R$ 11 milhões: Caiado inaugura ressonância magnética e outros equipamentos no Hospital do Centro Norte Goiano, em Uruaçu
Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico (SADT) foi reformado e ampliado durante 60 dias para aumentar capacidade do HCN à realização de exames de alta complexidade na cidade do Norte do Estado
O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) esteve no Hospital do Centro-Norte Goiano (HCN) em Uruaçu na manhã desta quarta-feira (15) para a inauguração oficial do Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico (SADT).
Para aumentar a capacidade de realização de exames, o espaço foi reformado e ampliado nos últimos dois meses.
O investimento de R$ 11 milhões feito pelo Governo de HGoiás contemplou a aquisição de equipamentos importados de última geração para o HCN.
A nova estrutura – que possui ambiente humanizado – está preparada à realização de exames de raio-x digital, ultrassom, endoscopia, cicloergometria, holter/mapa e de ressonância magnética, o mais caro de todos em valores individualizados.
“Não se faz mais cirurgia sem saber aonde se vai [no organismo do paciente]. Esse aparelho tem uma capacidade de resolução que poucos têm no Brasil”, explicou Caiado em seu pronunciamento para cerca de 150 autoridades no auditório do HCN.
Como se sabe, o complexo hospitalar possui 300 leitos com perfil de hospital geral para atendimentos de casos de média e alta complexidade, com maternidade de alto risco e ala de oncologia, a primeira da rede estadual.Antes mesmo da inauguração do novo SADT já havia realizado 2.245 exames de tomografia, 96 ressonâncias magnéticas e 3.437 raios-x. Caiado visitou as instalações ladeado pela superintendente de Atenção Integral à Saúde da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Paula Pereira; pela diretora do Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED), Maria Caroline Lazarini Dias; pelo diretor do HCN, João Batista da Cunha; pelo prefeito de Uruaçu, Valmir Pedro (PSDB); e de prefeitos, vereadores e lideranças políticas do Norte do Estado de diversas cidades atendidas pelo hospital como Porangatu, Niquelândia, Estrela do Norte, Rialma, Amaralina, Mara Rosa e Campinorte.
A PALAVRA DO GOVERNADOR AOS JORNALISTAS – “São equipamentos difíceis de serem encontrados mesmo em hospitais da rede particular. Por isso é que, vendo resultados como estes, a gente se realiza enquanto governante por ver como é feito o atendimento às pessoas e de todos que aqui estão para serem atendidos ou serem operados. Esse hospital vai mudar a vida da região Centro-Norte, vai mudar a vida de Uruaçu. Amanhã, num futuro próximo, teremos mais faculdades instaladas aqui; uma maior estrutura de comércio será instalada também nesta região, em decorrência da presença do HCN. Inclusive, fui informado hoje que já existem aqui 100 inscritos para a prova de residência médica, que serão capacitados aqui em Uruaçu pelo Hospital do Centro Norte Goiano”, afirmou o governador de Goiás em coletiva de imprensa acompanhada pelo Portal Excelência Notícias por volta das 12h15 de hoje. [Com informações da Assessoria de Imprensa da SES-GO]