ELAS NO COMANDO: 5ª Cavalgada das Patroas no Quebra Linha mostra força das mulheres nas montarias em Niquelândia
Marcha 100% feminina ocorreu durante o feriado prolongado no último final de semana, reunindo cerca de 150 amazonas: tradição começou em 2017 quando um grupo de amigas resolveu iniciar o passeio, que se tornou um evento familiar com grande sucesso na região
Realizada entre a manhã e a noite do sábado (22), a 5ª Cavalgada das Patroas do Povoado Quebra Linha marcou o feriado prolongado em Niquelândia, de uma maneira muito especial. A região dista cerca de 70 quilômetros da área urbana da cidade do Norte do Estado, com acesso pela rodovia BR-414.
O evento reuniu cerca de 150 mulheres que mostraram o avanço do empoderamento feminino numa tradição ainda predominantemente masculina em todo o Estado de Goiás.
Aos homens dos mais diferentes graus de parentesco – maridos, primos, pais, namorados, irmãos, cunhados – coube o papel de admirar as mulheres do chão, fora das montarias.Sem perder a feminilidade, boa parte das amazonas arrumavam a sela e subiam em seus cavalos, com pouca ou nenhuma dificuldade.
A concentração para a 5ª Cavalgada das Patroas teve início por volta das 9 horas na Fazenda Lobato, cedida por seu proprietário Silvinho.
Nesse local, foi servido um café da manhã bastante reforçado – com grande variedade de pães, bolos e frutas – para que as amazonas percorressem o primeiro trecho de cinco quilômetros, em estrada de chão, com várias subidas e descidas, a partir das 11 horas.
Alguns dos animais aparentavam estar bastante ‘ariscos’, mas as amazonas seguraram bem as rédeas e nenhuma queda foi registrada, felizmente.
O Corpo de Bombeiros de Niquelândia acompanhou todo o evento, garantindo assim a segurança dos participantes.
O ‘pouso’ (parada) para o almoço teve início às 14 horas numa propriedade do Assentamento Julião Ribeiro, cedida por seu proprietário Sandro, o popular Carequinha.
Planejado para matar a fome de um público estimado em 800 pessoas, o almoço chamava a atenção pelo tamanho dos imensos painelões com 30 quilos de arroz, gueroba, carne cozida (uma vaca inteira), salada e mandioca bem temperada.
Isso sem falar do delicioso tutu de feijão – para o qual foram utilizados 12 quilos do alimento – resultando assim numa espécie de caldo de feijão que ganha consistência cremosa ao ser batido no liquidificador.
No prato, mais conhecido em MG e em SP, são adicionados pedacinhos de bacon e de linguiça: simplesmente uma delícia, em termos de sabor, acrescentando assim mais um prato à vasta culinária goiana.
COMO SURGIU A IDEIA DA CAVALGADA – Em 2017, um grupo de cinco mulheres do Povoado Quebra-Linha – todas apaixonadas por cavalos – tiveram a ideia de se reunir para dar uma volta, mas uma amiga chamou outra, que chamou outra e que chamou outra.
O resultado? 50 mulheres de cara, montadas, logo na primeira cavalgada, que fizeram uma camiseta, sem muita pretensão, avançando com melhorias na organização nos anos seguintes, de 2018 e 2019.
Por conta da pandemia, o evento deixou de ser realizado em 2020 e em 2021.
Retornou em 2022 ainda cercado de muitos cuidados e, nesta 5ª Cavalgada das Patroas em 2023, mais uma vez foram feitas camisas de manga comprida, bem ao estilo dos peões e fãs de rodeio, em chamativo tom azul marinho.
Chapelões de todas as cores, botas de cano longo, bem ornamentadas; maquiagem; e cabelos devidamente penteados; confirmavam o look de quem mandava no pedaço: as mulheres.
Uma delas era a primeira-dama do município, Juliana Alves Campos, que participou do evento montada em um cavalo, acompanhada do prefeito Fernando Carneiro e demais autoridades, caso do advogado assessor especial de gabinete, Sandro Rocha.
Depois do almoço, a cavalgada seguiu para seu último trecho, até o Povoado do Quebra Linha pelo acostamento da BR-414 sob acompanhamento dos Bombeiros e animação total do locutor Jacob Pereira, além dos carros de som automotivo.A entrada das amazonas na Avenida Afonso Pena, a principal do povoado, se deu sob grande salva de aplausos. “A sensação que fica é do dever cumprido, graças a Deus. Tudo correu muito bem, de forma linda e maravilhosa. Espero que o ano que vem possa ser ainda melhor”, comentou a organizadora do evento neste ano, Thaís Pereira Bernardo.
OS BASTIDORES DA FESTA – Ao Portal Excelência Notícias, ela detalhou que seu trabalho atrás dos últimos detalhes à realização do evento havia começado por volta das 6 horas da manhã, depois de três intensos meses atrás de patrocínios, apoios e organização para a 5ª Cavalgada das Patroas.
Ela destacou que o povoado é um lugar bastante pequeno, praticamente sem opções de diversão, de tal forma que as ‘patroas’ se empenham ao máximo para participar da cavalgada.
“Passamos esse tempo todo pedindo ajuda para os amigos, minhas amigas, para meus familiares. Todavia, por esse nosso evento ter sido sempre muito bem organizado desde seu início [em 2017], as pessoas querem muito nos ajudar e se disponibilizam com a Comitiva das Patroas para isso tudo poder acontecer. É muito gratificante, para nós, saber que podemos contar com a população aqui do Quebra-Linha”, comentou Thaís.
Ela destacou, também, o apoio e o imenso prazer demonstrado pelos maridos/companheiros/namorados das cavaleiras na retaguarda do evento, sobretudo na lida com os animais.
Para a organizadora, a Cavalgada das Patroas ainda conserva sua principal característica: ser um evento familiar, reunindo mulheres de todas as idades, caso da mãe da própria mãe de Thaís, com 66 anos, que participou montada em seu cavalo.
“Existe quem diga que cavalgada é só bagunça, mas a nossa [das patroas] todos puderam ver que são só famílias mesmo. De uns três anos para cá, todos começaram a ver que fazemos sempre uma festa bem bonita e hoje temos muito apoio da comunidade em geral e da classe política de Niquelândia”, detalhou Thaís.
Em 2024, a 6ª Cavalgada das Patroas estará sob organização de Hérika Almeida de Jesus, uma das idealizadoras do evento.