Goiânia/Niquelândia

Volume de chuva registrado em Niquelândia nesta terça-feira foi equivalente a 5 dias de precipitações normais, aponta Cimehgo

Em algumas regiões da cidade do Norte choveu quase 50 milímetros em 40 minutos: aguaceiro foi um pancadão isolado na área urbana do município por conta do final do verão e início do outono

O volume de chuva registrado na tarde desta terça-feira/28, em Niquelândia, foi o equivalente ao quantitativo previsto para 4 ou 5 dias de precipitações normais, segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo).

De acordo com o gerente do órgão estadual, André Amorim, em apenas 40 minutos choveu 49,8 mm na parte norte da cidade, enquanto na parte sul foram 45,8mm, o que foi suficiente para causar inúmeros transtornos em vários bairros da cidade, registrados por moradores em vídeos divulgados nas redes sociais.

Segundo André, não foram registradas chuvas generalizadas na mesma proporção em outras cidades do Norte e do Nordeste do Estado.

“A chuva de hoje em Niquelândia foi por conta do transporte de umidade. Nós estamos com um sistema de alta pressão – inclusive, eu especifiquei essa informação no nosso boletim – que, quando esse sistema se afasta do continente, facilita a chegada de mais umidade. Quando esse sistema se aproxima, a umidade não adentra com tanta facilidade aqui no Estado”, explicou o gerente do Cimehgo.

Ainda de acordo com André Amorim, o término do verão e o início do outono – com a transição do período chuvoso para o período seco – contribuem para a ocorrência desses ‘pancadões’ de chuva de forma intensa e em curto espaço de tempo ainda podem ocorrer na cidade do Norte, mas é algo que deve se tornar mais raro de agora em diante.

“Tivemos, realmente, uma chuva bem concentrada em Niquelândia nesta terça-feira – literalmente –  na sede do município”, disse o gerente do Cimehgo, em entrevista exclusiva ao Portal Excelência Notícias por volta das 22 horas de hoje.

Veja também

Botão Voltar ao topo