Deputado estadual Lineu Olímpio homenageia mãe de vereador de Niquelândia na Assembleia Legislativa de Goiás
Maria da Penha de Araújo Alves, a popular Dona Penha, materializou no filho Deyvi Charlle Araújo Alves a intensa vontade que sempre sentiu em poder ajudar ao próximo com ações sociais no cenário político da cidade do Norte do Estado, fazendo assim jus à Comenda Berenice Teixeira Artiaga, da Alego
Por iniciativa do deputado estadual Lineu Olímpio de Souza (MDB), uma conhecida moradora de Niquelândia foi recentemente homenageada com a Comenda Berenice Teixeira Artiaga, em sessão solene da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego)
Aos 59 anos, Maria da Penha de Araújo Alves – a popular Dona Penha – foi agraciada com a honraria pelo trabalho de longa data à frente de ações sociais no combate a miséria e a fome na cidade do Norte do Estado.
“Minha mãe, desde muito cedo, aprendeu a ter responsabilidades. Ainda criança – na roça, com apenas 8 anos – ela auxiliava minha avó nos afazeres da casa e no preparo das refeições. Ou seja, desenvolveu sentimentos de compaixão, de amor e de solidariedade para com os menos favorecidos de nossa cidade”, afirmou seu filho caçula Deyvi Charlle Araújo Alves, advogado e vereador em Niquelândia.
Mulher de coragem, Dona Penha é mãe de outros dois filhos: o filho mais velho se tornou engenheiro de produção e o outro se aventurou pelo mundo, vivendo atualmente no exterior.
Ela, com muitas dificuldades, não teve oportunidade de estudar na infância e juventude. Porém, diante de exemplos tão positivos dados pelos seus filhos com os estudos, Penha entendeu que a educação poderia mudar o cenário triste da sua realidade de vida.
Posteriormente, com muito esforço, Penha conseguiu terminar o ensino médio através do Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Em 2021, a agora ilustre homenageada pela Alego iniciou o curso superior de Assistência Social pelo Polo Niquelândia do Centro Universitário de Maringá (UniCesumar), tradicional instituição de ensino do Norte do Paraná.Penha completará 60 anos no dia 11 de novembro e a formatura está prevista para ocorrer ainda neste ano.
“Percebi essa necessidade de aprimorar meus conhecimentos. A assistência social é uma área muito ampla no tocante às leis que, em muitas situações, não vemos sendo aplicada em nosso município. Por isso, resolvi estudar para conhecer mais [sobre a legislação referente ao tema] e poder cobrar [soluções junto à municipalidade]. Quando isso é feito com conhecimento de causa, a chance de termos melhores resultados nessa área é muito maior”, comentou Dona Penha.
Bastante conhecida em Niquelândia também por ser irmã do empresário Círio Ribeiro de Araújo – o Cirão, fundador do Smart/Nosso Novo Supermercado – Penha foi candidata ao cargo de vereadora em quatro eleições distintas na cidade.
A vitória, no entanto, não veio em nenhuma delas. Porém, Penha disse que seu sonho da entrada na vida pública da cidade realizou-se, de certa forma, nas eleições de 2020, através da eleição de Deyvi Charlle à Câmara Municipal de Niquelândia.
“Eu sempre quis mostrar para Niquelândia que nós, mulheres, poderíamos fazer a diferença com nossa presença no Legislativo. Perdi as eleições, mas nunca deixei de mostrar à nossa sociedade que existem possibilidades reais de melhora em nossa cidade. Hoje, meu filho está mostrando à cidade de Niquelândia que é possível sim ser vereador de forma honesta porque o caráter é algo primordial em qualquer pessoa que esteja na vida pública”, comentou Dona Penha.
A HISTÓRIA DA COMENDA – Berenice Teixeira Artiaga foi a primeira mulher a se eleger deputada estadual no Brasil, em 1951, na 2ª Legislatura da Assembleia Legislativa de Goiás.Por conta da tradição política que fez dela a primeira parlamentar estadual do País há sete décadas, Berenice Artiaga hoje empresta seu nome à comenda concedida anualmente pela Alego às mulheres que se destacam no Estado no cenário político, educacional, religioso e militar, dentre outros.
“Naquela época, durante sua trajetória de vida, deve ter sido muito difícil para ela exercer tantos papeis importantes na sociedade. Por isso que, para mim, receber essa comenda é motivo de muita alegria. Sou muito grata a Deus e ao deputado Lineu por ter me escolhido como representante das mulheres de Niquelândia para esta homenagem, que dedico para todas as mulheres da minha família e da nossa cidade em geral”, afirmou Dona Penha.
Além da homenagem prestada pelo deputado Lineu Olímpio à mãe do vereador Deyvi Charlle, outras 80 mulheres goianas receberam a Comenda Berenice Artiaga no último dia 30 de março encerrando assim as atividades do mês dedicado a elas.Ex-prefeito de Jaraguá por dois mandatos, Lineu recebeu 780 votos dos niquelandenses nas eleições de 2022 pelo amplo trabalho político desenvolvido por Deyvi Charlle e Penha em favor do atual deputado estadual do MDB, em dobradinha na cidade com o deputado federal José Nelto, reeleito na mesma ocasião.