se colocaram como parceiras e apoiadoras à realização do 1º Arraiá da Acin – como é o caso do Portal Excelência Notícias, da Rádio Mantiqueira 92,3 FM, e da Rádio 104,7 FM – que divulgaram a realização da festa nos dias que antecederam ao evento.
MANDATO DA ATUAL PRESIDENTE DA ACIN É PRORROGADO POR MAIS SEIS MESES
Após dois anos de seu primeiro mandato como presidente da Associação Comercial e Industrial de Niquelândia (Acin), a empresária Fernanda Rodrigues Melo deveria deixar o cargo neste mês de junho, quando uma nova eleição ao comando da entidade deveria ocorrer.
Porém, sob o entendimento de que havia projetos a serem concluídos nesta gestão de Fernanda [principalmente o Josephinas Comida de Tradição – 3º Festival Gastronômico do Vale da Serra da Mesa, nos dias 7,8 e 9 de setembro] a atual presidente teve atendido seu pedido de prorrogação do mandato por mais seis meses, até o final do ano.
“Nós já temos apoiadores e patrocinadores para esse projeto [do Festival Gastronômico], que já está bem encaminhado. Um dos motivos para eu continuar [como presidente da Acin] é justamente esse, além de outros projetos que pretendo concluir até o final do ano. Creio que esse tempo será suficiente para repassarmos o comando da Acin para uma nova diretoria, com tudo organizado”, disse Fernanda.
Sobre sua eventual reeleição para um novo mandato à frente da Acin, a jovem empresária do ramo de suprimentos de informática não admite e tampouco descarta disputar a reeleição no final deste ano
“Eu não quero que os demais comerciantes, associados da Acin, se sintam na obrigação de me escolher para o cargo de novo. Acho que temos de deixar esse espaço aberto para o surgimento de novos nomes, com gás novo e ideias novas, que desejem concorrer à minha sucessão quando abrirmos o edital de chamamento às novas eleições aqui na Acin daqui a quatro meses”, afirmou ela.