Sai Farmácia Niquelândia, entra Drogaria Ultra Popular: 33ª unidade da rede em Goiás é inaugurada na cidade do Norte do Estado
Antiga denominação vigorou por 43 anos - sempre na Praça Silva Júnior - sendo 20 deles sob o comando de Cláudia e Segundo Pereira Filho: parceria com a Farmarcas vai garantir melhores preços de medicamentos aos consumidores locais
Após 10 meses de negociações, adequações estruturais, treinamentos, capacitações e intenso trabalho de bastidores, o casal de empresários Segundo Pereira Filho e Cláudia Beatriz Petinari Pereira inaugurou, na manhã desta sexta-feira (19), as amplas e modernas instalações da Unidade Niquelândia da Drogaria Ultra Popular.
Trata-se da 33ª filial da rede em Goiás, agora presente em 38 cidades do Estado. Idealizada em 2012, a Drogaria Ultra Popular possui cerca de 600 unidades distribuídas em 500 municípios, em 21 Estados do País.
Instalada na Praça Silva Júnior – a principal da cidade do Norte do Estado – a antiga “Farmácia Niquelândia” permaneceu com essa denominação por 43 anos, sendo 20 deles sob o comando de Segundo e Cláudia.
EMOÇÃO NA TRANSIÇÃO – “Nós lutamos e batalhamos, pois sempre acreditamos em Niquelândia. Quando pedimos para o carro de som anunciar essa inauguração, foi muito difícil para mim ouvir que aqui era a ‘antiga Farmácia Niquelândia’. Confesso a você que chorei, chorei muito, porque doeu, pois ‘Farmácia Niquelândia’ era um nome com muita tradição em nossa cidade. Mas a Ultra Popular chegou para ampliar, ainda mais, a nossa tradição no comércio de Niquelândia. Mudamos o nome, mas mudamos para melhor”, comentou Cláudia Petinari.
De acordo com Segundo – que comprou os direitos de utilização da marca “Drogaria Ultra Popular” em Niquelândia – a decisão em tornar-se franqueado da rede surgiu da necessidade de tornar seu negócio mais competitivo nas negociações com os gigantes da indústria farmacêutica.
Para oferecer os melhores preços de medicamentos à comunidade niquelandense – com descontos que variam de 10 a 90% na linha genérica – o empresário associou-se à Farmarcas.RIGOR – “Como eu escolhi a melhor rede para trabalhar, eles [a Farmarcas] também fizeram um levantamento completo sobre a minha pessoa, da pessoa da minha esposa, para saber se realmente teríamos capacidade e perfil para carregar o peso que a marca Ultra Popular possui hoje no mercado do setor, em nível nacional”, explicou Segundo.
Criada para administrar agrupamentos farmacêuticos e redes associativas, a Farmarcas está vinculada à Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias (Febrafar).
Além da Drogaria Ultra Popular, a Farmarcas coordena outras nove redes de perfil semelhante em todo o Brasil, com foco na capacitação de empresários como Segundo e Cláudia; e na excelência na gestão de lojas.
“Diante da atual realidade do mercado, percebemos que nossa única alternativa [de sobrevivência no ramo] seria realmente associar-se a uma rede grande e competente, como a Ultra Popular. Uma farmácia como a nossa – a Farmácia Niquelândia, com 43 anos no mercado – sempre enfrentava e superava adversidades [na renovação dos estoques] nos últimos 28 anos, principalmente depois que me tornei proprietário”, explicou Segundo.Ainda de acordo com o empresário, a gestão individual do próprio negócio nos moldes tradicionais estava provocando dificuldades para oferecer medicamentos a um preço bom para os clientes da extinta Farmácia Niquelândia.
“Agora, eu compro num preço melhor, praticado pela Farmarcas para todos os associados da rede Ultra Popular. Queremos ficar nesse mercado com honestidade. O nosso consumidor, hoje, pesquisa e procura preços”, completou o empresário.
A ULTRA POPULAR EM NÚMEROS – A imponente fachada em vermelho vivo da Drogaria Ultra Popular em Niquelândia é fruto de um projeto arquitetônico ousado, que comtempla uma grande área envidraçada e até mesmo um painel eletrônico em led, voltado para a esquina da Avenida Brasil com a Praça Silva Júnior, para o anúncio das ofertas da semana.
Para tanto, foram unificados os prédios do antigo Hotel Casarão [na parte de cima, onde os antigos dormitórios foram transformados em depósito, copa e área administrativa da unidade]; o imóvel da antiga Farmácia Niquelândia [comprado por Segundo há 10 anos]; e de uma loja ao lado [que comercializava acessórios de vestuário para mulheres, em ponto que já pertencia ao casal]
O investimento não foi revelado por seus idealizadores. “Foi um pouco mais do que eu pensava, mas valeu a pena”, afirmou Segundo, com bom humor.
O número de itens a disposição da clientela em seu mix de vendas saltou de 2,1 mil para mais de 6 mil, dada a associação com a Farmarcas.Com isso, triplicou a disponibilidade de produtos de perfumaria e cosméticos para a clientela, ganhando mais destaque no interior da loja.
Para acompanhar o crescimento do negócio, o número de atendentes subiu de 4 para 6, ampliando também a geração de empregos em Niquelândia na abertura da Drogaria Ultra Popular.
GIGANSTISMO – “Quando eu adquiri a farmácia, isso há 20 anos, tínhamos 46 metros quadrados de área de vendas. Fiz uma reforma após 5 anos e ampliei para 68 metros quadrados, na então Farmácia Niquelândia, que todos conheciam. Hoje, nessa nova fase, com a Ultra Popular, agora contamos com 162 metros quadrados de área de atendimento; sala de injeções; banheiros adaptados para cadeirantes; e uma sala de assistência farmacêutica”, explicou Segundo.Cláudia fez questão de frisar ainda que, embora não seja natural de Niquelândia, seu amor pela cidade é imenso uma vez que todas as conquistas pessoais e empresariais da sua vida foram alcançadas no município.
Cláudia também agradeceu o acolhimento da população ao novo empreendimento do casal; os clientes fiéis; e o bom relacionamento que ela e Segundo possuem com os proprietários das demais farmácias de Niquelândia.“Costumo dizer que são meus amigos e companheiros pois somos uma categoria bastante unida; e fiquei bastante feliz com a visita de vários deles aqui na abertura da nossa Drogaria Ultra Popular”, encerrou a empresária.