Pavimentação da GO-230, entre Mimoso de Goiás e Água Fria de Goiás, será entregue em outubro por Caiado
Retomada pela Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) em agosto de 2020, obra conta com investimento de R$ 12,7 milhão à conclusão dos últimos sete quilômetros de asfalto, que deixou de ser concluído em outubro de 2018 pelo governo passado
O Governo de Goiás entregará mais uma obra estruturante para a região do Entorno do Distrito Federal neste segundo semestre.
Trata-se da conclusão da pavimentação asfáltica da GO-230, entre Mimoso de Goiás e Água Fria de Goiás, que foi retomada pela Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) em agosto de 2020 e deve ficar pronta em outubro.
Com investimentos de R$ 12,73 milhões do Tesouro Estadual, a autarquia executou os últimos sete quilômetros de implantação do asfalto e trabalha na construção da ponte sobre o Rio Mangabeiras.
O canteiro de obras foi paralisado em outubro de 2018 pela gestão estadual passada, que deixou o trecho incompleto e uma precária ponte de madeira sobre o ribeirão. Uma realidade que está em transformação há um ano.
“Na Goinfra, o recurso público é para investir em asfalto e outras infraestruturas que melhoram a vida das pessoas”, ressalta o governador Ronaldo Caiado (DEM), que determinou a conclusão dos serviços para a inauguração dos 53 quilômetros da nova rodovia.
Durante a conclusão da pavimentação pela atual gestão estadual, a Goinfra precisou também fazer adequações e restaurações no trecho executado anteriormente, que já apresentava problemas estruturais similares ao de estradas com vida útil exaurida.
Segundo os relatórios de vistorias técnicas, havia buracos, extensa área de trinca e borrachudos longitudinais, apesar do pouco tempo de uso.
“Retomamos a obra para entregar a rodovia de forma definitiva à população da região, mas agora com o padrão de qualidade da Goinfra, com pavimento que suporta o tráfego de caminhões e feito para durar”, ressalta o presidente da agência, Pedro Sales.
A GO-230 serve como rota de escoamento da produção agropecuária do Entorno Norte do DF. Fora isso, também é trajeto alternativo para quem segue de Pirenópolis e Corumbá de Goiás até o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros; Alto Paraíso de Goiás; Distrito de São Jorge e Teresina de Goiás.
A pavimentação era um pedido antigo dos produtores e da população local. Antes, um caminhão de escoamento de soja tinha de passar por Brasília para chegar a Anápolis, na Ferrovia Norte-Sul, um desvio considerável para as cargas.
A pavimentação em tratamento superficial duplo (TSD) já foi concluída, e a substituição da ponte de madeira por uma ponte de concreto armado de 90 metros de extensão está em fase final. Falta o encabeçamento da nova estrutura.
Além disso, a Goinfra finalizará algumas adequações da pista e executará sinalização e o sistema de drenagem. [Informações da Assessoria de Imprensa da Goinfra, em Goiânia]