Mineração Serra Verde e Engie Brasil Energia atuam juntas em revitalização de nascentes em Minaçu
Atividade é parte do Projeto Ser Natureza e tem acompanhamento do Ministério Público: ação na cidade do Norte do Estado contou com a participação de 60 alunos do Colégio Estadual Antônio Albino Ferreira e da Escola Municipal Maura Coelho Barros
A Mineração Serra Verde, a Engie Brasil e a Prefeitura Municipal de Minaçu, por meio das Secretarias de Meio Ambiente (Semma) e de Educação (Seduc), promoveram , o plantio de 350 mudas nativas do Cerrado, no último dia 15 de setembro
O evento, além de celebrar o Dia do Cerrado, comemorado em 11 de setembro, reforçou a união dos setores público e privado ao retomar o projeto Ser Natureza na cidade do Norte do Estado.
A atividade tem como principal objetivo revitalizar as nascentes do Córrego Corrente e dos rios Bonito, Água Boa, e mais recentemente, o Cana Brava.
O trabalho conta ainda com o apoio do Ministério Público (MP) sob o acompanhamento do promotor Renato Teatini de Carvalho, da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Minaçu.
O plantio das mudas – que ocorreu em volta de uma nascente localizada cerca de 20 quilômetros de Minaçu – contou com a participação de 60 alunos do Colégio Estadual Antônio Albino Ferreira e da Escola Municipal Maura Coelho Barros.
A ação de educação ambiental pretende sensibilizá-los e torná-los multiplicadores da importância de preservar nascentes.
Comprometida com os mais altos padrões internacionais de ESG, a empresa contribui com a conclusão desse trabalho, pois beneficia toda a comunidade de Minaçu.
Espera-se que o mesmo modelo de cooperação seja mantido para as ações do projeto, previstas para 2023, que terão como foco o Rio Cana Brava.
Segundo Herta Torres, gerente de Relações Institucionais e Responsabilidade Social da Serra Verde, a empresa permanecerá integrada ao modelo de cooperação estabelecido pelo projeto.
“Isso é fator de sucesso da iniciativa, que, além de recuperar nossas nascentes, contribui consequentemente para a preservação das nascentes para toda a população.”
De acordo com o representante do MP, iniciativas de educação ambiental são mais eficazes que a posterior responsabilização criminal do problema.
“Ação conjunta é muito importante. Os adolescentes replicam o conhecimento para outros colegas e familiares. Iniciativas como essa tem todo apoio do Ministério Público”, pontuou o promotor.
Desde sua criação, em 2014, o projeto Ser Natureza já revitalizou cerca de 58 nascentes, sendo 14 no Rio Água Boa e Córrego Corrente e 44 na bacia do Rio Bonito.
De acordo com Simone Gonçalves, analista ambiental da Engie Brasil Energia – responsável pela operação da Usina Hidrelétrica Cana Brava – a ideia é recuperar mais 12 nascentes já mapeadas de modo a finalizar o processo nas principais nascentes no Rio Bonito ainda em 2022.
Sobre a Mineração Serra Verde – A Mineração Serra Verde (SVPM) foi fundada com o objetivo de desenvolver o primeiro projeto de terras raras críticas com baixo custo e de classe mundial no Brasil, a ser implantado em Minaçu.
A SVPM já foi premiada pelo desenvolvimento da rota de processo menos poluente e de menor custo para aproveitamento de óxidos de terras raras, que são formados por 17 elementos químicos da tabela periódica. [Informações da Assessoria de Imprensa da Mineração Serra Verde, em São Paulo/SP]